Todo ano, no dia 15 de março, é celebrado o Dia do Consumidor. Para o varejo brasileiro, a data representa uma oportunidade única das empresas se aproximarem ainda mais de seus clientes e melhorar os resultados de venda.
Com descontos e vantagens exclusivas ofertadas durante essa data, alguns setores, principalmente os e-commerces, aproveitam a ocasião para faturar e capitar novos públicos.
Devido a tantas oportunidades e o setor aquecido, o Santander está sempre pensando no que a gente pode fazer por você. Por isso, listamos dicas essenciais para você que é empreendedor aproveitar, além de iniciativas para auxiliar quem deseja ter o seu próprio negócio.
O que é o Dia do Consumidor?
No Brasil, com a entrada em vigor do Código de Defesa do Consumidor, estados e municípios tiveram suporte para criar órgãos dedicados às reclamações de consumidores como, por exemplo, o Procon – que atualmente ajuda milhões de brasileiros a resolverem problemas que envolvem o direito do consumidor.
Desde então, ano a ano, a data vem se destacando no varejo online devido ao crescimento e interesse dos usuários pela compra de diferentes tipos de produto.
Com tamanha relevância, as empresas viram uma grande oportunidade e, recentemente, passaram a expandir a data para a Semana do Consumidor, onde as lojas oferecem uma semana inteira de promoções, incentivando os clientes a anteciparem suas compras, tornando essa uma data do primeiro semestre importante para o comércio, assim como a Black Friday.
Como preparar o seu negócio para o Dia do Consumidor 2025
Para entender a melhor forma de aproveitar a data e potencializar suas vendas, é fundamental que você tenha boas práticas já implementadas no seu negócio.
Isso significa que, além de pensar nas ofertas e descontos que você pode oferecer, o ideal é se esforçar para fidelizar seus clientes e reafirmar seu compromisso com a experiência do público, isso irá trazer credibilidade ao seu negócio e, consequentemente, aumentar suas vendas.
Vale lembrar que é indispensável considerar a data no planejamento anual, para tirar o máximo de proveito do evento e turbinar seu faturamento no começo do ano. Por isso, separamos algumas dicas de como colocar tudo isso em prática.
Apoio para alavancar seu negócio
Quando você tem uma instituição financeira parceira que te dá apoio e ajuda o seu negócio oferecendo diferentes soluções, programas de incentivo e informação de qualidade para você chegar lá, faz toda a diferença.
Aqui no Santander, a gente sabe o quanto pode ser complicado dar o primeiro passo para abrir o próprio negócio, mas trabalhamos diariamente para encontrar diferentes formas de melhorar o empreendedorismo no Brasil.
Por aqui, temos projetos pensados para todo tipo de empreendedor:
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Promoções
Pode parecer uma dica óbvia, mas muitas empresas não se atentam a possíveis problemas que podem enfrentar se não tiverem um plano de ação pensado para as ofertas que irão oferecer aos seus clientes.
Antes de sair colocando tudo com desconto para atrair o maior número de pessoas, pense sobre quais são os produtos chave que podem te ajudar a alavancar as vendas, ou seja, aqueles mais procurados e que são tendência.
Ah, não esqueça de ver quais são os preços praticados no mercado. Assim, você terá uma promoção vantajosa tanto para o seu negócio quanto para o cliente que vai se deparar com preços parecidos com o dos seus concorrentes.
Atendimento ao Cliente
Mais importante do que promoções, preços vantajosos, cashback, entre outros atrativos, o atendimento ao cliente é um dos fatores mais importantes para o seu negócio.
Não podemos esquecer que hoje, mais do que nunca, os usuários são a voz mais ativa da sua empresa e são eles que ditam tanto o sucesso, quanto o fracasso dela.
Para isso, é fundamental que você crie canais de atendimento com uma experiência rápida e fácil. Esteja sempre disponível e ofereça mais de uma opção de contato para o cliente.
Além disso, verifique de tempos em tempos se o seu atendimento está funcionando. Metrifique quantas reclamações você recebe ao mês, quantas vezes foi acionado pelo mesmo cliente, quais são as reclamações com maior frequência, entre outros fatores.
Assim, você vai poder melhorar o que de fato é uma dor atual para o cliente e ter um retorno melhor, fidelizando sua clientela.
Vantagens nas compras
Um voucher de desconto, uma parceria ou até mesmo frete grátis. Todo mundo gosta de ter um benefício quando faz uma compra, até mesmo você que é empreendedor, já que também deve gostar de receber mimos das marcas que consome ou vantagens na primeira compra.
E se você gosta desses benefícios, seus clientes também vão gostar. Por isso, aposte nesta estratégia para deixar a experiência de compra do seu cliente mais atrativa e assim diminuir o desinteresse ou a desistência dele na hora de finalizar a compra.
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