Não dá para negar que os celulares revolucionaram a forma como acessamos a internet, nos relacionamos e até de como cuidamos do nosso dinheiro. São diferentes maneiras de transacionar e realizar pagamentos: apps, internet banking, WhatsApp. Tudo de maneira digital.
De olho nessa comodidade, muitos criminosos buscam oportunidades para aplicar golpes virtuais. E para se proteger é importante entender como esses golpes funcionam, além de conhecer formas de aumentar sua segurança digital.
Pensando nisso, criamos alguns conteúdos para te ajudar. Aqui no Blog, já falamos sobre o Golpe do Pix e o Golpe do WhatsApp. Mas, além desses, um crime tem ganhado espaço na internet: o Golpe da Transação Falsa.
Quer saber como evitar cair nessa cilada? Confira abaixo as melhores formas de se proteger.
O que é o Golpe da Transação Falsa
O modo como esse golpe funciona é muito simples: um golpista entra em contato por telefone com a vítima, se passando por um representante do banco.
A partir disso, ele pode apresentar vários cenários para a vítima: dizer que precisa confirmar a senha da sua conta ou até mentir avisando que algumas transações incomuns foram feitas na conta dela.
Mas, o complicado é que muitas vezes os golpistas têm até informações pessoais da vítima, o que pode deixar o golpe ainda mais difícil de ser identificado.
Ao pedir para a vítima confirmar os dados de acesso ou digitar a senha, imediatamente o golpista rouba essas informações e consegue acesso à conta. Isso faz com que ele consiga realizar saques, transferências, contrate empréstimos e outras funções que comprometem a saúde financeira de quem caiu no golpe.
Como se proteger dessa fraude
Ninguém merece passar por uma situação como essa, não é? Por isso, trouxemos algumas dicas podem ajudar a garantir a segurança da sua conta digital diante dessas ameaças:
- Saiba que o banco não entra em contato para confirmar transações, solicitar cancelamentos ou qualquer ação relacionada à sua conta;
- Fique atento: o banco também não entra em contato para solicitar senhas ou códigos de segurança;
- Na dúvida, desligue a ligação e procure diretamente os canais de atendimento oficiais do banco para confirmar as transações;
- Para confirmar uma transação, acesse sua conta pelo app, internet banking ou autoatendimento em agência.
Além dessas ações, alguns hábitos podem ser muito importantes para evitar golpes digitais, como a troca periódica de senhas e o uso do cartão online para compras na internet.
Você ainda pode contar com ferramentas de segurança digital como o ID Santander, um dispositivo de verificação em duas etapas que proporciona mais segurança e agilidade na hora de fazer suas transações online. Basta baixar o App Santander e habilitar essa função:
No vídeo abaixo você pode conferir o relato de uma vítima do golpe e descobrir dicas do especialista em segurança digital para se proteger: