Proteger as suas informações pessoais e bancárias é de extrema importância em qualquer circunstância, inclusive quando você está dentro de uma agência do seu banco. E sabe por quê? Pode acontecer de você ser vítima do golpe da ajuda, um tipo de abordagem que pessoas mal-intencionadas aplicam com quem está nos caixas eletrônicos.
Existem maneiras para se atentar e evitar cair nessa situação e iremos explicar cada uma delas para você no conteúdo abaixo. Assim, você terá como evitar cair neste golpe e, caso aconteça, saberá o que fazer em seguida. Continue acompanhando e saiba mais!
O que é o Golpe da Ajuda e como ele acontece?
Pense no seguinte cenário: você está fazendo uma transação financeira em um caixa eletrônico do seu banco e uma pessoa se oferece para ajudá-lo, principalmente caso esteja demonstrando precisar de suporte. Desse jeito, é como o chamado Golpe da Ajuda, ou da Falsa Ajuda, começa a acontecer.
As vítimas podem ser quaisquer pessoas e ainda mais aquelas que são vistas como vulneráveis, como os idosos ou quem demonstra ter dificuldade para mexer em opções dos caixas eletrônicos de agências bancárias. Assim, os criminosos, que podem estar sozinhos ou em duplas, se aproximam com o intuito de ajudar, mas tendo o objetivo de criar abertura para aplicar o golpe.
Essas pessoas mal-intencionadas têm como objetivo conseguir as informações da vítima, como acesso às senhas ou aos cartões utilizados. Eles se aproveitam da confiança ou da desatenção de quem for o alvo para roubarem os dados que desejam.
Assim, estarão prontos para completarem a ação, seja trocar o cartão verdadeiro por outro quando a vítima não estiver prestando atenção, ou entrarem na sua conta corrente com a senha que descobriram.
3 dicas para não cair nesse golpe
Agora que você ficou sabendo como criminosos agem e como funciona o Golpe da Ajuda, todo cuidado é pouco ao usar o caixa eletrônico, não é mesmo? Para aumentar ainda mais as formas de como você se proteger, veja as dicas que trouxemos abaixo:
1. Precisa de ajuda? Fale com os funcionários
Se você realmente estiver precisando de um suporte ao movimentar o seu dinheiro no caixa eletrônico, converse somente com quem esteja identificado como funcionário do banco, seja do Santander ou de outra instituição financeira. Isto é, são as pessoas uniformizadas e com crachá.
Dessa forma, você terá o apoio que precisa com colaboradores verdadeiros e não precisará passar as suas informações para outros clientes que você não conhece.
2. Não aceite nenhum suporte de estranhos
O Golpe da Ajuda acontece justamente entre você e desconhecidos. Por isso, caso um estranho oferte apoio para você, não aceite. Diga que vai esperar um funcionário da agência bancária lhe atender e não forneça nenhum dos seus dados pessoais ou bancários.
3. Sempre verifique o seu cartão
Ao tirar o seu cartão do caixa eletrônico após o uso, confirme que se é realmente o seu e tem o seu nome escrito. Ou então, caso ele tenha ficado preso na leitora, não aceite ajuda de estranhos. Neste cenário, opte por chamar um funcionário e explique o ocorrido. Afinal, é nesse momento em que pode acontecer a troca de cartões. Quando conseguir resgatar, verifique se o cartão devolvido é realmente seu.
| Veja também: 4 dicas para não cair em golpes ao negociar dívidas.
Por fim, não forneça os seus dados, como senhas e informações confidenciais para ninguém em hipótese alguma. Tendo esse hábito, você aumentará a sua segurança em qualquer situação. E se você quiser ainda mais dicas de segurança, veja os nossos materiais sobre o tema.
Se você tiver sofrido um golpe ou fraude, entre em contato imediatamente com a Central de Atendimento do Santander para que nossa equipe possa auxiliá-lo: basta ligar no telefone 4004 3535.