Atualizado em 26-08-2024

por Equipe Santander

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Acessibilidade

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 12
Aumentar espessura do texto A+
Aumento de espessura do texto Aa
Preto e amarelo - tema para daltônicos (WCAG 16:44:1)
Preto e branco - tema para daltônicos (WCAG 21:1)
c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Modo escuro

Artigos Salvos

Na imagem temos um texto à esquerda com a frase 'Desisti de uma compra, e agora?'. Já à direita, temos uma ilustração que representa uma máquina de cartão de crédito e sacolas de compra ao lado.

Com a facilidade de realizar compras com cartão de crédito, especialmente online, é comum nos arrependermos de algumas aquisições feitas por impulso.

E isso pode acontecer por diferentes motivos: produto não atendeu às expectativas, você encontrou uma oferta melhor em seguida ou simplesmente por mudar de ideia. Sem falar nos casos em que você não reconhece uma compra feita no seu cartão de crédito.

Quando essas situações acontecem, vem a pergunta: o que fazer? Afinal, é possível cancelar uma compra no cartão de crédito?

Para te ajudar nessa dúvida, preparamos o conteúdo abaixo, abordando como funciona o processo de cancelamento de compra e quais são os critérios necessários para realizá-lo.

É possível cancelar uma compra no cartão de crédito?

Sim, não só é possível cancelar uma compra no cartão de crédito, como esse é um direito garantido em lei (Lei 8.078/90), pelo Código de Defesa do Consumidor tanto para transações realizadas online quanto compras feitas em estabelecimentos físicos.

No entanto, vale destacar que existem algumas regras estabelecidas para que o cancelamento seja efetuado. Por isso, é importante que o consumidor esteja ciente dessas regras e saiba como proceder corretamente para cancelar uma compra.

Como funciona o cancelamento de uma compra no cartão de crédito?

Existem algumas formas de você realizar o cancelamento de uma compra feita via cartão de crédito. A seguir, você confere quais são essas possibilidades:

Primeiro, entre em contato com a loja

O primeiro passo é entrar em contato com a loja ou fornecedor do produto/serviço para informar o seu desejo de cancelar a compra e solicitar as instruções específicas para proceder com o cancelamento.

Em muitos casos, a loja solicitará o retorno do produto em sua embalagem original, sem sinais de uso, para processar o reembolso.

Fale com a operadora do cartão

Se a loja ou fornecedor não responder ou até mesmo se recusar a cancelar a compra, o próximo passo é entrar em contato com a operadora do seu cartão de crédito.

Explique a situação e forneça todos os detalhes e documentos necessários, como e-mails de confirmação de compra, comprovantes de entrega, recibos de pagamento, entre outros.

As operadoras de cartão têm procedimentos específicos para essas situações de disputas de cobranças, conhecidas como chargebacks.

Por fim, se necessário, registre uma reclamação

Se mesmo após seguir os passos acima a questão não for resolvida e o problema for, por exemplo, um defeito no produto ou problemas na entrega, você pode registrar uma reclamação nos órgãos de defesa do consumidor.

Como prevenir problemas com suas compras?

Abaixo, além de separarmos algumas dicas que podem te ajudar com o cancelamento de compras, destacamos também algumas formas de te ajudar a usar seu dinheiro de forma mais consciente. Assim, você consegue controlar melhor seu orçamento, evitando gastos desnecessários. 

1. Pesquise antes de comprar

Antes de finalizar uma compra, pesquise sobre a reputação da empresa, loja ou fornecedor. Verifique avaliações de outros consumidores e procure eventuais reclamações em sites de confiança.

Pesquisar sobre a empresa e seu comportamento em redes sociais, também pode ajudar na tomada de decisão. Para isso, fique de olho nos comentários e como ela se posiciona diante de reclamações ou dúvidas dos clientes.

Leia também: Como comprar online com segurança

2. Leia os termos e condições

Sempre leia os termos e condições de venda antes de fazer uma compra que considera arriscada. Conhecer as informações de política de troca, devoluções e reembolso, pode evitar problemas futuros e facilitar o processo de cancelamento, caso seja necessário, além de evitar surpresas desagradáveis.

3. Guarde os comprovantes

Independente se a compra foi feita online ou em loja física, mantenha todos os comprovantes de compra guardados como: notas fiscais, registros de comunicação com a loja, e-mails de comprovação de pagamento, notificações ou mensagens sobre o envio do pedido.

