Como uma solução para enviar dinheiro a uma conta, a transferência bancária surgiu para facilitar a vida das pessoas. Quem precisa fazer essa transação, seja online ou presencial, provavelmente já deve ter feito transferência via DOC, não é? Mas, com a chegada do Pix, receber e enviar alguma quantia para outras pessoas ficou ainda mais prático.
DOC é a sigla para Documento de Ordem de Crédito: um dos tipos de transferências que os bancos disponibilizam para que você movimente o seu dinheiro, assim como o TED.
Bastante usado no dia a dia, o valor máximo permitido é de R$ 4.999,99 e pode ser recebido no dia útil seguinte e em até 2 dias úteis em caso de finais de semana, feriados ou se feito após às 22h.
A novidade é que em maio deste ano, os bancos associados à Federação Brasileira de Bancos (Febraban) deixarão de oferecer o DOC e definiram as datas para que o serviço seja encerrado:
- 15 de janeiro de 2024: último dia para que os bancos ofertem a possibilidade de envio e agendamento de DOC;
- 29 de fevereiro de 2024: fim das transferências via DOC agendadas previamente.
Entenda como será a descontinuação do DOC aqui no Santander
Aqui no Santander, o serviço de transferências DOC será descontinuado a partir de setembro de 2023, para clientes pessoas física e jurídica.
Isso significa que, até o final do mês de agosto, todos os clientes poderão realizar transferências e agendamentos de DOC normalmente e a partir de setembro apenas transferências via TED ou Pix estarão disponíveis.
E se eu tiver um DOC agendado?
Não se preocupe, você não será impactado. Todos os agendamentos realizados até agosto de 2023 serão efetuados normalmente até 28 de fevereiro de 2024.
Como enviar e receber dinheiro com o fim do DOC?
Hoje, clientes do Santander já utilizam Pix e TED como forma de envio e recebimento de dinheiro, e com a descontinuação do DOC nada muda! Você pode transferir via Pix ou por TED, atentando-se às regras de funcionalidades de cada serviço. Em ambas as funcionalidades você conta com segurança durante a transação e, se preferir, pode agendar suas transferências.
A principal diferença do Pix para o TED, ou até para como era o DOC, é o fato de ser instantâneo. Isto é, o dinheiro é enviado e recebido na hora, em questão de segundos. Assim, se tornou ainda mais rápido enviar determinada quantia ou receber um pagamento de alguém.
Entenda como funciona o TED e o Pix
O TED continuará com as mesmas características, ou seja, é válido para transferências bancárias com valores a partir de R$ 0,01 e, se transferido até às 17h, o dinheiro entra na conta no mesmo dia (após esse horário, o valor será creditado no próximo dia útil).
O Pix é outro tipo de transferência bancária e pode começar a ser utilizado ao cadastrar a sua chave Pix, que é o seu identificador. As chaves podem ser: e-mail, agência e conta, número de telefone, CPF ou CNPJ, ou uma chave aleatória (sequência alfanumérica única, gerada pela própria instituição bancária).
Caso não tenha sua chave cadastrada no Santander, saiba que é fácil e prático, basta realizar o cadastro no app ou internet banking dentro do menu Pix.
Como utilizar o aplicativo Santander para fazer transferências?
Quem é pessoa física, pode contar com mais de um caminho no aplicativo para transferir o valor necessário na sua próxima movimentação. Por exemplo, faça login no app Santander, clique em “Pix” na tela inicial e escolha entre ler QR Code, informar a chave e colar ou digitar um código de pagamento, siga as orientações e o valor será transferido de forma instantânea.
Ou então, vá em “Transferir” e clique em “TED”. Em seguida, selecione o favorecido, informe o valor e o tipo de conta. Confirme os dados e conclua a sua transferência.
Para pessoa jurídica, utilize o app Santander Empresas ou o Internet Banking. Depois de logar, basta clicar no menu Pix ou no menu de transferências para TED e siga com os dados para a transferência até concluir..
Fonte: Febraban