Atualizado em 12-11-2024

por Equipe Santander

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Artigos Salvos

Apesar da criação do PIX, o boleto continua sendo uma das principais formas de pagamento de contas utilizadas no dia a dia. Mas, pessoas mal-intencionadas podem modificar e falsificar um boleto como se fosse o verdadeiro.

Você saberia como reconhecer o boleto falso assim que recebesse? Preparamos 5 dicas para identificá-lo e evitar prejuízos. Boa leitura!

1. Verifique o código de barras

É muito comum não repararmos a extensa lista de números que compõem o código de barras. Mas é aí que os golpistas podem tentar aplicar o golpe sem que você perceba. Por isso, sempre que for realizar o pagamento de um boleto, verifique os dígitos do seu documento.

Os três primeiros dígitos são referentes a uma instituição financeira diferente, por exemplo, todos os boletos emitidos pelo Santander começam com 033. Para encontrar a numeração correta de cada banco, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), criou uma ferramenta em que você pode consultar os códigos de acordo com sua região, conhecida como Busca Banco.

Outro ponto de atenção ao código são os últimos dígitos. A numeração final sempre será o valor que você irá pagar.

Por exemplo, se o boleto que você vai realizar o pagamento é no valor de R$ 54,00, os últimos dígitos serão 5400. O mesmo vale para valores mais quebrados como R$ 1.379,01, em que os dígitos finais serão 137901.

2. Revise aos dados do boleto

As primeiras informações que encontramos em um boleto são relacionadas ao beneficiário, ou seja, a empresa responsável pela emissão e que receberá o valor do documento.

Por isso, sempre verifique se as informações estão corretas, como o nome, o CNPJ, o valor, a data de vencimento, entre outros. Caso você encontre alguma divergência, entre em contato com a emissora do boleto e informe sobre o erro, mas não realize o pagamento. Pode ser um golpe!

3. Valide as informações antes de confirmar o pagamento

Como vimos, precisamos sempre estar atentos às informações contidas nos boletos emitidos antes de seguir com o pagamento. Mas, além disso, também é importante checar as informações que aparecerem na hora de confirmar o pagamento, seja no aplicativo do seu banco, no caixa eletrônico, entre outros.

Ao preencher o código de barras, e antes de realizar a confirmação da transferência com sua senha, confirme se as informações apresentadas batem com o boleto, especialmente o valor e o beneficiário. Isso porque algum dado alterado pode ter passado despercebido na conferência do boleto, então, mantenha-se atento!

4. Boletos online em PDF

As compras online têm crescido muito nos últimos tempos, principalmente por conta da pandemia do Covid-19, o que faz com que o número de golpes dos boletos online também tenha aumentado.

Por isso, quando realizar uma compra online para pagamento em boleto, opte por arquivos enviados no formato de PDF, pois esse formato é mais difícil de sofrer algum tipo de alteração nas informações.

Mas, de qualquer forma, nunca deixe de conferir os campos do boleto conforme citado acima!

 E não se esqueça: se surgir qualquer tipo de suspeita NÃO siga com o pagamento!

Para clientes Santander, envie seu relato para suspeita@santander.com.br descrevendo o ocorrido e anexando as capturas de tela e/ou arquivos suspeitos. Sofreu uma fraude? Entre em contato imediatamente com a nossa central de atendimento 4004-3535.

Quer manter-se atento aos principais golpes do mercado e garantir sua segurança online? Veja nossas dicas para ter uma vida online saudável, sem maiores frustrações futuras.

Segurança Santander

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