Desculpa, mas infelizmente nosso site não está habilitado para o seu navegador

Para ter uma melhor experiência ao usar o portal Santander, prefira um dos navegadores abaixo

Navegadores compatíveis

Internet Explorer 11

Santander

Vem economizar com a Previdência Santander

O melhor momento para investir em Previdência chegou!

  • Invista até 12% da sua renda tributável anual em um plano de previdência PGBL e pague menos Imposto de Renda na próxima declaração.
  • Contrate até 27/12 para usufruir do beneficio fiscal em 2023.
  • Clique no botão abaixo e faça a contratação pelo app Santander.
  • Ou, se preferir, procure seu Gerente, Assessor de investimentos ou ligue na nossa Central de Atendimento (4004-3535)

O que é um Plano de Previdência PGBL?

O Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) é um tipo de previdência complementar que oferece incentivo fiscal e é indicado para quem faz a Declaração de Imposto de Renda no modelo completo.

 

Nessa modalidade, a cobrança de imposto incide sobre o valor total da reserva (aplicação e rendimentos) no momento do resgate ou recebimento em renda, conforme regime de tributação escolhido pelo participante.

Entenda o Benefício Fiscal

 

O Benefício fiscal é uma vantagem que permite ao investidor abater do Imposto de Renda o valor aplicado durante o ano em seu plano de previdência PGBL, incluindo também contribuições feitas em planos contratados por dependentes, até o limite de 12% da renda tributável anual.

 

Além de possuir um plano PGBL, o que é preciso fazer para contar com o benefício?

 

• Declarar Imposto de Renda no modelo completo

 

• Contribuir regularmente para o INSS ou RPPS

 

Veja, em 100 segundos, como usufruir do benefício fiscal:

 

Veja um exemplo na prática:

Nesse caso, o contribuinte economiza R$6.600,00 no pagamento do Imposto de Renda enquanto os recursos mantidos no plano continuam rendendo.

 

Ainda é possível reduzir para até 10% a alíquota de imposto cobrada no momento do resgate ou recebimento da renda dependendo do regime de tributação.

 

Confira você mesmo!

Clique aqui para simular seu benefício fiscal

Confira mais benefícios da previdência complementar

Quero investir em um plano de Previdência Santander. E agora?

Veja qual das situações abaixo mais se encaixa para você e consulte o passo a passo.

Não tenho nenhum plano de previdência privada

Se você já é cliente Santander pode contratar pelo app Santander, pela nossa assessoria especializada de investimentos na Central de Atendimento através do número 4004-3535 ou, se preferir, fale com seu gerente.

Se você ainda não é correntista do Santander, abra a sua conta ou visite a agência mais próxima e contrate o plano que mais se encaixa ao seu perfil.

Já possuo plano de previdência em outra instituição

Migre-o para cá! Você terá assessoria especializada, portfólio de fundos completo com classes de ativos para diversos objetivos e apetites de risco e gerido pela Santander Asset Management, além da experiência digital no Portal de Investimentos

Se você já é cliente Santander, para trazer sua Previdência sem custos procure seu gerente de relacionamento, assessor de investimentos ou ligue na Central de Atendimento (4004-3535).

Já possuo plano de previdência Santander

Se você já possui um plano de previdência PGBL do Santander:

Verifique quanto o valor investido representa da sua renda anual tributável.

Se ainda não atingiu 12%, aproveite para fazer aportes que poderão ser abatidos da base de cálculo do IR.

Se o valor das contribuições já superou o percentual dedutível pelo benefício fiscal e possui recursos para continuar investindo em previdência, aplique em um plano VGBL.

Se você já possui um plano de previdência VGBL do Santander:

Certifique-se que contribui regularmente para o INSS ou RGPS.

Se programe para fazer a próxima Declaração de Imposto de Renda no modelo completo.

Contrate pelo app Santander, pela nossa assessoria especializada de investimentos na Central de Atendimento através do número 4004-3535 ou, se preferir, fale com seu gerente.

Perguntas frequentes:

Qual a diferença entre a Previdência Privada e a Previdência Social?

A Previdência Privada é uma opção de investimento voltada para a construção de uma reserva financeira de aposentadoria, complementando o benefício da Previdência Social. Funciona como um Regime de Capitalização onde os recursos acumulados ficam em planos individuais, com os recursos sendo aplicados em Fundos de Investimento.

Por conta dos benefícios fiscais e a flexibilidade de alocação dos recursos, a Previdência Privada pode ser utilizada para outros objetivos que não somente a complementação da renda na aposentadoria.

Já a Previdência Social é o sistema de previdência administrado pelo Governo, com contribuições baseadas nos salários e rendimentos dos seus contribuintes e o rendimento e benefício no futuro sendo baseados nas regras estabelecidas pelo Governo. Funciona como um Regime de Repartição, onde os indivíduos que contribuem hoje pagam, por meio dessas contribuições, os benefícios daqueles que já se aposentaram.

