Atualizado em 12-11-2024

por Equipe Santander

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Acessibilidade

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 12
Aumentar espessura do texto A+
Aumento de espessura do texto Aa
Preto e amarelo - tema para daltônicos (WCAG 16:44:1)
Preto e branco - tema para daltônicos (WCAG 21:1)
c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Modo escuro

Artigos Salvos

Se você está se planejando para comprar um bem e o valor é considerado alto, como uma casa ou um carro, é bem provável que já tenha pensado em fazer um empréstimo ou um financiamento. Essas duas possibilidades possuem diferenças e são específicas para determinadas situações. Você sabia disso?

As duas operações são para pessoas que precisam de dinheiro e não possuem o valor total. Para que o banco libere o empréstimo ou financiamento, é feita uma análise de crédito para saber o perfil do cliente, se tem condições de arcar com as parcelas e qual a taxa de juros será cobrada.

Isso é o que elas têm em comum, agora é a hora da gente conhecer as diferenças.

O que é um empréstimo?

O empréstimo nada mais é que uma linha de crédito para pessoa física, no qual uma instituição financeira empresta um valor para um cliente por tempo determinado.

Nesta modalidade, o cliente pode utilizar o dinheiro da forma que desejar para comprar o que quiser. A obrigação principal do cliente é: pagar as parcelas no prazo e com a adição de juros que estava tudo prevista em contrato.

Existem diversos tipos de empréstimos, voltados para as mais diferentes necessidades. Entre as opções mais conhecidas, estão o empréstimo consignado, o crédito pessoal e a antecipação do 13º Salário.

Onde posso fazer um empréstimo? Você pode contratar crédito de forma 100% digital e sem burocracia. Conheça todas as soluções que o Santander tem para te oferecer.

Contratar empréstimo
 

O que é financiamento?

Da mesma maneira, o financiamento também é um crédito para pagar com acréscimo de taxas e juros. Porém, diferente do empréstimo, ele é utilizado para adquirir um bem específico e o bem financiado serve como garantia do financiamento.

O Dinheiro, inclusive, é repassado diretamente ao vendedor do bem, não sendo depositado na conta do cliente que faz o financiamento.

Para a compra de uma moto nova, por exemplo, você pode fazer um financiamento de veículos e realizar mais esse sonho. A moto, neste caso, será utilizada como a garantia do financiamento. 

Contratar financiamento

Qual a diferença entre empréstimo e financiamento?

Falamos sobre uma das principais diferenças entre o empréstimo e o financiamento: a finalidade. No empréstimo, o dinheiro pode ser usado como o cliente quiser, enquanto no financiamento o dinheiro será utilizado para a compra de um bem especificado em contrato.

Mas as diferenças vão além. Os prazos, taxas e, consequentemente, a burocracia podem ser bem distintas.

1 - No financiamento, o valor é liberado diretamente para quem fez a venda. Se você for comprar um imóvel, o banco vai dar o dinheiro diretamente para construtora, imobiliária ou proprietário. No empréstimo, o dinheiro será entregue diretamente para você.

2 - O empréstimo é uma modalidade em que o pagamento é feito em curto e médio prazo, enquanto o financiamento pode ser pago em mais de 20 anos. Em um financiamento de veículos, por exemplo, o prazo pode variar entre 12 e 72 meses.

3 - O financiamento costuma ter taxas de juros mais baixas por conta da garantia do financiamento.

Independentemente do produto que você escolher contratar, não se esqueça de conferir o CET, ou seja, o Custo Efetivo Total, pois a concessão de crédito envolve outros custos além da taxa de juros. Dessa forma, você vai saber exatamente quais valores estão embutidos nas parcelas do seu financiamento ou empréstimo.

Seja qual operação financeira você escolher, lembre-se bem de estudar as opções, fazer um planejamento e entender a sua realidade financeira. Se precisar de ajuda, fale com o seu gerente Santander, ele sempre pode te ajudar. Ainda não é cliente? Então abra agora a sua conta.

Avalie esse artigo