Atualizado em Mon Jul 29 17:00:41 GMT-03:00 2024

por Equipe Santander

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Acessibilidade

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 12
Aumentar espessura do texto A+
Aumento de espessura do texto Aa
Preto e amarelo - tema para daltônicos (WCAG 16:44:1)
Preto e branco - tema para daltônicos (WCAG 21:1)
c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Modo escuro

Na imagem temos um texto a esquerda com a frase “Como economizar sendo universitário?” e a direita uma imagem de um cofre de porco usando um chapéu de formatura em cima de livros.

Sabemos que a rotina de um estudante universitário não é fácil, e a caminhada para o futuro pode ser um momento financeiramente complicado. Isso porque conciliar estudos e trabalho nem sempre é uma opção, e a inadimplência pode se tornar uma realidade se não houver a devida organização do dinheiro.  

De acordo com dados do SPC Brasil, 46% dos brasileiros entre 25 e 29 anos estão endividados e inadimplentes. Além disso, 75% dos jovens com idade entre 18 e 30 anos não fazem controle de seus gastos. Isso evidencia uma preocupante falta de organização financeira entre os jovens brasileiros.

Muitos enfrentam a falta de experiência para o primeiro emprego, enquanto outros não possuem disponibilidade de tempo para uma carga horária de trabalho. Com essa realidade, listamos algumas dicas de como economizar sendo estudante universitário e manter as finanças organizadas nessa etapa da sua vida. Bora lá?

1. Coloque tudo no papel e organize seus gastos

Essa prática é essencial para o controle do seu dinheiro. Para isso, procure entender quais são seus gastos e quanto você pode gastar. Um bom jeito de fazer isso é montar uma planilha para registrar sua renda e gastos fixos, assim como os gastos extras.

Em seguida, analise o que pode ser cortado e tire da sua rotina assim que possível, ou pense em maneiras de receber renda extra para equilibrar as suas finanças.

2. Prefira o lazer com menos gastos

Uma saída no fim de semana sempre parece ser uma boa ideia, porém, o dinheiro gasto neste momento pode fazer falta no final do mês para quitar suas contas.

Por isso, vale fazer alguns sacrifícios, que nem serão tão ruins assim, pensando na sua saúde financeira. Que tal ficar em casa com a companhia de amigos para assistir filmes, maratonar séries ou até mesmo jogar algum jogo divertido? Ou então, explore lugares da sua cidade que não precisem pagar para entrar, por exemplo.

Essas simples mudanças de atividades nas horas livres serão ideais para representar uma grande economia no seu orçamento.

3. Aproveite os descontos para estudantes

Agora, se você é o time que chega o final de semana e não consegue ficar em casa, procure por eventos que ofereçam descontos para estudantes. Assim, você paga apenas metade do valor do ingresso.

Já deixamos uma dica: conheça as experiências do Farol Santander, um passeio repleto de arte e cultura com exposições, diversas atividades e muito mais. Elas vão te surpreender!

Conheça o Farol

4. Informe-se sobre bolsas de estudo

Nesse momento de formação, fazer um curso para se especializar em algum tema pode ser um diferencial no seu currículo e te ajudar a conquistar oportunidades de trabalho ainda melhores no futuro, as quais serão importantes para sua vida financeira.

No entanto, isso não precisa pesar no seu bolso durante a faculdade: procure por programas de bolsas em escolas e faculdades, e estude pagando menos.

Aqui no Santander, por exemplo, tem o Open Academy: uma plataforma sem fins lucrativos que tem como objetivo fornecer conhecimento e habilidades profissionais para aumentar sua chance de encontrar uma vaga no mercado de trabalho. Nele você encontra cursos como:

- Idiomas;

- Tecnologia;

-Gestão e Negócios;

- Educação Financeira.

Esses e muitos outros cursos gratuitos estão disponíveis e a inscrição é bem simples. Basta acessar o site, selecionar o curso desejado e realizar o cadastro. Pronto! Não dá para perder essa oportunidade, né?

Saiba mais

5. Conheça os benefícios que seu banco oferece

Outra maneira de economizar é procurar por benefícios que o seu banco pode oferecer para você. Se você possui um cartão hoje que cobra anuidade, já é um bom ponto de partida para optar por um gratuito e poupar esse valor mensal.

O cartão Free Santander, por exemplo, além de anuidade zero para sempre, possibilita que você consiga aproveitar milhares de descontos com o programa de relacionamento Esfera e Vai de Visa.

E mais: você ainda fica ficar por dentro dos shows de seus artistas favoritos, com acesso a pré-venda exclusiva. Não dá para perder!

Peça Cartão Free

Agora que você já sabe por onde começar a economizar sendo um estudante universitário, confira também como fazer uma reserva de emergência, e esteja no caminho certo para conquistar sua estabilidade financeira.

Avalie esse artigo