Atualizado em 28-11-2024

por Equipe Santander

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Acessibilidade

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 12
Aumentar espessura do texto A+
Aumento de espessura do texto Aa
Preto e amarelo - tema para daltônicos (WCAG 16:44:1)
Preto e branco - tema para daltônicos (WCAG 21:1)
c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Modo escuro

Na imagem temos um texto à direita com a frase

Dar atenção para a sua segurança é essencial em diversas situações. Isso porque pessoas mal-intencionadas usam momentos vulneráveis, como para persuadir, aproveitar da fragilidade da vítima e aplicar golpes financeiros quando alguém está negociando uma dívida.

Para saber como se precaver e aumentar a sua proteção ao fazer esse tipo de renegociação, veja as dicas de segurança que trouxemos para você. Boa leitura!

1 – Tome cuidado com anúncios falsos

Quando se trata de golpes relacionados a negociação de dívidas, há um tipo de fraude bastante comum: anúncios com ofertas milagrosas ou condições de pagamento que chamam a atenção, mas que não são verdadeiros. Eles estão presentes na internet, nos resultados de busca do Google e em propagandas patrocinadas nas redes sociais.

Os golpistas usam comunicações que simulam ser de instituições financeiras com mensagens como: “limpe o seu nome de forma rápida e fácil” e “quite as suas dívidas com desconto especial”, entre outras. Ao ver essas propostas chamativas e que beneficiam de alguma forma, muitas vítimas acabam caindo na armadilha dos criminosos e sofrem prejuízos.

Esse golpe costuma envolver um site falso, como se fosse de um banco. Em seguida, será indicado a continuar a conversa de negociação por WhatsApp, o que faz a vítima compartilhar os seus dados pessoais para os criminosos e que resultará num falso boleto de cobrança. Caso seja pago, como se fosse o pagamento da dívida, o dinheiro cairá na conta dos golpistas.

2 – Preste atenção às ligações suspeitas

Do mesmo jeito como acontece no Golpe da Transação Falsa, os golpes que têm como alvo quem está negociando dívidas com instituições financeiras também podem acontecer falso contato telefônico. Afinal, os golpistas usam essa situação e simulam uma falsa central de atendimento para aplicar o golpe e negociar sua dívida.

Eles solicitam informações, agem como se estivessem consultando o banco de dados do banco e tentam convencer sobre as formas de quitar ou negociar a dívida. Por isso, se você receber uma dessas ligações suspeitas, tome bastante cuidado e não passe nenhum dado.

Em caso de dúvidas, busque a central de atendimento da instituição financeira.

3 – Verifique as informações do boleto

Infelizmente, receber boletos falsos por e-mail também é uma prática comum dos golpistas. Eles se aproveitam da uma pessoa que está com dívidas em aberto para aplicar golpe e receber dinheiro indevidamente e de forma ilegal.

Assim, caso você receba algum boleto para pagar as parcelas do valor negociado, cheque o código de barras e os demais dados que estiverem neste documento. Faça o pagamento apenas depois de confirmar que é verdadeiro, combinado?

Para você saber: se for um boleto emitido pelo Santander, identifique se os três primeiros dígitos da linha digitável são 033. Se notar algo diferente no campo “Beneficiário” ou na finalização do pagamento, não pague e entre em contato com o emissor do boleto. Se precisar emitir uma segunda via, faça a operação pelo site oficial da instituição financeira.

4 – Desconfie de links que receber em comunicações

Além das ligações e dos sites falsos, os golpistas ainda mandam mensagens com links que são fraudes. Uma boa prática para não cair em golpes é não clicar em qualquer link que receber por SMS, por WhatsApp ou por e-mail. Afinal, nesses endereços online costumam conter vírus que possibilitam o acesso remoto ao seu celular, como acontece no Golpe da Mão Fantasma.

Para ver mais dicas ou outras maneiras de garantir a sua segurança online, torne-se um Cyber Hero. O nosso curso gratuito mostra como se proteger dos golpes e fraudes mais comuns dos tempos atuais. Conheça!

Seja um Cyber Hero

Continue acompanhando os nossos conteúdos para se manter atualizado sobre os tipos de golpes e fraudes mais recentes, além de saber o que fazer em cada caso. Assim, você aumenta as suas chances de sair ileso e de evitar dor de cabeça.

Avalie esse artigo