Caso você receba o produto e ele não corresponda às expectativas, registre as possíveis avarias ou outros eventuais problemas com a compra para conseguir dar início ao processo de troca/devolução ou até mesmo reembolso.

Esses documentos serão essenciais caso você precise solicitar um cancelamento.

Leia também: Será que é possível cancelar um Pix?

Cancelamento de compra no cartão de crédito Santander

Se você deseja realizar o cancelamento de uma compra aqui no Santander por causa de um problema com a loja ou site, primeiramente é necessário procurar o estabelecimento comercial no qual ela foi realizada e tentar uma solução diretamente com a empresa, isso poderá tornar o processo mais rápido e eficiente.

Abaixo, separamos por quais motivos você pode cancelar uma compra no cartão de crédito Santander.

Irregularidades no valor da compra

• Compra duplicada (lançada duas vezes na mesma fatura);

• Compra com valor maior/menor, divergência no número de parcelas ou compra feita sem juros, mas com indicação de juros na fatura;

• Compra feita pelo cartão de crédito que não foi aprovada e você pagou por outros meios (cheque, dinheiro, outro cartão de crédito), mas que ainda foi lançada na fatura.

Se arrependeu da compra realizada pela internet ou aplicativos

• Arrependimento de compra realizada pela internet ou aplicativos, em até 7 dias úteis após a compra ou do recebimento da mercadoria/serviço é necessário entrar antes em contato com a empresa.

Atenção: para compras internacionais, a lei do arrependimento não é válida, portanto, você não pode contestar uma compra por esse motivo realizada fora do Brasil. Compras presenciais (com digitação de senha na maquininha) também não podem ser contestadas por este motivo.

Você cancelou a compra e ainda consta na fatura

• Compra cancelada pelo estabelecimento, porém ainda consta na fatura. Neste caso, você precisa ter o comprovante do cancelamento em mãos.

Não recebeu o produto/serviço ou recebeu com defeito/diferente do contratado

• Compra que você realizou, mas deseja cancelar porque o serviço não foi prestado ou o produto não foi entregue;

• O serviço foi feito diferente do contratado ou o produto está com defeito.

Importante: neste caso é necessário entrar em contato com o estabelecimento e devolver o produto.

Precisa de ajuda para fazer o cancelamento de uma compra não reconhecida no cartão de crédito Santander?

Se você não reconhece uma compra realizada pela internet ou aplicativos, lançada na sua fatura, na função crédito, utilize os aplicativos do Santander para solicitar a contestação da compra, bloquear o cartão e já solicitar um novo.

App Way: acesse o app, selecione o cartão, clique na compra e depois em “Não reconheço essa compra”. Siga o passo a passo e acompanhe o status da contestação no menu > compras não reconhecidas.

App Santander: acesse o app, vá ao menu > Cartões > Fatura, clique na compra e depois em “Não reconheço essa compra”. Siga o passo a passo e acompanhe o status da contestação no menu > cartões > compras não reconhecidas.

Central de Atendimento: se você fizer isso e, ainda assim, o estorno não for realizado, entre em contato com a Central de atendimento do Santander: 4004-3535, para capitais e regiões metropolitanas. Para demais localidades: 0800 702 3535.

Solicite a abertura de uma contestação de compra e informe a data, valor da compra e o nome do estabelecimento. Além disso, tenha sempre em mãos os comprovantes de compra ou a fatura do seu cartão de crédito.

Nosso papel será de intermediador na negociação com a loja para que você consiga o que deseja ou resolver outras situações de desacordo comercial.

Importante: a decisão final sobre acatar ou não o cancelamento da compra cabe ao estabelecimento em que a compra foi realizada. O Santander atua como intermediador da sua solicitação, não podendo garantir o cancelamento da compra.

Lembrando que o primeiro passo é sempre procurar o estabelecimento comercial no qual a compra foi realizada. Tentar uma solução diretamente com a loja pode ser mais rápido e eficiente.

Ah, e se você ainda não tem uma conta no Santander, descubra agora mesmo as vantagens que oferecemos para melhorar sua vida financeira.

Com uma conta no Santander, você terá acesso a produtos e serviços, como cartões de crédito com benefícios exclusivos, soluções de investimento, atendimento diferenciado 24 horas por dia, condições especiais e muito mais. Abra sua conta hoje mesmo!

Abra sua conta

Avalie esse artigo