Atualizado em 25-11-2024

por Equipe Santander

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Acessibilidade

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 12
Aumentar espessura do texto A+
Aumento de espessura do texto Aa
Preto e amarelo - tema para daltônicos (WCAG 16:44:1)
Preto e branco - tema para daltônicos (WCAG 21:1)
c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Modo escuro

Artigos Salvos

Na imagem temos um texto à direita com a frase 'Como economizar no supermercado?'. Já à esquerda, temos uma ilustração que representa um carrinho de supermercado com nuvens ao fundo.

Em tempos de crise, economizar é uma palavra que vive no nosso cotidiano. Estamos sempre buscando por itens que estejam em promoção, com opções mais acessíveis e evitando gastar com compras que não sejam necessárias no momento, não é mesmo?

E uma das maiores dores é na hora do supermercado. Nos últimos tempos, os alimentos têm sofrido aumentos significativos, o que prejudica o poder de compra dos brasileiros.

Pensando nisso, preparamos esse conteúdo com dicas que podem ajudar você a economizar nas compras do supermercado. Confira!

Evite fazer a compra cheia do mês

Apesar de ser um método muito utilizado em nossa rotina, atualmente as compras mensais não são mais recomendadas. E você deve estar se perguntando o porquê.

E a resposta é bem simples, com compras semanais você consegue aproveitar as ofertas que os supermercados disponibilizam semanalmente, principalmente quando falamos do final do mês.

Por isso, sempre acompanhe os folhetos e outros meios de divulgação dos supermercados para garantir o melhor preço nos produtos básicos.

Monte um cardápio semanal

Como forma de complementar a dica anterior, elabore sempre um cardápio semanal para você e as demais pessoas com quem convive. Isso porque, com uma lista pré-definida, sua visita ao mercado será certeira, sem comprar itens que não estejam na lista.

E vale ressaltar que, é importante você evitar ir ao supermercado com fome. De acordo com uma pesquisa da Cornell University, quando fazemos isso, temos uma tendência maior de comprar alimentos que não estão na lista para saciar nossa fome.

Fonte: BBC

Esqueça as compras no início do mês

A maioria das empresas depositam os valores dos colaboradores no começo ou final do mês, principalmente nos casos de benefícios como Vale Alimentação e Refeição. Com isso, a volumetria nos mercados aumenta consideravelmente quando comparado com o restante do mês.

 E é nesse ponto em que essa dica será primordial para você. Com esse aumento das pessoas, os mercados não reduzem tanto os preços nas mercadorias, ou seja, o desconto é menor.

Então, quando estiver com o dinheiro disponível para o mercado, opte por fazer as compras entre o meio e final do mês, assim, garante as melhores ofertas.

Tenha uma lista consciente

Essa dica provavelmente já está na sua rotina para realizar as compras do mercado, mas é sempre importante ressaltar. Antes de ir ao mercado, faça uma lista consciente dos itens que pretende comprar.

Separe um tempo no seu dia e confira os produtos que já possui em casa, para não correr o risco de comprar itens repetidos ou em excesso. Assim, você vai conseguir comprar somente o necessário.

Pesquise as melhores opções

É normal termos alguns supermercados como prioridades no momento da compra mensal, afinal, são muitos anos de confiança ou boas avaliações para ele. Mas, será que realmente essa é a melhor opção que você tem?

Faça uma pesquisa com as opções próximas da sua região e veja qual oferece as melhores condições para você. Geralmente, mercados maiores tendem a promover melhores condições em seus produtos.

Planeje os seus gastos

Não somente no mercado, mas em todas as situações da vida é importante termos um planejamento financeiro. Esse processo nada mais é que entender quais são as suas finanças de forma mais profunda.

Então, veja quais são os seus ganhos, separe as contas principais e distribua um valor especial para o mercado para o decorrer do mês. Com esse orçamento definido, você evita gastar mais do que o permitido.

Agora que você entendeu algumas dicas importantes para economizar no mercado, que tal colocá-las em prática?

E se as contas estiverem apertadas, saiba que no Santander você pode renegociar suas dívidas com condições especiais para conseguir um fôlego financeiro.

Quero renegociar

Para acompanhar outras dicas de economia e temas relacionados, acompanhe nosso blog e mantenha-se atualizado financeiramente.

Fonte: Exame

Avalie esse artigo