Atualizado em 26-08-2024

por Equipe Santander

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Acessibilidade

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 12
Aumentar espessura do texto A+
Aumento de espessura do texto Aa
Preto e amarelo - tema para daltônicos (WCAG 16:44:1)
Preto e branco - tema para daltônicos (WCAG 21:1)
c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Modo escuro

No lado esquerdo da imagem, a frase: tudo sobre o ProUni. Do lado direito, ilustração de duas pessoas vestindo capelos e segurando canudos de formatura.

Ter um diploma de ensino superior segue sendo o sonho de muitos jovens e adultos brasileiros. Porém, existe um probleminha no meio do caminho: as universidades públicas são muito concorridas, enquanto as particulares não são acessíveis para todas as pessoas, por conta dos valores.

O que fazer nessa situação?

Uma das soluções é o ProUni. Pois é, se você está buscando oportunidades de ingressar no ensino superior e precisa de suporte financeiro, o Programa Universidade para Todos pode ser a solução ideal para você.

No texto a seguir, vamos entender o que é o ProUni, como funciona o programa e como se inscrever para obter uma bolsa de estudos.

O que é o ProUni?

O ProUni é um programa do governo federal brasileiro criado com o objetivo de oferecer bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior.

Essas bolsas são destinadas a estudantes de baixa renda que tenham realizado o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola particular.

Além disso, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mais recente e alcançado uma pontuação mínima estabelecida.

Ou seja, o ProUni é um programa de inclusão educacional com a finalidade de ajudar estudantes brasileiros que não têm condições de pagar o valor das faculdades particulares a ingressar no ensino superior.

A bolsa Prouni é válida durante todo o curso, porém, o estudante deve cumprir com todos os critérios estabelecidos pelo Prouni ao longo do período de estudos.

Leia também: Quais as melhores bolsas e incentivos para um universitário?

Como funciona o ProUni?

Existem alguns pré-requisitos para poder participar do ProUni, como ter feito o último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ter atingido pelo menos 450 pontos, não ter zerado a prova de redação e ter renda familiar de no máximo 3 salários-mínimos.

O processo seletivo do ProUni ocorre duas vezes ao ano, no início de cada semestre letivo. Os candidatos são avaliados com base na nota do Enem e em critérios de renda familiar. As bolsas de estudo são oferecidas em duas modalidades:

- Bolsa integral: nesse caso, o estudante contemplado não paga nada pela mensalidade do curso.

- Bolsa parcial: a bolsa parcial cobre parte do valor da mensalidade, permitindo ao estudante custear apenas uma parte do valor total.

Os cursos disponíveis no ProUni abrangem diversas áreas do conhecimento e são oferecidos por instituições de ensino superior privadas que aderiram ao programa.

Para ficar por dentro de como se inscrever ou do que fazer após a conquista da bolsa, basta acompanhar o Portal do ProUni. Por lá o programa também disponibiliza um cadastro para o candidato saber se está apto para ser contemplado com uma das bolsas oferecidas.

Leia também: O que é financiamento estudantil e quais os tipos que existem?

Quem pode participar do ProUni?

Como citamos anteriormente, o estudante que deseja conseguir uma bolsa através do ProUni precisa atender alguns critérios, inclusive alguns socioeconômicos. São eles:

- Ser aluno de escola pública: ter cursado o ensino médio em escola da rede pública de ensino é um dos critérios estabelecidos pelo MEC. Mas, quem estudou em escola particular durante o ensino médio também pode participar, no entanto, nesse caso, só vale para quem foi bolsista integral.

- Ter feito Enem: o candidato também deve ter realizado a última edição da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Lembrando que a nota mínima para poder se candidatar a uma bolsa é de 450 pontos e não pode ter tirado zero na redação.

- Ser professor de escola pública: os professores da rede pública de ensino também podem concorrer a uma bolsa para cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia. Nesse caso, não é necessária a comprovação de renda e deve estar no exercício do magistério, integrando o quadro permanente da instituição, além disso, é preciso ter realizado a última edição da prova do Enem e atender ao critério de pontuação mínima exigida pelo MEC.

- Pessoas com deficiência: nesse caso, ao realizar a matrícula na faculdade, o candidato deve levar os documentos de comprovação, junto com os demais comprovantes pessoais e do perfil socioeconômico. Veja mais informações sobre os critérios de inscrição para concorrer a uma bolsa de estudo do Prouni.

Já os critérios socioeconômicos para participar são:

A renda é mais um dos critérios do Prouni, além de ter de atender aos demais pontos, se a renda familiar do candidato for superior a três salários mínimos, não será permitida a participação no processo seletivo Prouni.

A renda familiar por pessoa é calculada somando-se a renda bruta dos componentes do grupo familiar e dividindo-se pelo número de pessoas que formam este grupo. Para se candidatar a uma bolsa de 100% (integral), o candidato deve ter uma renda familiar por pessoa de até 1 salário mínimo e meio.

Já para pleitear uma bolsa de 50%, a renda apresentada deverá ser de até 3 salários mínimos. Além disso, o programa reserva algumas vagas destinadas aos cotistas.

Como se inscrever no ProUni?

A inscrição é realizada por meios digitais, sem precisar sair de casa, mais uma vez através do portal oficial do ProUni. E é bem fácil! Basta acessar o site durante o período indicado e completar o seu registro.

Alguns documentos serão exigidos para a realização da inscrição: CPF, número da inscrição do Enem mais recente, além de informações referentes ao seu grupo familiar. Portanto, ao se matricular, reserve um tempo e reúna a documentação necessária.

Quais faculdades participam do Prouni?

Diversas faculdades de todos os estados brasileiros atendem por meio do ProUni e, além disso, novas entram na lista de participantes todos os anos. Isso quer dizer que a lista muda a cada ano.

Para ajudar os estudantes, o ProUni divulga as faculdades que vão participar durante o período em que as inscrições estão abertas.

Se você deseja participar do próximo ProUni, confira quais faculdades estarão disponíveis no site do programa.

Avalie esse artigo