Atualizado em Fri Dec 13 17:52:00 GMT-03:00 2024

por Equipe Santander

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Acessibilidade

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 12
Aumentar espessura do texto A+
Aumento de espessura do texto Aa
Preto e amarelo - tema para daltônicos (WCAG 16:44:1)
Preto e branco - tema para daltônicos (WCAG 21:1)
c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Modo escuro

O frio está chegando e nada melhor do que um chocolate para aquecer nosso dia a dia, não é mesmo? E a data mundial desse alimento tão consumido está chegando, uma ótima oportunidade para você começar a empreender.

Então, prepare-se para esse conteúdo completo sobre o dia mundial do chocolate e como você pode investir no seu próprio negócio e criar a sua independência financeira.

Continue a leitura e aproveite!

O dia mundial do chocolate

Comemorado no dia 07 de julho, o dia Mundial do Chocolate foi criado para registrar a chegada do produto na Europa, no século 15. Porém, existem registros de que foram os Maias e os Astecas os pioneiros no cultivo do cacau, a fruta principal para criação do chocolate.

E tempos após a sua chegada à Europa, o chocolate quente tornou-se um símbolo de riqueza para a aristocracia europeia. O chocolate, por sua vez, virou popular somente após a Revolução Industrial.

De acordo com o estudo feito pelo Journal of the American College of Nutrition, o cacau melhora a saúde dos vasos sanguíneos, além da possibilidade de reduzir a pressão arterial.

O Brasil ocupa a sétima colocação de produção mundial de cacau, com uma movimentação de R$20 bilhões, de acordo com o Ministério da Agricultura.

Algumas curiosidades sobre o chocolate

Existem alguns fatos curiosos sobre esse alimento tão importante para o Brasil. O primeiro que podemos mencionar é sobre o chocolate branco. Querido entre muitos, o chocolate branco, em sua origem, não era considerado um chocolate. Esse alimento é composto por uma mistura de manteiga de cacau, açúcar e leite.

Para ser considerado chocolate de fato, é preciso que sua composição possua ao menos 20% de manteiga de cacau, segundo a ANVISA.

E, por último, os brasileiros comem em média 2,5 kg de chocolate por ano. Com essa média, o Brasil é considerado um dos maiores consumidores desse produto em todo o  mundo!

Como começar um negócio próprio vendendo chocolate?

Como vimos, o chocolate gera uma movimentação alta na exportação brasileira. Então, por que não investir em um negócio com foco em vendas de chocolate?

Por isso, preparamos algumas dicas de como você pode começar a empreender com o chocolate e tornar o sonho de virar independente financeiro uma realidade.

Produção e locação

Primeiro passo de tudo é onde você fará a sua produção, afinal, é o passo primordial para começar com suas vendas. Para o começo, um espaço muito grande não é preciso, já que a produção não será tão alta.

Um espaço que suporte os principais instrumentos como, fogão, micro-ondas, geladeira, pia, armários, utensílios e um espaço para o estoque, além de outros locais primordiais, como sua bancada de trabalho.

Compras de materiais

Para ter sucesso no seu negócio, é preciso saber comprar de forma racional os materiais que serão utilizados para o seu produto, desde a matéria prima até a embalagem final do consumidor.

Por isso, faça uma pesquisa de valor pela região para verificar o melhor preço e com um material de qualidade.

Esteja apto a cumprir com as exigências legais

Por se tratar de manuseio de alimentos, a legislação é um pouco mais rígida nesses casos. Portanto, estar adepto às leis que regem esse segmento é muito importante.

Antes de finalizar o seu espaço físico, certifique-se que está de acordo com as normas da Vigilância Sanitária. Além disso, existem cursos que tratam sobre o manuseio de alimentos e de higiene do ambiente de produção.

Nas embalagens, crie etiquetas que contenham as principais informações sobre o produto, como ingredientes, data de fabricação e validade. E não esqueça, entre em contato com a Vigilância quando estiver pronto para iniciar o seu negócio.

Por último, não esqueça de realizar o seu Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). Para todas as pessoas que desejam empreender, é necessário a criação desse cadastro para as empresas. Para empresas que estão começando, a recomendação é a abertura do MEI.

Quer saber como realizar esse cadastro? Confira nosso conteúdo completo sobre como abrir o seu MEI e dê o seu passo para o empreendedorismo.

Invista na divulgação

No início de suas vendas é comum que a clientela não chegue de cara, por isso o investimento em divulgações são fundamentais para o crescimento da sua empresa. Quanto mais pessoas conhecerem, maior será o interesse pelo seu produto.

Trabalhe etiquetas com os principais contato da sua empresa, assim, no momento da entrega os clientes saberão como realizar novos pedidos, assim como novos clientes também.

Outra sugestão seria os panfletos e ofertas especiais. Esse tipo de trabalho aproxima o seu negócio do consumidor final, criando um desejo para consumo e economias em sua compra.

Planejamento e gestão

O gerenciamento é um dos carros chefes para o seu negócio crescer e tornar-se um sucesso entre as pessoas. Tenha em mente que não são produtos somente que você vende, mas sim experiências aos usuários.

Por isso, invista de forma consciente em qualidade, seja para os produtos, embalagens ou até mesmo na produção, com funcionários qualificados para executar as atividades.

Por último, tenha em mente onde você deseja chegar com a sua empresa, quais são as metas de vendas mensais, fluxo de caixa, entre outras análises. Ter um objetivo traçado auxilia ainda mais no crescimento da sua empresa.

E para ajudar no desenvolvimento da sua empresa, o Santander oferece uma Conta Corrente para Pessoa Jurídica que possui diversos benefícios que a sua empresa precisa para crescer ainda mais.

Além de uma conta integrada, você conta com outros serviços empresariais que vão auxiliar nas suas vendas, como a maquininha Getnet, Cartão de Crédito Santander, programa Avançar e muito mais. Aproveite e abra a sua Conta PJ no Santander!

Abrir conta PJ

Avalie esse artigo