Como você acha que o brasileiro se relaciona com o dinheiro? Uma pesquisa de 2021 da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apontou que mais de 12 milhões de famílias brasileiras tinham dívidas em diferentes modalidades financeiras, entre elas, o cheque especial. Ou seja, muitas pessoas no nosso país ainda têm dificuldade em lidar com dinheiro.
Apesar do termo cheque especial ser amplamente conhecido pelo público brasileiro, é possível que você ainda não saiba como ele funciona e, por isso, acabe se complicando. E quando estamos lidando com dinheiro, complicações podem acarretar dívidas, inadimplência.
A ideia do Blog Santander é conversar com você, tirar dúvidas, dar dicas e apontar direções para que o seu relacionamento com o dinheiro seja mais tranquilo. Adiante, vamos falar sobre tudo que envolve o cheque especial ou limite da conta, como é chamado aqui no Santander: funcionamento, taxas, benefícios e muito mais. Confira!
Como funciona o cheque especial (limite da conta)?
Resumidamente, é mais um tipo de empréstimo. E funciona assim: imagine que você está sem dinheiro em conta, mas um imprevisto aconteceu e é necessário fazer uma compra. A sua decisão é passar no débito e criar uma pequena dívida. Mas se não havia saldo, como o pagamento foi feito? Pois é, com o cheque especial.
Ou seja, é um crédito que o banco deixa pré-aprovado, ao seu alcance para ser usado a qualquer momento. O valor disponível é o banco que aprova de acordo com o as suas características, é feito uma avaliação de acordo com seu perfil e decidido um limite.
Como todas as modalidades de crédito, é preciso conhecer o funcionamento dessa solução para usá-la da maneira mais eficiente e segura. Assim como em outras formas de crédito, você pagará a quantia emprestada com juros e também será cobrado o IOF, Imposto sobre Operação Financeira.
O pagamento é feito assim: no momento que algum dinheiro entrar na sua conta, será transferido imediatamente para pagar parcial ou totalmente o empréstimo.
Aqui no Santander você conta com 10 dias para pagar o cheque especial sem juros para ajudar a fechar o mês, e lidar com emergências e imprevistos antes do salário cair, para isso basta cadastrar e manter a chave Pix CPF ou celular
Vantagens e desvantagens do cheque especial?
Vantagens de usar o cheque especial:
• Facilidade e disponibilidade: o valor estará previamente aprovado, com um limite estipulado de acordo com o perfil. Para implantar o valor em sua conta corrente, é preciso aceitar a oferta enviada via SMS, ATM, URA ou Lightbox, ou entrar em contato com seu gerente ou com nossa Central para verificar se possui um pré-aprovado . Se precisar de um dinheiro extra, o cheque especial vai estar ao seu alcance, a qualquer momento, para pagar contas, fazer transferências e até sacar nos caixas eletrônicos;
• Não precisa de garantias: diferentemente de um empréstimo com imóvel de garantia, por exemplo, o cheque especial não precisa de garantias para ser usado.
• Boa solução para emergências: os imprevistos acontecem e podemos ser pegos despreparados. Em uma emergência, você pode precisar do dinheiro rapidamente, e se não tiver a quantia em conta, o cheque especial pode te ajudar a resolver o problema. Mas atenção, como toda solução de crédito, é importante não recorrer a isso sem um estudo prévio da situação.
Desvantagens de usar o cheque especial:
• Juros diários: no cheque especial, cada dia importa. Se você contratar qualquer quantia e passar do prazo dado pelo banco (10 dias sem juros), a cobrança de juros será diária;
• Contratar por impulso: a facilidade do cheque especial pode pesar contra ele. Se você recorrer a essa modalidade diversas vezes, pode acabar sem pagar no prazo e se complicar com os juros. Sempre que for pegar um empréstimo, estude as regras e, principalmente, a sua realidade financeira. Aqui no Santander somos transparentes e você pode consultar sempre que desejar os dias utilizados, valor, juros e IOF. Para conferir, acesse o APP > Saldo disponível > Entenda Seu Limite.
Qual a taxa de juros do cheque especial?
Cada instituição financeira trabalha com a sua taxa de juros, mas segundo o Banco Central, as taxas do cheque especial não podem ultrapassar 8% a.m.
Sim, o cheque especial é uma modalidade de crédito de fácil acesso e que não pede por garantias, o que acarreta uma taxa de juros mais cara. Em comparação, o empréstimo pessoal do Santander tem taxa a partir de 2,19% ao mês.
Vale a pena usar o cheque especial?
A facilidade para usar o cheque especial faz com que a modalidade seja atrativa, pois as urgências e imprevistos acontecem e é bom poder contar com um crédito rapidamente. Porém, é importante conhecer a taxa de juros que você está contratando e conhecer a sua realidade financeira. Ninguém quer criar dívidas, ficar inadimplente.
Se o seu banco oferece algum prazo sem a incidência de juros e você vai conseguir pagar nesse tempo, o cheque especial é uma ótima solução. Se você precisa muito do dinheiro, mas vai demorar alguns meses paga pagar pela quantia completa, é interessante conhecer outras soluções de empréstimo.
Outras modalidades de empréstimo
Uma linha de crédito para pessoa física. Aqui, o Banco empresta determinada quantia para o cliente, por tempo determinado. Além disso, o contratante pode utilizar o dinheiro da forma que desejar.
O diferencial do Consignado é que o valor das parcelas será descontado automaticamente da folha de pagamento dos servidores públicos ou do benefício, no caso de aposentados e pensionistas do INSS.
No mercado atual, existem diversos tipos de empréstimo com diferentes características. Algum deve encaixar perfeitamente com as suas necessidades e, por isso, é importante conhecer bem as opções.
Conheça as soluções Santander e escolha uma perfeita para aliviar as suas contas.
Se endividou? Saiba como sair dessa situação
Nos últimos anos, com a pandemia da Covid-19, a economia vem passando por momentos complicados e muitas famílias estão enfrentando dificuldades para administrar as contas. A inadimplência é realidade e está presente em todo o país.
Por isso, preparamos dicas valiosas para te ajudar a organizar as dívidas, fazer o uso consciente do crédito e pagar as contas em atraso.