Com as recentes notícias trágicas sobre o que vem acontecendo no Rio Grande do Sul, o Brasil e o mundo está se mobilizando para ajudar quem mais precisa nesse momento tão complicado para nossa história.
E as doações são feitas de diversas formas, seja através de alimentos básicos, apoio no transporte de pessoas para os abrigos, roupas e o famoso Pix.
Mas, recentemente o Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, usou as redes sociais para alertar sobre possível golpes no momento de doar o valor.
Por isso, preparamos esse conteúdo para explicar para você como evitar cair em possíveis golpes do Pix, informações de onde doar e muito mais. Confira a seguir!
Cuidado com o Golpe do Pix!
Sim, infelizmente os golpistas estão atuando em uma mobilização que visa ajudar ao povo do Rio Grande do Sul no maior desastre natural que a região já sofreu.
Segundo o Governador do Estado, eles atuam com falsas divulgações para a campanha e quando o usuário faz conclui a transação, o dinheiro é transferido para um terceiro.
Por isso, queremos alertar você, que pretende ajudar nessa ação social, a como transferir corretamente os valores sem cair em uma falsa transação.
Antes de tudo, é importante que você se atente ao local que está pensando em ajudar. Como vimos, a mobilização se tornou mundial e são muitas instituições criando links ou contas diferentes para destinar o valor ao Estado.
Por isso, atente-se a entrar em sites que sejam confiáveis ou instituições que divulgam a informação correta, com o destino exato do dinheiro.
Após conferir se as informações são seguras, é o momento de atentar-se ao destinatário no momento da transação. Confira todos os dados, desde CPF ou CNPJ da empresa, nome cadastrado e outras informações.
No caso de doações diretas ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul, as informações corretas são:
- Chave PIX (CNPJ): 92.958.800/0001-38
- Conta SOS Rio Grande do Sul
- Associação dos Bancos No Estado do Rio Grande do Sul ou Banco do Estado do Rio Grande do Sul (as duas opções podem aparecer)
Além disso, a Febraban, por meio do diretor do comitê de prevenção a fraudes, José Gomes, alerta sobre os riscos de transferências por meio de TED ou Boletos.
Portanto, confira sempre o local de doação, evite clicar em links de sites desconhecidos, revise os dados das transações, destinatário final e o número do documento, para evitar realizar a transação para um golpista.
E para transferências internacionais?
O mesmo é válido para quem está fora do país e deseja contribuir de alguma forma. Atente-se as mesmas dicas passadas anteriormente. No caso de doar diretamente à conta do Governo do estado, as informações corretas são:
Doação em Euro:
- Banco Standard Chartered
- Bank Frankfurt
- Swift: SCBLDEFX
- Conta: 007358304
Doação em Dólar:
- Banco Standard Chartered
- Bank New York
- Swift: SCBLUS33
- Conta: 3544032986001
Doação em Libras Esterlinas
- Banco Standard Chartered - London
- Swift: SCBLGB2L
- Conta: 01251596201
- Banco beneficiário: Banco do Estado do Rio Grande do Sul S/A - Head office
- Swift: BRGSBRRS
- Beneficiário: Associação dos Bancos no Estado do Rio Grande do Sul
- CNPJ: 92.958.800/0001-38
- Iban: BR5392702067001000645423206C1
Independente da moeda, as informações abaixo deverão ser informadas no momento da transação:
- Código IBAN: BR5392702067001000645423206C1
- Nome: Associação dos Bancos no Estado do Rio Grande do Sul
- CNPJ: 92.958.800/0001-38
Veja também: Cai em um golpe, o que fazer?
Como posso doar para o Rio Grande do Sul?
De acordo com o Governo do estado, a lista de itens que podem ser enviados como doação é:
- Água mineral
- Produtos de cesta básica
- Materiais de higiene pessoal
- Ração para cães e gatos
- Brinquedos
- Vestimentas em geral
- Roupas de cama
- Medicamentos para humanos e pets
Esses itens poderão ser levados até as unidades de ponto de coleta da sua cidade. Diversos estabelecimentos estão captando as doações para direcionarem ao estado, portanto, procure informar qual o ponto de coleta mais próximo e faça sua parte também!
Vale lembrar que as agências do Correios estão sendo utilizados como ponto de coleta e transporte dos itens para o estado. Você pode conferir onde doar e todas as informações aqui.
Além das doações dos itens, reforçamos o uso do Pix para ajudar a população sulista. Caso ainda tenha dúvidas sobre como transferir, o SOS Rio Grande do Sul tem o informativo completo para te auxiliar.
Viu como é fácil doar? Venha fazer sua parte e ajude quem mais precisa nesse momento tão delicado.