Enviar dinheiro para o exterior pode ser necessário por diversos motivos, como investimentos, pagamento de cursos e serviços ou até mesmo enviar para familiares que moram fora do país. No entanto, é fundamental conhecer as regras e regulamentações estabelecidas pelas autoridades brasileiras para realizar essa transação de forma legal e segura.
O serviço de Transferência Internacional é uma das principais operações de câmbio, assim como a compra de moeda estrangeira.
No texto a seguir, apresentamos um guia completo com tudo o que você precisa saber sobre como enviar dinheiro para o exterior seguindo as leis brasileiras.
O que você deve saber antes de transferir dinheiro para outro país
1. Escolha da instituição autorizada a operar no mercado de câmbio: antes de tudo, é importante selecionar uma instituição autorizada pelo Banco Central do Brasil (Bacen) para realizar operações de câmbio. Bancos e corretoras de câmbio são exemplos que podem oferecer esse serviço. É fundamental buscar credibilidade, para que você possa realizar esse serviço com tranquilidade e segurança.
2. Cadastro no Sistema de Registro de Operações Financeiras (Sisbacen): toda pessoa ou empresa que deseja enviar dinheiro para o exterior deve possuir um cadastro no Sisbacen, que é o sistema utilizado pelo Banco Central para registrar as operações de câmbio realizadas por pessoas físicas e jurídicas.
3. Documentação necessária: para enviar dinheiro para outro país, a partir de determinado valor, é necessário apresentar um documento que comprove a origem dos recursos transacionados. Esta documentação varia muito de acordo com o motivo do envio e algumas instituições podem solicitar documentações específicas, conforme suas necessidades. Entre os documentos cobrados podem estar o Imposto de Renda e a Fatura Comercial (Invoice).
4. Limite de valor: para transferência de valores do Brasil para outro país, não há um limite de valor exigido pelo Banco Central.
5. Impostos e taxas: é importante estar ciente dos impostos e taxas envolvidos ao enviar dinheiro para o exterior. É comum haver incidência de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), cuja alíquota varia de 0,38% a 1,10%, a depender da natureza da operação de câmbio. Além disso, alguns motivos para envio há cobrança de Imposto de Renda, que pode variar de 6% a 25%. Também vale lembrar que as instituições financeiras costumam cobrar uma taxa de câmbio e eventualmente uma taxa de serviço pela operação.
6. Finalidade do envio: Com a Nova Lei Cambial, a forma de celebração da operação de câmbio poderá ser celebrada sem a necessidade de um contrato de câmbio, desde que tenha o consentimento das partes.
Como mandar dinheiro para fora do Brasil pelo Santander
Agora que você já sabe um pouco mais sobre as exigências e regulamentações brasileiras, caso queira enviar seu valor para o exterior, é só seguir o passo a passo abaixo, de uma forma fácil e segura.
No Santander, por exemplo, você envia dinheiro para qualquer lugar do mundo pelo App Santander, com tarifa zero. É rápido, seguro e 100% digital, além de contar com:
Vamos para o passo a passo:
1. Acesse o menu de câmbio no app Santander (Home > Transferir > Transferência Internacional) e selecione a opção “Enviar dinheiro”;
2. Em seguida, escolha a moeda que você quer enviar o dinheiro, o motivo da operação e o valor desejado;
3. Dependendo da natureza e valor, o app pedirá a documentação necessária para fechar a operação;
4. Depois, informe ou pesquise o SWIFT (código do banco no exterior) via nosso App, e os dados bancários de quem vai receber para cadastrar o favorecido;
5. Pronto, agora é só conferir as condições e gerar o comprovante da sua transferência internacional.
6. É possível acompanhar o status da sua solicitação também pelo aplicativo e rastrear todas as suas operações de câmbio.
Contratação sujeita às condições do produto, limite operacional e regulamentação aplicável. Demais moedas sujeitas a prazo médio de 48 horas úteis.