Atualizado em Wed Jul 17 14:03:30 GMT-03:00 2024

por Equipe Santander

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Acessibilidade

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 12
Aumentar espessura do texto A+
Aumento de espessura do texto Aa
Preto e amarelo - tema para daltônicos (WCAG 16:44:1)
Preto e branco - tema para daltônicos (WCAG 21:1)
c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Modo escuro

Na imagem temos um texto à esquerda com a frase 'O que é fundos de investimento?'. Já à direita, temos uma ilustração que representa um homem encima de uma seta com a direção para cima segurando uma maleta e de gravata vermelha.

Se você é recém-chegado ao universo dos investimentos, pode se pegar pensando como começar a investir e onde colocar o seu dinheiro, afinal, são inúmeras possibilidades. Renda fixa, renda variável, CDB, Tesouro Direto, fundos imobiliários... Parecem ser infinitos a quantidade de tipos de investimento, certo? Mas a verdade é que isso te dá a oportunidade de escolher, ou seja, a responsabilidade é sua de estudar as opções e escolher a que melhor te convém.

Dentro desse leque de alternativas, estão os fundos de investimento. E hoje é sobre eles que vamos falar.

O que são os fundos de investimento?

Os fundos de investimento são organizações criadas para captar recursos e aplicar em diferentes tipos de ativos. Ou seja, você coloca o seu dinheiro nessas organizações confiando que eles farão bom uso dessa quantia, investindo nos produtos corretos, na hora certa.

As gestoras de fundos de investimento precisam ser registradas na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e utilizam seu conhecimento e profissionalismo para traçar estratégias eficientes com o seu dinheiro investido. Toda a quantia captada será direcionada para diferentes produtos do mercado financeiro e, assim, você terá a possibilidade de faturar com a parcela proporcional dos rendimentos, além da valorização da cota do fundo.

Como saber quais os melhores fundos de investimento?

As opções de investimento aumentaram bastante nos últimos anos com diversas mudanças no cenário econômico e com as evoluções que vem ocorrendo no mercado de investimentos. Os fundos de investimento oferecem alternativas amplas, desde fundos de renda fixa e variável, passando por multimercados e investimentos no exterior.

Com tantas opções, fazer escolhas pode não ser tão fácil. Mas calma que a gente te ajuda. O primeiro passo para escolher um entre tantos fundos, é preciso saber qual o seu perfil de investidor, seus objetivos com o investimento e a sua capacidade financeira. Ah, isso vale não só para os fundos, mas para todo e qualquer tipo de investimento.

Vamos pensar em um exemplo? Se a sua realidade no momento é a de formar uma reserva de emergência, seria mais indicado investir em fundos de renda fixa que possuam boa liquidez, já que você pode resgatar a quantia em pouco tempo ou a qualquer momento. Porém, se a sua ideia é diversificar a carteira e tem planos de médio/longo prazo, talvez valha a pena conhecer as opções de maior risco, com fundos que invistam também em renda variável ou até de crédito privado, por exemplo. Ou seja, novamente o seu perfil de investidor é essencial, pois o perfil mais conservador vai aceitar menos variações de mercado do que investidores mais arrojados.

Aqui no Santander, você pode contratar carteiras modelo, elaboradas por especialistas e que combinam diversas soluções de investimentos, buscam retornos diferenciados e proteção para momentos de instabilidade. Essas carteiras também apresentam fundos de investimento para cada classe de ativo, além da porcentagem recomendada para cada perfil de investidor.

Você pode conhecer todas essas alternativas nos canais digitais do Santander ou conversar com um assessor ou gerente. Eles estão sempre preparados para te ajudar.

Quero investir

 

Quais as vantagens de investir em um fundo?

A principal vantagem dessa modalidade do mercado financeiro é a facilidade para os investidores iniciantes, pois, ao investir, vão contar com uma gestão profissional de portfólio de acordo com a política do fundo, além da diversificação nos investimentos. Investir individualmente em cada ativo que um Fundo aloca seus recursos pode ser burocrático, e a gestora do fundo faz todo esse trabalho. Você só precisará avaliar os documentos dos fundo e realizar uma aplicação para ter acesso a variedade de ativos que o compõem.

Além disso, outras vantagens se sobressaem:

• Invista com poucos recursos

A maioria dos fundos exige um valor mínimo para que a primeira aplicação seja feita, mas esses valores costumam ser baixos, a partir de R$ 1.000.

• Baixos custos

O pagamento da  equipe gestora do fundo é diluído entre todos os investidores que possuem cotas e de acordo com o nível de aplicação de cada um. Ou seja, as taxas são consideravelmente baratas pelo serviços prestados e pelos retornos que você pode receber.

• Facilidade no pagamento do Imposto de Renda

Por último, é fundamental para o investidor saber que o cálculo do Imposto de Renda será feito pela gestora do fundo, já que os impostos são retidos diretamente na fonte.

 

Fonte: Receita Federal, Infomoney, Toro Investimentos

 

Avalie esse artigo