Imagine estar usando suas redes sociais e, de repente, você vê o anúncio do show de uma banda ou artista que gosta muito. É bem provável que sua primeira reação seja clicar no link disponível para ter mais informações, e se possível, até comprar o ingresso para aquele tão sonhado evento, não é?
No calor da emoção, talvez você não tenha percebido, mas aquele anúncio pode ter sido um golpe. Nos últimos meses, criminosos passaram a criar perfis, sites e anúncios falsos de shows no Brasil que nunca vão acontecer, inclusive com a menção de patrocinadores como o Santander, com o simples intuito de pegar o dinheiro do maior número de pessoas possível.
Para te ajudar a identificar esse tipo de golpe e evitar que você se engane e perca seu dinheiro, vamos explicar como ele acontece, as principais características que você deve se atentar e como saber que um anúncio é confiável. Vamos lá?
Como identificar um anúncio falso de show?
Cada vez mais cuidadosos e detalhistas, os golpistas tentam ser minuciosos na produção visual do anúncio, usando fotos em alta resolução do artista, logotipos e uma arte bem elaborada. Além disso, investem na criação de um site muito semelhante ao oficial de venda de ingressos.
Por isso, fique atento aos seguintes sinais:
Valores muito abaixo da média
Um bom sinal de um anúncio falso de show é o valor cobrado. Os golpistas acabam colocando um preço atrativo para que os fãs fiquem tentados a comprar o ingresso, mas isso pode fazer você perder seu dinheiro e até colocar seus dados em risco.
Sites não oficiais e com design simples
Por mais detalhistas que os criminosos sejam, é possível reconhecer e diferenciar um site falso de um verdadeiro se olharmos com atenção.
O site falso normalmente tem poucos recursos, apenas o mínimo de links internos e não há certificados de segurança para compra, além de ter uma URL fraudada – com números ou caracteres a mais, quase imperceptíveis.
Também contam com um layout simplista, com diferenças que podem ser notadas na comparação com o original. Fique atento aos detalhes!
Formas de pagamento duvidosas
Por dinheiro rápido, os anúncios falsos de shows normalmente oferecem apenas uma forma de pagamento, como o Pix, dinheiro, ou por plataformas de pagamento com poucos níveis de rastreamento.
Falta de informações detalhadas sobre o evento
Se você estiver no anúncio da sua banda favorita, vai saber confirmar se as informações disponíveis sobre ela e aquele show são reais. É hora de deixar a emoção de lado e notar se há informações suficientes sobre aquela turnê e a apresentação em si, confirmando inclusive nos perfis oficiais da banda.
Falta de contatos do organizador
É comum que nos sites falsos exista o mínimo de informações possível, inclusive em relação ao contato com o organizador ou marketplace de ingressos. Confira sempre o rodapé do site se existe um telefone, e-mail ou redes sociais confiáveis para atendimento.
Leia também: Golpe em redes sociais – confira as dicas de proteção
Quais as consequências ao comprar ingressos falsos?
Além da frustração de descobrir que o show daquele artista não vai acontecer, passar por anúncios falsos de maneira despercebida pode te fazer perder dinheiro, além da impossibilidade de entrar no evento (caso seja um show real), e ainda colocar sua segurança em risco.
Ao clicar em um link falso, você pode estar abrindo uma porta para possíveis ameaças virtuais ao seu dispositivo, e caso chegue a efetuar a compra, pode fornecer dados sensíveis que o farão ter um prejuízo ainda maior. Portanto, todo cuidado é pouco nesse cenário.
Você vai querer ler: Golpe do ingresso falso – como se proteger?
Então, como se proteger desse golpe?
Além de verificar o que está errado, você também pode se certificar da veracidade de um show patrocinado pelo Santander pelos seguintes pontos:
1. Compre em sites oficiais e verificados: sempre compre seus ingressos na plataforma oficial de venda de ingressos. Confira se o link das páginas está correto, e, se desconfiar, não efetue a compra;
2. Redes sociais oficiais: confira se o show foi divulgado nas redes sociais oficiais do Santander, inclusive na comunidade SMUSIC, nas redes da ticketeira e do próprio artista;
3. Métodos de pagamento: evite pagamentos em dinheiro ou por transferência bancária. Se tiver opção para cartão de crédito, confira se o site possui certificados de segurança para seus dados;
4. Entre em contato com o organizador: em caso de dúvidas ou qualquer necessidade, confira as informações que estiverem pendentes com o organizador do evento ou empresa de vendas.
Fui vítima do golpe, e agora?
A princípio, não há muito o que se fazer para ter o dinheiro de volta, já que as plataformas oficiais de venda não se responsabilizam por ingressos vendidos por terceiros. Mas é recomendado que você reporte o ocorrido às autoridades e às plataformas de pagamento oficiais.
No boletim de ocorrência, informe os detalhes do golpe, os links acessados e a forma de pagamento utilizada.
#FiqueLigado! Os anúncios de shows patrocinados pelo Santander sempre são feitos aqui no Blog, em nossas redes sociais oficiais e na página #SantanderNaMúsica.
Para ver mais dicas de proteção contra golpes e fraudes, acesse o portal de Segurança Santander: