Seja para presentear alguém especial ou para garantir itens básicos do dia a dia, as compras online já fazem parte do cotidiano da maioria dos brasileiros. Para se ter uma ideia, só em 2023 foram realizados 395 milhões de pedidos via e-commerce, segundo a Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).
As compras de quase 88 milhões de consumidores resultaram em um faturamento de 185,7 bilhões - o que mostra a comodidade das compras online para as mais diversas situações. Ao mesmo tempo, com a pressa de receber seus produtos, é possível que muitos se esqueçam de um ponto fundamental: a segurança.
Com a infinidade de lojas virtuais que temos disponíveis hoje, pode ser difícil mesmo identificar quando uma promoção ou um site é confiável para fazer compras, e se você corre ou não risco ao inserir seus dados pessoais e financeiros.
Para você aproveitar a praticidade das compras online longe de golpes, criamos esse guia com todas as dicas e pontos que você deve ficar atento. Boa leitura!
Como escolher lojas confiáveis para fazer compras online?
Para ter uma experiência segura na hora de comprar na internet, é fundamental ter alguns pontos de atenção em mente para evitar golpes. Assim que definir o que deseja comprar e for escolher as lojas, certifique-se de:
- Verificar a reputação da loja: leia avaliações de outros clientes em sites especializados, como Reclame Aqui e Procon;
- Comprar em sites conhecidos: melhor ainda é pegar referências próximas – mesmo que esteja com pressa de garantir seu produto, vale gastar um tempinho pegando indicações de amigos e parentes, ou ainda de programas de relacionamento como a Esfera;
- Buscar por lojas com selo de segurança: sites seguros contam com certificados que indicam que a página conta com medidas de segurança para proteger seus dados;
- Verificar o endereço do site: sempre confira a URL (sigla para Uniform Resource Locator), ou seja, o endereço eletrônico da loja. Ao ver um link que parece ser de um e-commerce conhecido, confira se há erros gramaticais ou letras duplicadas – esse pode ser um site falso;
- Desconfiar de preços muito baixos e condições fáceis demais: é muito provável que descontos muito exagerados não sejam de verdade. Além disso, golpistas investem dinheiro em anúncios patrocinados para que promoções falsas apareçam para você. Para não correr riscos, sempre acesse o site oficial da loja, verifique se a oferta é verdadeira e compare preços em diferentes sites antes de comprar;
- Conferir informações sobre a empresa: lojas confiáveis disponibilizam informações como razão social, CNPJ, contatos e endereço. Se bater aquela dúvida, vale tentar entrar em contato para conferir a existência da loja.
Como proteger meus dados nas compras online?
A mesma facilidade que temos em fazer compras, também têm os golpistas na hora de hackear um site. Por isso, vale o velho ditado: todo cuidado é pouco.
Na hora de se cadastrar no site da loja, crie senhas fortes e evite usar informações pessoais, como datas de nascimento ou nome completo. Fique atento à links suspeitos recebidos por e-mail ou SMS, eles podem direcionar sua jornada de compra para sites falsos.
Outra orientação importante é manter seus antivírus e sistema operacional do celular ou computador sempre atualizados. Normalmente eles recebem camadas extras de proteção contra as últimas ameaças cibernéticas.
E, não menos importante: verifique se o site tem políticas de privacidade para entender como eles vão lidar com seus dados. O site precisa proteger suas informações e não compartilhá-las com nenhum terceiro sem sua aprovação.
Neste artigo, você encontra 10 dicas de segurança para se proteger de golpes virtuais contra seu dinheiro e dados.
Dicas para pagar suas compras online com segurança
1. Ative as notificações no App e mantenha seus dados atualizados
Assim, você sempre receberá avisos de compras realizadas com seu cartão. Além disso, clientes Santander contam com a funcionalidade Confirmação de Compras Suspeitas, onde o banco enviará um alerta por WhatsApp, notificação via App Santander ou SMS caso identifique alguma compra suspeita.
Para ativar as notificações, acesse o App Santander > toque no sininho na parte superior > clique na engrenagem > habilite todas as opções.
2. Use seu cartão virtual
Se for usar o cartão de crédito na sua compra, coloque as informações do seu Cartão Online, uma solução criada justamente para transações seguras pela internet. Uma das vantagens é que o código de segurança muda com frequência e ainda tem a numeração diferente do cartão físico.
3. Não conclua o pagamento antes de conferir os detalhes da compra
Confira todas as informações da sua compra antes de finalizar, incluindo o valor, o frete, os produtos e a forma de entrega. Isso evita que você acabe pagando por um item que não escolheu e fique no prejuízo.
Para aumentar a segurança das compras online, alguns sites podem pedir uma confirmação extra para garantir que é você mesmo quem está usando o cartão. Nesse caso, o banco disponibiliza um código de verificação por SMS, e-mail ou dentro do app, e a compra só é finalizada quando você insere esse código no site.
No Santander, esse código é o ID Santander, que você encontra no app em ID Santander > Compras em Sites e Aplicativos.
Dica de segurança: nunca compartilhe esse código com ninguém, ele é pessoal e protege suas compras.
4. Guarde os comprovantes de compra
Salve os e-mails e mensagens de confirmação do pedido e qualquer informação dada pelo site para possíveis consultas no futuro.
5. Monitore a movimentação da sua conta
Tenha o hábito de sempre verificar seu extrato bancário e fatura de cartão para identificar alguma atividade suspeita ou cobrança indevida. Se encontrar algo estranho, entre em contato na hora com o seu banco.
O que fazer se eu cair em um golpe comprando na internet?
Esses são os principais passos:
- Entre em contato com o banco: entre em contato com a Central de Atendimento para relatar o ocorrido e siga as instruções para lidar com o seu caso, seja para cancelar cartões ou congelar transações temporariamente;
- Troque senhas comprometidas: ao perceber que a compra foi um golpe, altere todas as suas senhas que podem ser ou tenham sido acessadas pelos criminosos nos sites falsos;
- Denuncie o site ou a promoção falsa à loja oficial: assim você contribui com as equipes de segurança que trabalham para tirar do ar sites e promoções enganosas que se passam pela empresa para atrair vítimas ao golpe.
Com as práticas certas e a devida atenção, você faz suas compras online com mais tranquilidade e garante seus itens sem sair de casa. Quer ver mais dicas para se manter protegido? Conheça o Guia Santander de Segurança para ficar por dentro dos golpes mais atuais e como te ajudamos a cuidar do que é seu.