Há ainda uma dúvida muito comum entre aqueles que desejam proteger o seu patrimônio ou protegerem a si mesmo, que é: devo contratar um seguro ou uma assistência?
Por essa razão, vamos entender exatamente as características de cada uma dessas modalidades e como elas funcionam.
Desse modo, ficará mais fácil para você fazer a escolha que melhor resolve as necessidades da sua vida, do seu dia a dia e de tudo aquilo que você considera importante.
O que é um seguro?
A definição de um seguro é bem simples: é um contrato entre duas partes, em que mediante pagamento, uma delas se responsabilizará de arcar com uma indenização em caso de hipóteses previstas em contrato. Resumidamente, se um dos riscos listados no contrato acontecer com a pessoa ou o bem coberto pelo seguro, a seguradora será acionada e se responsabilizará a pagar a indenização acordada com o cliente segurado.
Atenção para o “mediante pagamento”. Na hora de contratação de um seguro, será necessário pagar o valor acordado, só após o pagamento que o contrato entrará em vigor. Essa quantia, no mercado de seguros, é conhecida como “prêmio”. Ah, e não se esqueça de se atentar a carência que algumas de suas coberturas possa ter.
Vamos pensar em um exemplo? Se você fizer um seguro veicular e pagar o prêmio corretamente, o seu carro estará assegurado. Digamos que, em um imprevisto, seu carro seja roubado, por exemplo. Você poderá acionar o seguro do seu automóvel, e a seguradora pagará a indenização para que você possa restituir seu patrimônio. Em caso de danos parciais, a seguradora poderá requerer a participação obrigatória do segurado, mediante pagamento de franquia, acordada na contratação do seguro.
E aqui merece outro ponto de atenção: todo seguro estabelece em contrato, nomeado como apólice/certificado de seguro, quais são as coberturas e quais os riscos que estarão cobertos. Ou seja, se algum evento não estiver previsto no contrato, a seguradora poderá negar o pagamento da indenização. No exemplo citado, a cobertura para o evento em questão é a de “roubo”.
Além das coberturas para eventos específicos citados anteriormente, as apólices de alguns ramos de seguro podem contar com diversas assistências que facilitam o dia a dia do seu segurado.
O seguro, é feito para proteger o segurado dos imprevistos contra seu patrimônio, bem como amparar financeiramente o segurado em razão de danos físicos e seus beneficiários no caso de morte.
Concluímos que o seguro é uma forma de compartilhamento de riscos, sendo uma ótima solução para quem busca amparo para as adversidades da vida.
O que é cobertura de um seguro?
A cobertura são as hipóteses que o seguro se responsabilizará em pagar a indenização prevista ao segurado, enquanto sinistro é o súbito acontecimento dessa situação. Ao contratar um seguro, certifique-se que esteja bem especificado em contrato o que está coberto e se a descrição das coberturas se adequa às suas expectativas. Isso é fundamental.
Novamente, a melhor forma de entender é com um exemplo. Vamos pensar em uma situação hipotética em que você contrata um seguro para o seu apartamento com coberturas contra incêndios, vendavais e enchentes.
Caso um incêndio, vendaval ou uma enchente causarem prejuízos ao seu imóvel, a seguradora terá que ressarcir os valores previstos em contrato/apólice para cada evento coberto.
Não se esqueça que a seguradora poderá cobrar a franquia, ou seja, a responsabilidade da seguradora inicia no que exceder o valor da franquia descrita na proposta e na apólice.
O que são serviços assistenciais?
É um grupo de serviços prestados ao cliente por acionamento, podendo ser uma assistência para sua casa, carro, moto, pet (cachorro ou gato) ou mesmo para sua saúde (consiste no desconto para realização de consultas e exames em uma rede credenciada que será disponibilizada após a contratação da assistência saúde). Você pode contratar de 2 maneiras, de forma indireta ou direta, conforme exemplos abaixo.
