Os canais digitais que as instituições financeiras, como o Santander, oferecem para o seu negócio possuem diversas facilidades como pagamentos de contas e títulos, transferências, consultas, investimentos, entre outros benefícios. Tudo isso com segurança e sem sair de casa.
Porém, enquanto trabalhamos diariamente desenvolvendo camadas de segurança que protegem os dados e o dinheiro da sua empresa, golpistas usam técnicas de engenharia social para atrair sua confiança e te convencer a cair em golpes.
A seguir, vamos explicar o que é e como funciona o golpe da atualização do Módulo de Proteção para que você possa reconhecer a situação caso tentem aplicá-lo em sua empresa, e como agir caso seja uma vítima. Boa leitura!
Como acontece o golpe da atualização do Módulo de Proteção?
As pessoas mal-intencionadas que estão aplicando a armadilha dizem que é necessário a atualização do suposto Módulo de Proteção no Internet Banking, quando na verdade isso é uma tentativa de golpe.
A tentativa de golpe pode chegar até você de algumas formas, por exemplo:
- Os criminosos entram em contato se passando pelo banco ou você pode receber e-mails e SMS com links falsos que, com um único clique, te direcionam para a instalação de aplicativos ou softwares de controle remoto, de forma que os criminosos conseguem acessar seu computador ou celular a longa distância.
- Ou então, eles criam sites falsos muito parecidos com o Internet Banking dos bancos que irão aparecer nos principais buscadores, como o Google. Isso é para fazer você acreditar que está em um local seguro e digitar seus dados de acesso para validar uma transação financeira em seu nome.
Caso você acesse o site fraudulento e insira dados da conta, ou instale os aplicativos indicados pelo fraudador, o golpe é aplicado. Depois, conseguem acessar as suas informações e a sua conta bancária, o que pode causar um grande prejuízo nas finanças da sua empresa.
| Leia também: 4 dicas práticas de segurança para a sua empresa.
Saiba como proteger o seu negócio desse golpe no Internet Banking PJ
Além de saber como funciona o golpe da atualização do Módulo de Proteção, é essencial entender quais são as boas práticas para se manter protegido de forma constante, como seguir as orientações do nosso time de segurança:
- Nós não solicitamos a atualização do Módulo de Proteção, nem por ligação, nem por e-mail ou SMS. Qualquer comunicação que se passe por nós e que seja sobre essa funcionalidade, desconfie: pode ser golpe;
- Não solicitamos a instalação de aplicativos que não sejam os nossos oficiais;
- Evite clicar em páginas sugeridas por buscadores. Sempre que precisar acessar o Internet Banking, vá direto no site oficial da instituição financeira, como www.santander.com.br.
Saiba o que fazer se você for uma vítima
Caso você caia no golpe da atualização do Módulo de Proteção, siga o passo a passo indicado para conseguir receber ajuda.
Passo 01 – Fale com o seu banco usando os números oficiais. Aqui no Santander, são os contatos abaixo:
- 4004 2125 (Capitais e regiões metropolitanas);
- 0800 726 2125 (Demais localidades);
- 0800 723 5007 (Pessoas com deficiência Auditiva e de Fala).
Passo 02 – Em seguida, formate seu equipamento para garantir que ele esteja livre de aplicativos maliciosos ou vírus;
Passo 3 – Por fim, se precisar de ajuda, peça apoio para um especialista em tecnologia te ajudar a instalar de forma segura um antivírus.
Agora que você já sabe sobre o golpe da atualização do Módulo de Proteção e como proteger a sua empresa, coloque em prática as nossas dicas. Aproveite também para saber mais sobre o que o Santander proporciona de segurança para você.