Você sabia que a sua empresa pode fazer a diferença na vida de milhares de crianças e adolescentes brasileiros que têm os seus direitos violados? Isso é possível por meio de doações ou da destinação de parte do Imposto de Renda devido para os projetos apoiados pelo Amigo de Valor.
Independentemente do regime de tributação do seu negócio, é possível participar e fazer parte dessa grande rede de transformação social em todo o Brasil.
Quer saber como? Continue lendo!
Quais são as empresas que podem doar para o Amigo de Valor?
Tanto as empresas tributadas pelo regime de Lucro Real quanto as que não se enquadram nesse formato podem dar a sua contribuição. Porém, para cada uma delas, há diferentes jeitos de fazer isso. Entenda:
- Se a sua empresa for tributada pelo Lucro Real, é possível aproveitar o incentivo fiscal previsto no Estatuto da Criança e Adolescente, que permite direcionar até 2% do Imposto de Renda devido para os projetos apoiados pelo Amigo de Valor.
Assim, você destina um valor que já pagaria de qualquer forma para iniciativas que protegem e geram oportunidades para crianças e adolescentes em vulnerabilidade.
- Se a sua empresa for tributada fora do regime de Lucro Real (MEI, Simples Nacional e Lucro Presumido), não há o benefício do incentivo fiscal. No entanto, a sua contribuição pode vir por meio de doações ou do engajamento de funcionários e clientes pessoas físicas, que podem destinar até 6% Imposto de Renda devido quando declaram pelo formulário completo.
E a gente te ajuda nessa campanha: converse com o seu gerente de relacionamento ou entre em contato conosco pelo e-mail amigo.de.valor@santander.com.br para que possamos contribuir com o seu processo de engajamento interno.
Entenda como participar com parte do seu Imposto de Renda devido
Bom, caso sua empresa seja tributada pelo Lucro Real e queira participar, siga o passo a passo abaixo:
1. Acesse o Internet Banking PJ do Santander;
2. Vá em "Transferências > Programa Amigo de Valor - Doação";
3. Escolha o projeto que deseja apoiar;
4. Defina o valor que quer doar;
5. Siga os passos para concluir a operação e pronto!
Sua contribuição é debitada da conta corrente da sua empresa e, depois, caso você tenha Imposto de Renda a pagar, o valor será descontado ou devolvido via restituição no próximo ano.
Após a doação, nós disponibilizamos o recibo para que você faça a dedução em sua próxima declaração de Imposto de Renda de Pessoa Jurídica.
Além de intermediar e facilitar a destinação dos recursos, um time de especialistas do Santander oferece apoio técnico e acompanha os projetos ao longo de todo ano, buscando garantir o sucesso e a sustentabilidade da iniciativa no longo prazo.
E quais projetos a sua empresa pode apoiar?
Você pode conhecer os projetos apoiados acessando o site do Programa Amigo de Valor. A seleção é feita a cada três anos, via edital. Podem participar iniciativas inscritas pelos Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente de municípios onde o Santander está presente, que tenham até 500 mil habitantes, IDH até 0,739 e que atendam aos critérios do programa.
Junto com o time de Investimento Social do Santander, especialistas em políticas públicas para a infância e adolescência escolhem os projetos com maior potencial de impacto, considerando as diretrizes definidas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), as melhores práticas internacionais e as normativas da Receita Federal.
Também é feito um esforço para que esses recursos cheguem a regiões de extrema vulnerabilidade, que ainda sofrem com a baixa presença de políticas públicas.
Tanto os Conselhos quanto a entidade que ficará responsável pela execução do projeto passam por uma análise documental e jurídica feita pela equipe de Compliance do Santander, garantindo a legalidade de todo o processo.
Em 2024, os projetos apoiados pelo Amigo de Valor:
- Estão em todo o território nacional: selecionamos projetos em todas as regiões do Brasil, em Estados como Rio Grande do Norte, Pará, Rondônia, Pernambuco e Alagoas. No Rio Grande do Sul, buscamos apoiar especialmente cidades gravemente atingidas pelas enchentes de maio.
- Não deixam ninguém para trás: no processo de seleção, buscamos iniciativas que levarão proteção e atendimento à zona rural, chegando inclusive a populações indígenas, quilombolas e ribeirinhas.
- Endereçam graves violações: entre as causas trabalhadas estão a inclusão de crianças e adolescentes com deficiência, acolhimento humanizado de meninos e meninas afastados de suas famílias por medida protetiva, empoderamento de meninas, reinserção escolar e formação profissional de adolescentes em conflito com a lei, trabalho infantil e violência sexual.
Ao longo de mais de 20 anos, presenciamos inúmeras histórias de transformação de vidas e superação de barreiras que impediam o pleno desenvolvimento das nossas crianças. Conheça aqui algumas dessas histórias e escolha qual deseja apoiar neste ano.
Agora que você já sabe como a sua empresa pode apoiar o programa, não deixe de fazer a sua contribuição e participe da transformação social de mais de 1,6 milhão de crianças e adolescentes atendidos em todo o país.