Atualizado em 26-02-2024

por Equipe Santander

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Acessibilidade

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 12
Aumentar espessura do texto A+
Aumento de espessura do texto Aa
Preto e amarelo - tema para daltônicos (WCAG 16:44:1)
Preto e branco - tema para daltônicos (WCAG 21:1)
c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Modo escuro

O Programa de Integração Social, mais conhecido como PIS, é um benefício oferecido aos trabalhadores brasileiros de baixa renda. O PIS também é um número que consta na sua Carteira de Trabalho e é através dele que é possível ter acesso ao benefício.

Porém, como saber qual o seu número sem a Carteira de Trabalho? Existem algumas alternativas. Uma delas é utilizando o número do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF). O CPF é um documento essencial para identificação civil.

Se você tem dúvidas sobre como descobrir o número do PIS, principalmente se não possui o cartão do benefício em mãos ou a carteira de trabalho, continue a leitura, pois vamos explicar como ter acesso ao número utilizando o seu CPF. É rápido e fácil. Vamos lá!

O que é o PIS?

O Programa de Integração Social (PIS) foi criado pelo governo brasileiro com o objetivo de prestar assistência financeira aos empregados que haviam sido demitidos sem justa causa. Hoje, no entanto, ele oferece diversos tipos de apoio a trabalhadores de baixa renda. O PIS é um direito de todo trabalhador registrado em regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e é administrado pela Caixa Econômica Federal.

O PIS é um número único atribuído a cada trabalhador e serve como um identificador para acesso a diversos benefícios, como o abono salarial e o seguro-desemprego. Ele também é utilizado para o registro na carteira de trabalho e para consulta de informações sobre o tempo de trabalho e contribuições realizadas.

O que é o CPF?

O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é um documento emitido pela Receita Federal do Brasil e é essencial para qualquer cidadão brasileiro. Ele funciona como uma identificação social e fiscal, e será necessário para ter acesso a qualquer serviço público.

A principal função é servir de identificação dos contribuintes no Imposto de Renda. Se você tiver filhos, por exemplo, eles precisarão ter o próprio CPF a partir dos 12 anos para serem incluídos na declaração. O CPF é um número único e permanente.

Passo a passo para descobrir o número do PIS pelo CPF

1. Acesse o site da Caixa Econômica Federal.

2. No site da Caixa, procure a opção "Benefícios e Programas" ou "PIS" no menu principal. Ao encontrar, clique nesta opção para prosseguir.

3. Na página de consulta do PIS, você encontrará diversas opções relacionadas ao programa. Selecione a opção "Consultar pagamento" para acessar a próxima etapa.

4. Nesta etapa, você precisará informar seus dados pessoais para que a consulta seja realizada com sucesso. Insira seu CPF, data de nascimento e nome completo nos campos indicados.

5. Para garantir a segurança da consulta, você será direcionado a uma página de verificação. Neste momento, você deverá digitar o código exibido na imagem ou resolver um desafio proposto.

6. Em seguida, você será direcionado à página de consulta do PIS. Nessa página, você encontrará informações como o número do PIS, nome completo, data de nascimento e outras informações relevantes.

Descobrir o número do PIS utilizando o CPF é um processo simples e rápido. O PIS é um benefício essencial para os trabalhadores brasileiros, garantindo acesso a diversos benefícios sociais. Já o CPF é um documento de identificação civil obrigatório para todas as pessoas.

Ao seguir o passo a passo acima, você poderá descobrir o seu número do PIS com facilidade, mesmo se não possuir o cartão do benefício em mãos. Lembre-se de guardar essa informação em um local seguro para utilizá-la sempre que necessário.

 

Avalie esse artigo