Para quem está no Ensino Médio, a sensação de felicidade se junta ao sentimento de ansiedade por conta do momento decisivo de definir os próximos passos para o seu futuro.
E nessa tomada de decisão, os processos de seleção são de suma importância, principalmente para aqueles que desejam ingressar em uma Universidade Pública ou uma bolsa de estudos para as Universidades Particulares.
Por isso, preparamos esse conteúdo com 3 dicas de como você pode estudar para o Enem e conseguir um bom desempenho na prova.
Aproveite o conteúdo!
O que é o Enem?
Antes de mais nada, precisamos entender o que de fato é o Enem. A sigla é uma abreviação para Exame Nacional do Ensino Médio e tem o objetivo de avaliar os conhecimentos dos estudantes que estão concluindo o curso.
O Exame foi criado em 1998, mas desde 2004 a prova passou a ser um meio para que os alunos ingressem em faculdades. Já em 2010, foi incluído no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
E durante todos esses anos desde sua criação, o Enem vem substituindo as provas vestibulares que eram realizados pelas universidades nacionais, mas ainda existem instituições que ainda realizam esses exames na própria universidade.
Além disso, o Enem é a principal ferramenta que concede bolsas de estudos, parciais e integrais, em faculdades particulares, através do Prouni (Programa Universidade Para Todos).
Por último, o Exame também é uma metodologia que auxilia os estudantes a obterem financiamentos que são disponibilizados pelo Governo Federal, como por exemplo, o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e o P-Fies (Programa de Financiamento Estudantil).
Após essa breve introdução sobre o que é o Enem e como ele pode auxiliar os estudantes que estejam concluindo o Ensino Médio, vamos as dicas primordiais que podem te ajudar nos estudos para a prova?
Leia o edital com atenção
A primeira e mais importante dica que temos é, leia o edital com atenção. Por mais que o formato desse conteúdo seja cansativo e com uma linguagem um pouco mais complicada, é fundamental que você leia com atenção.
Lá estão inseridas as principais informações para sua realização da prova, como por exemplo, os assuntos em que a prova está baseada, data de realização, documentos necessários etc.
Então, quando realizar sua inscrição ou até mesmo antes, confira o edital e baseie o seu plano de estudos no documento, assim, você tem chances menores de estudar conteúdos que não estejam na prova.
Plano de estudos
Assim como em todos os âmbitos da vida, nos estudos também precisamos de um planejamento. Após a leitura do edital, comece a pensar em como irá se organizar para os estudos.
Nesse plano você pode inserir informações como, quais matérias vai estudar em cada dia, horários para cada uma delas, se pretende estudar individualmente ou com amigos e quais os materiais de apoio que pretende utilizar.
Dessa forma, você consegue otimizar o seu tempo e dedicar-se totalmente aos estudos e dá mais um passo rumo à sua aprovação.
Faça exercícios e provas anteriores
A melhor forma de memorizar um conteúdo é o colocando em prática, por isso, sempre faça exercícios que estejam relacionados a matéria e assunto que estudou.
E quando estiver com os conteúdos bem memorizados, procure o simulado de um ano anterior e faça como se estivesse no dia da prova, cronometrando o tempo, quantidades de exercícios etc.
No caso da redação, estude bem sobre os possíveis assuntos que serão divulgados e comece a escrever modelos rascunhos. Se quiser, peça ao seu professor realizar uma avaliação e procure sempre ajustar os pontos de melhoria.
Ao final, procure o gabarito e faça uma correção para ver qual foi a sua nota final. Assim, você consegue criar um plano para estudar as matérias que não tenha tido um bom resultado.
Os simulados e seus gabaritos estão disponíveis no site do Inep.
Considere um curso Pré-Vestibular
Por último, se você deseja um complemento aos seus estudos, considere a possibilidade de fazer um cursinho pré-Vestibular. Essa opção tem crescido nos últimos anos, principalmente as opções online.
Os cursinhos são uma ótima possibilidade, afinal, as aulas são destinadas 100% para as matérias e questões que estarão presentes no Enem e em outros vestibulares.
Quer saber mais sobre mercado de trabalho, cursos voltados para áreas específicas, bolsas de estudo, oportunidades de estágios e muito mais, conheça o Universia, a maior rede de cooperação universitária do mundo.
E aí, gostou das dicas? Aproveite e coloque as em prática e tenha um bom resultado no Enem!