Quais são os tipos de plano de Previdência Privada?

Os dois principais produtos de Previdência Privada oferecidos pelo mercado atualmente são:

PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) - indicado principalmente para quem faz a declaração do Imposto de Renda pelo modelo completo e é vinculado a Previdência Social. Além disso, dependendo da renda bruta anual e do horizonte de investimentos do cliente, pode ser vantajoso para os clientes que ainda não fazem declaração pelo modelo completo. No momento do resgate, a tributação incidirá sobre o montante integral.

VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre) - indicado para quem faz a declaração de Imposto de Renda pelo modelo simplificado e isento ou já contribuiu com 12% da renda bruta tributável anual em um plano do tipo PGBL. A tributação no momento do resgate incide apenas sobre os rendimentos no momento do resgate ou recebimento do benefício.

 

Quais são as opções de tributação da Previdência Privada?

Ao iniciar seu plano de previdência, você precisará escolher entre dois regimes: Regressivo ou Progressivo. Não há um regime melhor que o outro; há vantagens e desvantagens em cada um e os regimes se complementam. Um bom planejamento financeiro prevê o uso de mais do que um plano de previdência para que você possa aproveitar ao máximo todos os benefícios que esses investimentos oferecem.

Para você ficar por dentro, resumimos as principais diferenças entre os tipos de regime:

Regime Progressivo - Indicado para quem pretende deixar o dinheiro aplicado por menos de 4 anos, com maior liquidez, ou, isentos de Imposto de Renda.

Regime Regressivo - Indicado para quem pretende deixar o dinheiro aplicado por mais de 4 anos ou receberão outras rendas na aposentadoria (por exemplo, aluguel).

Posso alterar a tributação do meu plano?

Você só pode alterar a tributação progressiva para a regressiva e entre planos da mesma modalidade (PGBL para PGBL e VGBL para VGBL).  É possível fazer isso migrando para um outro plano com a tributação que deseja. Nesse caso, o tempo que você deixou seu dinheiro investido na outra previdência em regime progressivo não conta.

Quais contribuições são consideradas para o cálculo do Benefício fiscal?

Todas as contribuições mensais e também as esporádicas do Participante contam para o cálculo do Benefício Fiscal, exceto as que se referem ao 13º salário, que é exclusivamente tributado na fonte.

Nos planos corporativos de previdência PGBL que contam com contrapartida da empresa, as contribuições feitas pela instituição patrocinadora desse plano não entram no cálculo.

É possível deduzir contribuições de dependentes?

Sim, também é possível incluir no Benefício Fiscal as contribuições feitas em planos PGBL de dependentes maiores de 16 anos. Para isso, é necessário que ele contribua regularmente para o INSS e deve-se incluir na declaração os rendimentos dele.

Como descobrir meu modelo de Declaração de Imposto de Renda?

Você pode pesquisar no programa de declaração do Imposto de Renda Pessoa Física da Receita Federal. Ao abrir a sua última declaração, consulte o quadro “Opção pela tributação”. Há duas opções: “Por deduções legais” (chamada de modelo completo) e “Por desconto simplificado” (modelo simplificado). A opção feita na última declaração estará selecionada.

Como informar o plano de Previdência na Declaração de IR?

A declaração dos planos de Previdência no Imposto de Renda deverá ser feita observando os seguintes critérios: modalidade do plano contratado, total de contribuições feitas nos planos de Previdência ao longo do ano e o percentual que esse valor representa da renda bruta anual. Caso o cliente tenha contratado um plano da modalidade PGBL, ele poderá contribuir até 12% da sua renda bruta anual no Plano de Previdência e declarar isso como uma despesa dedutível no seu IR.

Avisos legais

“Leia atentamente as informações apresentadas abaixo antes de realizar qualquer operação.

 

(*) Rendimentos Tributáveis: os chamados “rendimentos tributáveis” incluem salários, aluguéis, ganhos com pensões (inclusive as alimentícias provisórias) e pro labore, entre outros. Para checar a lista completa, consulte o site da Receita Federal.

 

As informações apresentadas neste material foram baseadas em simulações (os resultados reais poderão ser significativamente diferentes) e são meramente informativas, não constituindo qualquer obrigação por parte do Banco Santander (Brasil) S.A.

 

A aplicação de recursos em Plano de Previdência PGBL com o objetivo de usufruir do benefício fiscal é indicada somente para clientes que fazem Declaração de Imposto de Renda (DIRPF) no modelo completo e sejam contribuintes regulares ou beneficiários do INSS ou RGPS, dado que são condições exigidas para acesso ao benefício.

 

Os investimentos apresentados podem não ser adequados aos seus objetivos, situação financeira ou necessidades individuais. O preenchimento do formulário API - Análise de Perfil do Investidor é essencial para garantir a adequação do perfil do cliente ao produto de investimento escolhido. Leia previamente as condições de cada produto antes de investir.

