É uma forma de compartilhar os seus dados entre instituições financeiras e juntar as suas informações em um
único lugar,
com o máximo de segurança.
Ao se cadastrar, iremos conhecer melhor o seu perfil e poderemos disponibilizar ofertas de investimentos e limite de
crédito só para você.
Você decide quais dados e por quanto tempo quer compartilhá-los. Depois disso, nós cuidamos com agilidade,
praticidade e
sem custo nenhum.
Com o Open Finance, você consegue...
Para você
- Ter a possibilidade de acessar as melhores ofertas de produtos e serviços de acordo com o seu perfil e
atual momento de vida¹.
Para sua empresa
- Fazer pagamentos utilizando saldo de outros bancos em poucos cliques.
Para sua empresa
- Contar com uma gestão financeira centralizada e a oportunidade de contratar serviços personalizados.
Para ambos
- Ter domínio sobre seus dados e autonomia para tomar decisões financeiras.
Para ambos
- Encontrar investimentos que são ideais para o seu perfil de investidor.
Para ambos
- E todos os exemplos acima com condições comerciais competitivas e com o máximo de sigilo das informações
compartilhadas.
E quer saber quais são os dados que você pode compartilhar?
Além do compartilhamento de saldos e extratos, também são válidas as suas informações cadastrais, contratos
de créditos,
dados de investimento, histórico de faturas e limites de cartões, seguros e operações de câmbio.
Se preferir adicionar seus dados pelo App Santander,
escaneie o respectivo QR Code ao lado:
Adicione seus dados pessoais
Adicione os dados de sua empresa
Adicione os seus dados direto pelo App Santander,
se preferir. Escolha um dos botões abaixo:
Seja para o seu dia a dia ou para os seus negócios, o Open Finance proporciona muitos benefícios de forma gratuita e segura.
Quer saber mais sobre como realizar Pix pelos nossos canais utilizando saldo de outras instituições?
Quer saber como começar a usar?
É simples, seguro e leva poucos minutos. Veja o passo a passo para trazer e compartilhar os seus dados.
Atenção: a autorização de compartilhamento de dados é feita por instituição. Ou seja, se tiver conta em mais de um banco
ou instituição financeira, você precisa seguir o passo a passo abaixo para cada uma delas:
Ainda não é correntista?
Então, abra a sua conta ou conta corrente empresarial para compartilhar os seus dados e começar a usar tudo o que o Open Finance oferece.
01. O que é o compartilhamento no Open Finance e com quais instituições será permitido compartilhar meus dados?
O Open Finance é um sistema do Banco Central que permite compartilhamento de dados de clientes entre instituições
participantes desse sistema. Com isso, os clientes, pessoa física ou jurídica, podem dar uma autorização para que uma
instituição consiga acessar seus dados, cadastrais e transacionais, de outras instituições participantes do Open
Finance, tendo a possibilidade de receber melhores ofertas de produtos e serviços.
É permitido compartilhar seus dados com as instituições financeiras, de pagamento ou demais instituições participantes
do Open Finance, autorizadas pelo Banco Central. As informações sobre as instituições participantes você encontra
aqui
.
02. Como compartilhar meus dados do Santander com outros bancos no Open Finance?
É necessário ser um cliente digital com credenciais válidas (login, senha e ID Santander). O compartilhamento é iniciado
no canal digital da instituição que vai receber os dados que você deseja compartilhar em seguida você será redirecionado
para o ambiente do Santander para realizar a sua autenticação. Depois disse, você confirma o compartilhamento dos seus
dados e em seguida é redirecionado para o ambiente da instituição receptora para concluir o compartilhamento. Quando
tudo estiver pronto a instituição receptora lhe informará sobre a efetivação do compartilhamento dos dados.
03. Quais são os benefícios do Open Finance para você?
O Open Finance pode te ajudar a conquistar novas possibilidades. Isso porque sua principal característica é oferecer
autonomia para você ter mais controle sobre sua vida financeira, gerenciando suas contas e gastos em um único lugar, de
um modo gratuito, prático, simples e facilitado.
Com o Open Finance, você fica no controle dos seus dados ao dar consentimento à instituição que irá cuidar destas
informações, do modo como você preferir. Além disso, não falta segurança nem privacidade, visto que tudo é realizado em
ambientes protegidos por criptografia.
04. Ainda não sou correntista, mas tenho outros produtos financeiros como cartão de crédito, financiamento, entre outros.
Sim. Para compartilhar dados pelo Open Finance basta você ter relacionamento com alguma das instituições participantes e
fornecer o seu consentimento através do canal digital para compartilhar os dados que desejar.
05. Será cobrada alguma tarifa ou valor pelo serviço de compartilhamento dos dados?
Não, o compartilhamento de dados no Open Finance é um serviço gratuito.
06. Posso cancelar o compartilhamento dos meus dados?
Sim. O cancelamento pode ser solicitado a qualquer momento tanto na instituição em que você permitiu o compartilhamento,
quanto na que disponibilizou seus dados, através dos canais digitais do banco (aplicativos ou internet banking). Caso
você não seja correntista ou não possua cartões do Santander, pode solicitar o cancelamento por
aqui
.
