Atualizado em 28-01-2025

por Equipe Santander

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Artigos Salvos

Ao solicitar o processo de abertura de conta no banco é preciso dar entrada ao pedido da entrega do cartão de acesso a conta, que contará com a funcionalidade de débito e possivelmente, se aprovado pela instituição financeira, a opção de crédito também.

Porém, após a solicitação o envio é feito através dos correios, podendo demorar na entrega do seu pedido. Mas imagine você aguardar ansiosamente pelo tão sonhado cartão e ao recebê-lo, deparar-se com o nome errado. Você saberia o que fazer nesse caso?

Essa dúvida aflige diversos brasileiros, que permanecem sem saber exatamente o que fazer nesses casos. Para explicar melhor, preparamos esse artigo que explicará o passo a passo a ser seguido.

Boa leitura!

Como funciona o processo do nome no cartão?

Para explicar de forma breve, o nome no cartão será baseado nos documentos entregues à instituição no momento de abertura de conta. Através dele, os bancos enviam os dados do cliente para o time que realiza a confecção dos cartões para que o nome seja impresso.

Mas o nome que será inserido no cartão não será completo, isso porque existe uma configuração própria dos produtos de acordo com alguns fatores, como o design do cartão, disposição dos dados pessoais e até mesmo o espaçamento para a impressão.

Ou seja, é possível que haja uma abreviação no nome do cliente ao receber o seu cartão e isso ocorrerá de forma automática, não havendo a possibilidade de escolher como ficará o nome no cartão. Apesar disso, não existem interferências na utilização do cartão.

Esses dados não são frequentemente solicitados ao utilizar o cartão, exceto em casos de compras online. Ao finalizar o seu pedido e selecionar a opção de pagamento no cartão, é necessário informar alguns dados que contém no cartão, como o número, código CVV, data de validade e claro, o nome impresso.

Mas o que fazer em caso de divergência no nome impresso?

Nesses casos, é necessário entrar em contato com a instituição financeira responsável pela produção do cartão, para solicitar que faça a alteração. No Brasil, esse tipo de erro não é tão observado, porque não há a necessidade de apresentar um documento ao utilizar o cartão.

Porém, caso você faça uma viagem ao exterior, as companhias aéreas têm o costume de solicitar, por motivos de segurança, a apresentação de um documento de identidade. Caso haja divergência ou o cartão seja de terceiro, você poderá ter problemas com a sua viagem.

Antes de solicitar, verifique se os dados cadastrados no banco de dados estão atualizados. Caso haja a alteração do nome social, seja por quaisquer motivos, é necessário a solicitação de alteração de dados junto à instituição financeira responsável.

Além do cartão físico, existe a possibilidade de haver divergência de informações no seu cartão online, por isso, verifique no seu aplicativo os dados que estão cadastrados no seu cartão virtual e solicite as alterações.

Ao solicitar a alteração dos dados no cartão, o cartão geralmente não é bloqueado, disponibilizando ao cliente a possibilidade de utilizá-lo enquanto o seu novo cartão está em processo de produção.

Se você é cliente Santander, a solicitação poderá ser feita através do Canal de Atendimento do banco. Veja as informações abaixo:

Consultas, informações, transações e cancelamentos.

Horário de funcionamento:

Seg à Sexta das 6h às 22h

Sábado das 8h às 19h

Domingo das 09h às 16h

Telefones para contato:

4004 3535 capitais e regiões metropolitanas

0800 702 3535 demais localidades

Atendimento em Libras (Canal Exclusivo para Atendimento em Libras)

Horário de atendimento de Segunda a Sexta-feira das 08:00 as 20:00.

Além da Central de Atendimento, você poderá recorrer a agência mais próxima de você e solicitar a segunda via do cartão. Para isso, basta informar o CEP da sua residência e encontrar a agência mais próxima.

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