A época de declarar o Imposto de Renda é cercada por muitas perguntas, mas não há motivo para preocupação, pois você pode conferir os prazos, quem precisa declarar e quais as novas regras do IR 2024 no guia que preparamos para você.
No entanto, quem investe na bolsa de valores precisa estar atento e incluir os investimentos e rendimentos na declaração. A atenção é fundamental, pois existem particularidades de cada tipo de ativo e é sobre isso que vamos tratar no texto a seguir.
4 primeiros passos para declarar os investimentos no Imposto de Renda
• Comece baixando o seu informe de rendimentos:
Pelo aplicativo Santander:
1. Abra o aplicativo e faça o seu login;
2. Já dentro do app, clique no menu, na lateral superior direita;
3. Em seguida, clique em ‘Informe de Rendimentos’;
4. Selecione ‘Seu informe de rendimentos’;
5. Na primeira linha, selecione ‘IRPF’. Na segunda, o ano de 2023;
6. Clique em compartilhar PDF e selecione a forma que deseja fazer o compartilhamento. Pode ser por e-mail, por exemplo, basta informar o endereço.
• Confira se você deve fazer a declaração:
De acordo com a Receita Federal, é obrigado a realizar a declaração a pessoa física residente no Brasil que se encaixe nas situações abaixo:
- Rendimentos acima do limite
Se você recebeu rendimentos tributáveis acima do limite de R$ 28.559,70;
Se você recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, com soma superior a R$ 40.000,00.
- Isenção de ganho de capital
Optou pela isenção do imposto sobre o ganho de capital auferido na venda de imóveis residenciais.
• Fique atento ao prazo de entrega:
O prazo para entrega vai de 15 de março até 31 de maio, porém o quanto antes melhor para você.
• Baixe o manual de preenchimento e o app IRPF 2024:
O manual e o aplicativo estão disponíveis gratuitamente no site da Receita.
Como declarar investimentos no IR 2024?
Todos os investimentos que você terminou o ano de 2023 em posse devem ser reportados na ficha de “Bens e Direitos” da declaração do Imposto de Renda. Já os rendimentos obtidos com esses investimentos serão declarados em outas fichas. Mesmo que o ativo tenha isenção da incidência de tributos, o contribuinte deve informar na declaração.
Porém, como dissemos anteriormente, a declaração é diferente para cada tipo de investimento.
Para saber o código de cada ativo, em qual ficha declarar, os rendimentos sujeitos à tributação de cada investimento, confira o guia de como declarar cada tipo de investimentos no Imposto de renda.
Já se você tem um fundo de investimento na sua carteira aqui com a gente do Santander, encontre o código para facilitar na hora da declaração.
Quais investimentos você precisa declarar?
Os títulos de renda fixa, fundos de investimento, fundos imobiliários, ações, ETFS, debêntures, CDBs, previdências privadas e até valores em criptomoedas devem ser discriminados em campos específicos da declaração.