• Forma indireta: você contrata um serviço ou produto e ganha como bonificação pelo relacionamento um pacote de assistências para situações emergenciais;
• Forma direta: você contrata um serviço de assistência diretamente com a empresa responsável. Neste caso o Santander helpS possui diversas opções de assistências, para você que é correntista do Banco Santander, que podem ser escolhidas e contratadas individualmente, de acordo com sua necessidade.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre o que é um serviço de assistência, conheça mais sobre as modalidades de assistências oferecidas pelo Santander helpS.
Quais as assistências helpS disponíveis?
• helpS Mobilidade por apenas R$ 29,90 por mês.
Manutenção, reparo e até guincho para qualquer carro ou moto, inclusive se estiver de carona!
Serviços disponíveis:
- Auto Socorro;
- Guincho até 200km;
- Troca de Pneu;
- Chaveiro;
- Guarda de Veículo;
- Pane Seca.
• helpS Casa + Pet por apenas R$ 19,90 por mês.
Reparos e manutenção para sua casa além de cuidados como consultas veterinárias para seu pet (cachorros e gatos).
Serviços disponíveis:
- Chaveiro;
- Encanador;
- Eletricista;
- Vidraceiro;
- Envio de Ração;
- Consulta Veterinária não emergencial;
- Aplicação de Vacina em Casa;
- Acionamento Leva e Traz.
• helpS Saúde por apenas R$ 19,90 por mês.
O helpS Saúde conta com uma rede credenciada que possui serviços de consulta médica online 24h, com médicos especialistas e agendamento de exames, cujo serviços são pagos pelo usuário conforme preço estabelecido pelo profissional escolhido. Além disso, você conta com descontos exclusivos em medicamentos e pode incluir até 3 dependentes para ter todos esses benefícios.
Serviços disponíveis:
- Consulta online 24h com clínico geral e especialista;
- Aplicativo helpS Saúde;
- Inclusão de até 3 dependentes.
Qual seria um dos principais diferenciais do helpS: a flexibilidade.
Como falamos anteriormente, os benefícios da assistência 24 horas podem ser utilizados em bens de terceiros, como uma casa alugada para veraneio, a residência de um amigo ou familiar, o cãozinho de um parente, o carro do motorista de aplicativo, em caso de pane durante o trajeto. Além disso, o helpS não tem carência e pode ser usado em todo o território nacional.
Gostou de algum produto? Para contratar é muito simples.
Qual a diferença entre seguro e assistência?
Após entender as principais particularidades de um seguro e de um serviço de assistência, é possível perceber a diferença entre eles.
Enquanto a cobertura do seguro indeniza o segurado ou demais beneficiários por conta de algum imprevisto, e conta ainda, a depender do ramo de seguro, com serviços assistenciais, o serviço de assistência consiste na prestação de determinados serviços, não existindo obrigatoriedade de indenização ao cliente.
Também por esse motivo, na maioria dos casos, os serviços de assistência possuem um valor de contratação muito inferior e se mostram interessante em razão de seu custo-benefício.
Quais os tipos de seguros que o Santander distribui?
Aqui no Santander, nós oferecemos diversos tipos de seguros:
Seguro Casa
Seguro Cartão Protegido
Seguro de Acidentes Pessoais
Seguro Prestamista
Seguro Vida Sócio
E a plataforma Auto Compara que é uma plataforma do Santander para você cotar, comparar e contratar seu seguro auto em 3 passos simples, de forma 100% online.
Vale a pena contratar um seguro ou assistência?
A resposta para essa pergunta depende das suas expectativas e momento de vida, bem como sua realidade financeira. Durante o texto, entendemos o que é um seguro e um serviço assistencial, o que eles oferecem e as diferenças de cada um.
Com essas informações, é possível avaliar o que faz mais sentido para você e contratar o produto que atenda às suas necessidades.
O Santander helpS é garantido por SANTANDER CORRETORA DE SEGUROS, INVESTIMENTOS E SERVIÇOS S.A – CNPJ 04.270.778/0001-71. Os canais da ouvidoria e o manual de assistências estão disponíveis no site www.santander.com.br.