Você já teve o acesso à sua conta bancária bloqueado? Erros de senha, inatividade e até tentativas de golpe ou furto são algumas das situações que podem levar a esse cenário.
Esse bloqueio pode ser extremamente frustrante, especialmente quando você precisa pagar boletos ou fazer movimentações urgentes. Por isso, é essencial entender os motivos por trás dessas restrições.
Para ajudar você a evitar o bloqueio e proteger suas finanças, criamos um conteúdo que explora os principais motivos que podem impedir o acesso à sua conta e o que fazer em cada caso para resolver o problema.
Vamos lá?
Confira 4 situações que podem impedir seu acesso à conta
1. Bloqueio de senha do App Santander
Imagine a seguinte situação: ao entrar no aplicativo do banco, você acabou digitando a senha errada por mais de três vezes e o seu acesso foi bloqueado. Isso acontece como uma medida de segurança contra tentativas de invasão de conta, por exemplo, e é possível que você já tenha passado por isso, não é?
Mas, não se preocupe: é possível recuperar sua senha facilmente pelos nossos canais digitais. Confira o passo a passo para trocar sua senha do App Santander em poucos minutos:
1. Abra o aplicativo Santander e vá na opção “Acessar sua conta”;
2. Agora, insira o seu CPF;
3. Clique no botão “Esqueci minha senha”;
4. Faça o reconhecimento facial.
5. Após isso, você deverá criar uma nova senha, seguindo os passos do aplicativo e as boas práticas para uma senha forte.
6. Para concluir, clique no botão continuar e pronto! Sua senha nova estará cadastrada.
Lembre-se de usar senhas fortes para proteger sua conta e cartão, evitando acessos indevidos. Saiba como criar senhas seguras para todos os seus acessos virtuais neste artigo.
#FiqueAtento! O Santander nunca envia links ou pede sua senha via e-mail, SMS ou ligações.
2. Bloqueio de senha do cartão
Essa também é uma situação que pode acontecer com qualquer um: você está prestes a pagar uma compra com o cartão, e na hora de inserir a senha, acaba esquecendo da ordem numérica e, após várias tentativas, acaba bloqueando a senha do cartão. Chato, né?
Saiba que se isso acontecer, a recuperação é tão rápida e simples que pode ser feita na mesma hora. Para começar, é importante ter o aplicativo Way baixado no seu celular.
1. Abra o aplicativo e faça o login com a autenticação do seu celular;
2. Abra o Menu, na lateral inferior à direita;
3. Escolha a opção Senha do cartão;
4. Selecione qual o cartão que você deseja visualizar a senha;
5. Pronto! A senha e a chave de segurança vão aparecer na tela.
Atenção: só será possível ver a senha de qualquer cartão se o seu ID Santander estiver ativo.
3. Bloqueio de conta por inatividade
Pode ser que uma conta bancária seja bloqueada após um período de inatividade, o que é identificado normalmente quando ela fica de 6 a 24 meses sem qualquer atividade. Antes que o bloqueio seja feito, o correntista é notificado e, caso não faça alguma movimentação na conta, ela é bloqueada pelo banco.
Se isso aconteceu com você, acesse o App na Home, clique em “Desbloquear conta” e siga o passo a passo. Se preferir, vá até uma agência e fale com um gerente de relacionamento para solicitar o desbloqueio e atualizar o status da sua conta. Para encontrar a agência mais próxima de você, clique no botão abaixo:
4. Fui roubado e usei o Bloqueio Imediato Santander. Como voltar a acessar os aplicativos?
Aqui, a situação foi inversa: você perdeu o celular, foi roubado ou furtado e foi você quem precisou bloquear a conta para evitar movimentações indevidas.
No Santander, você consegue fazer isso com o Bloqueio Imediato, uma solução que possibilita o bloqueio instantâneo dos seus cartões e dos acessos aos aplicativos Santander e Way em casos de perda – tudo isso 100% online e com muita agilidade.
Se você fez o bloqueio usando a ferramenta, assim que estiver com um novo celular, você já pode reativar seus acessos aos aplicativos Santander e Way de maneira bastante fácil:
1. Abra a loja de aplicativos do seu celular e instale os Apps Santander e Way;
2. Em seguida, clique em “Já sou cliente” e depois “Acessar sua conta”;
3. Em ambos os aplicativos, siga as orientações de login e as camadas de segurança necessárias para confirmar que você é o dono da conta.
Leia também: Trocou de celular e não sabe como habilitar o ID Santander?
Ainda precisa de ajuda? Fale com a Assistente Virtual Santander
Caso tenha ficado com dúvidas ou ainda precise de suporte, você também pode pedir ajuda pelo chat online com a Assistente Virtual do Santander e tirar suas dúvidas sobre a conta corrente, cartão, ID Santander e mais:
Ou ainda pela Central de Atendimento Santander, por meio dos seguintes telefones:
- 4004 3535 (capitais e regiões metropolitanas);
- 0800 702 3535 (para demais localidades).
Caso você também esteja com o cartão bloqueado, saiba que também dá para desbloqueá-lo da mesma forma pelos telefones acima.
O Santander também conta com uma série de medidas de segurança para proteger você. Conheça cada uma delas no nosso Portal de Segurança e confira dicas para manter você e seus dados mais seguros.