Atualizado em 20-08-2024

por Equipe Santander

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Acessibilidade

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 12
Aumentar espessura do texto A+
Aumento de espessura do texto Aa
Preto e amarelo - tema para daltônicos (WCAG 16:44:1)
Preto e branco - tema para daltônicos (WCAG 21:1)
c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Modo escuro

Artigos Salvos

Na imagem há uma ilustração de um homem segurando uma folha de papel numa das mãos e um cartão de crédito na outra. Acima de sua cabeça, uma interrogação. No lado esquerdo, o texto: Não reconhece uma compra?

Não reconhecer uma compra na sua fatura é uma situação que pode ser desconcertante, mas existem passos que você pode seguir para resolver essa questão de forma eficaz e tranquila.

No texto a seguir, vamos explorar o que fazer quando você se depara com uma compra não reconhecida na sua fatura do cartão de crédito ou em outra fatura, como a de serviços de assinatura. Vamos abordar o processo de resolução passo a passo para que você possa lidar com a situação da melhor maneira possível

O que fazer se identificar uma cobrança injusta na fatura?

1. Verificação inicial

A primeira coisa que você deve fazer quando se depara com uma compra não reconhecida em sua fatura é verificar se alguém da sua família ou amigos pode ter feito essa compra em seu nome e esquecido de lhe contar. As vezes, um parente ou amigo pode ter tido acesso ao seu cartão ou à sua conta de serviço, então certifique-se de investigar essa possibilidade antes de entrar em contato com o emissor do cartão ou fornecedor de serviços.

Não sabe como ver a sua fatura? A gente te conta tudo aqui.

2. Confira os dados da compra na fatura

Analise sua fatura com atenção para identificar a compra não reconhecida. Verifique o nome do comerciante, a data da transação e o valor. Certifique-se de que você não fez a compra e que ela não é associada a nenhum serviço que você utiliza regularmente. Às vezes, o nome do comerciante na fatura pode ser diferente do nome da loja ou empresa com a qual você está familiarizado.

3. Contate o emissor o cartão de crédito ou banco

Se você seguir sem reconhecer a compra, é hora de entrar em contato com o emissor do cartão de crédito ou o banco responsável pela sua conta. Geralmente, os números de telefones para problemas com transações estão listados na parte de trás do seu cartão. Informe o seu banco sobre a compra não reconhecida e peça instruções sobre como proceder com a disputa. E não se preocupe, quando falamos disputa, é apenas o processo para entender o que aconteceu com essa compra e o que será feito para lhe ressarcir, se for esse o caso.

Se você for cliente do Santander, pode fazer tudo pelo aplicativo do banco.

Abra o app e faça seu login, informando seu CPF e senha.

Vá até o menu, na lateral superior direita e clique na opção Cartões, depois em Consultar Fatura. Ache a compra não reconhecida e clique nela. Em seguida, clique em Não reconheço esta compra, selecione uma das opções sobre o que pode ter acontecido e clique em Continuar. Pronto! Agora é só seguir as orientações passadas pelo Santander.

4. Monitore a situação

Após iniciar esse processo de análise, é importante acompanhar o progresso e manter registros de todas as comunicações com o emissor do cartão de crédito ou o banco. Eles geralmente têm um prazo para resolver a disputa, e é essencial garantir que você forneça todas as informações necessárias de forma oportuna.

Leia também: Precisa de ajuda para pagar a fatura do seu cartão? Veja como parcelar
O que é melhor: pagar o mínimo ou parcelar a fatura do cartão?

Como se proteger para situações futuras

Para evitar futuras compras não reconhecidas, considere ativar notificações por e-mail ou mensagens de texto para todas as transações do seu cartão de crédito ou conta bancária. Isso permitirá que você seja informado imediatamente sobre qualquer atividade suspeita em sua conta.

Outro ponto fundamental é utilizar seu cartão digital nas compras online, pois é um método mais seguro e eficiente de comprar no e-commerce. Quer saber o motivo? A gente te conta tudo aqui.

Além disso, verifique sua segurança online e offline. Garanta que as suas senhas estejam seguras e não compartilhe informações confidenciais. Mantenha os detalhes do seu cartão de crédito em um local seguro e nunca divulgue informações a terceiros que não sejam de confiança.

Encontrar uma compra não reconhecida na sua fatura pode gerar angústia, mas se você seguir os passos acima pode resolver o problema de forma eficaz. Aqui no Santander, por exemplo, temos processos estabelecidos para lidar com disputas de faturas, e eles existem para ajudar a proteger seus interesses financeiros. Ainda não é cliente?

Abra a sua conta
 

Fique atento à sua segurança financeira e esteja sempre preparado para agir rapidamente se detectar qualquer atividade suspeita em suas contas.

Avalie esse artigo