07. Qual a diferença entre Open Banking e Open Finance?
A alteração no nome, de Open Banking para Open Finance, se deu em razão da amplitude da estrutura. Então, podemos dizer
que essa mudança foi, na verdade, uma adaptação para o nome correto, onde o compartilhamento pode envolver tanto
informações de serviços bancários tradicionais, quanto de produtos financeiros, como câmbio, seguros, previdência e
investimentos. Além de bancos, também podem participar do ecossistema as corretoras de valores, seguradoras, plataformas
de investimento e fundos de previdência e pensão.
08. Posso fazer o meu compartilhamento em qualquer horário?
O compartilhamento pode ser realizado a qualquer momento (24h, 7 dias por semana).
09. É obrigatório o compartilhamento dos dados?
Não! No Open Finance, o compartilhamento dos seus dados só acontece se você quiser e permitir. Nenhuma instituição
financeira terá acesso às suas informações sem a sua autorização.
10. No Open Finance solicitamos o consentimento ou compartilhamento de dados?
Sim. Para compartilhamento dos seus dados o Open Finance é necessário que você faça a autorização (consentimento) nos
canais digitais da instituição financeira que deseja.
11. O que devo fazer se receber uma mensagem pedindo para confirmar o compartilhamento dos meus dados?
Se você tiver dúvidas ou receber qualquer solicitação de compartilhamento dos seus dados que seja suspeita, entre em
contato com a instituição que mandou a mensagem por meios dos Canais de Atendimento oficiais da instituição. Lembre-se:
as instituições financeiras são responsáveis pela proteção e segurança de seus clientes.
12. Quem pode utilizar o Open Finance?
Você (pessoa física), e o seu negócio (pessoa jurídica) que é cliente digital de uma instituição participante do Open
Finance.
13. Estarei automaticamente inscrito no Open Finance?
Não. O compartilhamento dos seus dados somente ocorre após a sua autorização em um dos canais digitais das instituições
autorizadas pelo Banco Central participantes do Open Finance.
14. O Open Finance respeita a Lei Geral de Proteção de Dados e a privacidade dos clientes?
Sim, pois o Open Finance entende que o cliente é o dono dos seus dados pessoais. Ou seja, somente você tem o direito de
solicitar o compartilhamento. Por isso, suas informações só devem ser disponibilizadas para as instituições financeiras
se você autorizar. Essas questões respeitam as medidas de segurança da Lei Geral de Proteção de Dados e a privacidade
dos usuários, no caso do Santander, observam as regras descritas na Política de Privacidade.
15. Como eu sei que é seguro compartilhar meus dados pelo Open Finance?
O que torna o Open Finance um sistema mais ágil e seguro para o mercado financeiro são suas regras e rigorosos
requisitos de segurança que garantem a autenticidade, segurança e sigilo das informações compartilhadas. Além disso,
somente as instituições autorizadas e supervisionadas pelo Banco Central podem participar do Open Finance.
16. Quem são os responsáveis pela segurança dos dados e serviços compartilhados?
As instituições transmissoras dos dados são responsáveis pela segurança, sigilo e integridade dos dados e serviços que
você está compartilhando. Todas as instituições participantes estão autorizadas a operar o sistema Open Finance pelos
órgãos competentes.
17. Como será o compartilhamento de dados entre as instituições financeiras?
As instituições devem disponibilizar as informações por meio de interfaces digitais (APIs) que foram desenvolvidas e
padronizadas de acordo com as regras de governança e requisitos de segurança supervisionados pelo Banco Central
18. O que é API?
API é a sigla para “Application Programming Interface”. É uma espécie de ponte que conecta diferentes plataformas a uma
mesma base. Ou seja, quando os dados passam a ser compartilhados, as instituições autorizadas conseguem trocar
informações entre si de maneira segura e padronizada, seguindo as regras e parâmetros estabelecidos pelo órgão
regulador.
19. Qual a diferença entre o Pix no App Santander e o Pix via Open Finance?
O Pix é um meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central que funciona de forma independente ao Open Finance.
Realizando um Pix via Open Finance, você poderá iniciar um pagamento via Pix no Santander utilizando o saldo de contas
em outras instituições financeiras, tudo em um só lugar, sem precisar sair do App Santander Empresas ou do Internet
Banking Empresarial do Santander.
Informações legais
* 1: Sujeito à aprovação e análise de crédito.
Os dados de outras instituições podem ser trazidos para o Banco Santander (Brasil) S.A. por meio do Open Finance. A
aprovação de produtos e serviços mais adequados ao perfil está sujeita a análise e condições vigentes no momento da
contratação. Os investimentos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, à situação financeira ou às
necessidades individuais. O preenchimento do formulário API - Análise de Perfil do Investidor é essencial para garantir
a adequação do perfil do cliente ao produto de investimento escolhido. Leia previamente as condições de cada produto
antes de investir.