 

O Banco Santander (Brasil) S.A. não se responsabiliza por perdas diretas, indiretas ou ainda lucros cessantes decorrentes da utilização deste material. Toda decisão de investimento é de responsabilidade integral do cliente. Todo investimento nos mercados financeiro e de capitais apresenta riscos, razão pela qual aconselhamos que o investidor faça uma avaliação independente das operações aqui apresentadas, levando em consideração sua capacidade financeira e objetivos pessoais, principalmente no que tange aos riscos que possam decorrer destas operações, sem prejuízo de futura análise de adequação do produto ao perfil do cliente a ser efetuada previamente à decisão do investimento.

 

Fundos de Investimentos

 

Antes de investir nos Fundos de Investimento, consulte o material técnico do respectivo fundo. Para mais informações, clique aqui.
> clique em "acesse a ficha do seu fundo de investimento" > selecione o segmento > clique no fundo que deseja consultar a ficha.

 

Previdência Privada

 

Planos de Previdência administrados pela Zurich Santander Brasil Seguros e Previdência S.A., CNPJ 87.376.109/0001-06. A aprovação dos planos pela SUSEP não implica, por parte da Autarquia, incentivo ou recomendação à sua comercialização. O participante poderá optar ou não pelo critério de tributação por alíquotas decrescentes. A opção pelo regime de tributação regressiva é irretratável. Os fundos estarão disponíveis nos planos PGBL e VGBL para investidor geral e também nos planos destinados a Investidores Qualificados. Consulte previamente o regulamento do plano. A isenção da taxa de carregamento se aplica exclusivamente para os planos de Previdência na modalidade PGBL e VGBL, exceto os benefícios referentes a risco. A redução da taxa de administração se aplica para os planos de Previdência na modalidade PGBL e VGBL, exclusivamente vinculadas a Fundos de Renda Fixa Tradicional. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros, sendo que os investimentos em fundos não são garantidos pelo administrador ou por qualquer mecanismo de seguro ou, ainda, pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Os indicadores apresentados não constituem garantia de rentabilidade nem de resultados futuros, pois dependerão da performance do fundo que receberá os recursos do plano. Em caso de resgate, haverá a incidência de impostos, na forma de legislação vigente, conforme determina a Circular SUSEP 563/2017 (PGBL). artigo 45, inciso XI ou Circular SUSEP 564/2017 (VGBL) em seu artigo 47, XI.

Processos SUSEP: PGBL (15414.901774/2018-01, 15414.901772/2018-11, 15414.900814/2018-99, 15414.604690/2020-38). VGBL (15414.901773/2018-58, 15414.901771/2018-69, 15414.900813/2018-44, 15414.604691/2020-82)

 

Investidor Qualificado

 

É uma categoria especial de investidor que possui conhecimento mais profundo sobre o mercado financeiro e, por tal motivo, pode acessar produtos de investimento mais complexos. No momento em que você se declara Investidor Qualificado, afirma que, por possuir conhecimento sobre o mercado financeiro, abre mão de um conjunto de proteções legais e regulamentares conferidas àqueles investidores que não são qualificados. Além disso, você atestará ser capaz de entender e ponderar os riscos financeiros relacionados à aplicação de seus recursos em valores mobiliários que só podem ser adquiridos por investidores qualificados. Confira se você está em alguma das hipóteses:

Investidor Profissional;

Pessoa natural ou jurídica que possui investimentos financeiros em valor superior a R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) e que, adicionalmente, ateste por escrito sua condição de investidor qualificado;

Pessoa natural que tenha sido aprovada em exames de qualificação técnica ou possua certificações aprovadas pela CVM como requisitos para o registro de agentes autônomos de investimento, administradores de carteira de valores mobiliários, analistas de valores mobiliários e consultores de valores mobiliários, em relação a seus recursos próprios; e

Clube de investimento, desde que tenha a carteira gerida por um ou mais catistas que sejam investidores qualificados.

Os produtos apresentados como alternativas de investimento nas Carteiras Modelo para Investidores Qualificados poderão não ser adequados aos seus objetivos, situação financeira ou necessidades individuais. A leitura das condições de cada produto é essencial para a escolha do investimento mais adequado.

 

Para mais informações, clique aqui

 

 

Entre em contato conosco:

 

Central de Atendimento São Paulo: (11) 3553-4700, Rio de Janeiro (21) 3460-4700, Demais Localidades: 0800 702 3535, 0800 723 5007 (pessoas com deficiência auditiva ou de fala).

 

Atendimento digital 24h, 7 dias por semana. SAC: 0800 762 7777 e para pessoas com deficiência auditiva ou de fala: 0800 771 0401. Atendimento 24h por dia, todos os dias.

 

Ouvidoria - Se não ficar satisfeito com a solução apresentada: 0800 726 0322 e para pessoas com deficiência auditiva ou de fala: 0800 771 0301. De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados, das 9h às 14h, exceto feriados.”