Atualizado em 24-06-2024

por Equipe Santander

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Acessibilidade

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 12
Aumentar espessura do texto A+
Aumento de espessura do texto Aa
Preto e amarelo - tema para daltônicos (WCAG 16:44:1)
Preto e branco - tema para daltônicos (WCAG 21:1)
c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Modo escuro

Artigos Salvos

Na imagem temos um texto à direita com a frase 'Entenda a carta de crédito'. Já à esquerda, temos uma ilustração que representa um homem com uma camiseta vermelha sentado em uma mesa mexendo no notebook.

Comprar um bem é um momento complicado para boa parte da população brasileira que passa por apertos financeiros. O sonho da casa ou do carro próprio, por exemplo, exige muito planejamento financeiro, por conta dos altos custos de veículos e de imóveis atualmente no país.

No entanto, existem diversas soluções financeiras que podem ser utilizadas para facilitar a realização desse sonho e a compra desses bens. O consórcio, só para citar uma dessas alternativas, une pessoas que possuem o mesmo objetivo e que decidem formar um fundo comum, com contribuição mensal até que, em tese, todos os consorciados consigam alcançar o valor estipulado do bem.

Quando uma das pessoas que participa do consórcio é contemplada, ela recebe uma carta de crédito para adquirir o bem. No texto a seguir, vamos explicar o que é a carta de crédito entregue a um consorciado contemplado. Para começar, vamos resumir como funciona um consórcio. Combinado?

Como funciona o consórcio?

Com a formação do fundo, todos os participantes devem pagar a parcela estabelecida todos os meses e, em cada mês, um ou mais dos membros serão contemplados por meio de sorteio realizado pela Loteria Federal ou por lance, para ver quem ganha o montante estabelecido em contrato.

E o interessante é que você concorre a sorteios todos os meses e pode ser premiado já no primeiro mês de consórcio e sair com o bem tão sonhado.

Além disso, existe ainda uma alternativa para acelerar o processo. Basta ofertar lances para aumentar as suas chances. O que é um lance? Você pode fazer uma oferta de um valor para adiantar as parcelas do Consórcio. Funciona relativamente parecido com um leilão. Se a sua oferta estiver entre os maiores percentuais do grupo, ela será vencedora e, assim, você será contemplado.

O participante contemplado receberá, após aprovado em análise de crédito, a carta de crédito com o valor determinado no contrato. Vamos supor que o consórcio era para a compra de um carro de modelo X. Dessa forma, você poderá utilizar a carta de crédito para efetuar a compra desse veículo que tanto planejou.

Simular consórcio

E o que é a carta de crédito?

Como dissemos anteriormente, a carta de crédito é um título que será concedido a um consorciado quando for contemplado. É com ela que a pessoa contemplada fará a compra do bem. Em outas palavras, a carta de crédito é o prêmio, é o que você está em busca ao entrar no consórcio.

Novamente, vamos supor que você entrou em um consórcio para tentar comprar um carro. Ao ser contemplado, você receberá a carta no valor simulado do determinado veículo, permitindo que você compre o bem.

Quais bens posso comprar com a carta de crédito?

Na hora de entrar em um consórcio, você deverá selecionar a modalidade que deseja participar. Existem diversos tipos de consórcios, de imóveis, de carros, de motos e até de reformas e construções.

Ao ser contemplado, a sua carta de crédito poderá ser utilizada para comprar o bem do tipo de consórcio que você escolheu: carro, moto, quadriciclo, caminhão, ônibus, van, Munck, trailer, trator, máquina agrícola, embarcações, imóveis, terrenos urbanos, reformas ou construções, desde que o valor da carta seja suficiente para a aquisição do produto.

 

Se você ficou interessado em fazer um consórcio com o Santander, saiba que não é preciso ser correntista, mas se você tem interesse, abra agora a sua conta.

Avalie esse artigo