Atualizado em 23-08-2024

por Equipe Santander

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Acessibilidade

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 12
Aumentar espessura do texto A+
Aumento de espessura do texto Aa
Preto e amarelo - tema para daltônicos (WCAG 16:44:1)
Preto e branco - tema para daltônicos (WCAG 21:1)
c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Modo escuro

A imagem mostra a frase 'Guia do celular protegido' e uma ilustração de uma mão segurando um celular, com um ícone de um cadeado saindo dele.

Com a grande quantidade de dados que pode armazenar, o celular é um item valioso que chama cada vez mais a atenção de criminosos. A conveniência de poder acessar documentos, redes sociais e principalmente contas bancárias pode se tornar um pesadelo para quem tem o aparelho furtado, roubado ou perdido.

Só em 2022, o Brasil registrou 1 milhão de ocorrências de roubos e furtos de celulares, de acordo com o 17º Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Isso corresponde a uma média de quase 2.800 aparelhos levados por dia. E, atualmente, a possibilidade de fazer transferências ou empréstimos indevidos e roubar informações vale muito mais que o próprio aparelho.

Para ajudar você a proteger seu celular e manter suas contas seguras, criamos este guia com as principais estratégias e dicas para deixar seu aparelho bem longe de ameaças virtuais e físicas. Boa leitura!

1. Garanta a segurança básica do celular

- Limite o bloqueio de tela: Use códigos de acesso para abrir o celular e configure o bloqueio automático de tela com o menor tempo possível, reduzindo as chances de ser roubado com a tela desbloqueada;

- Use senhas fortes e biometria: A medida pode dificultar o acesso ao celular e a aplicativos com informações sensíveis. Coloque senha para acessar apps de comunicação como o WhatsApp e de bancos;

- Ative a verificação de dois fatores: Prefira sistemas de segurança em aplicativos que geram códigos, como o Google ou Microsoft Authenticator. Ao utilizar SMS ou ligações como autenticador, se você tiver o celular roubado ou furtado, o ladrão terá acesso ao seu chip, receberá o código e conseguirá acessar suas contas. Para ativar, entre nas configurações dos principais aplicativos e busque pela opção de privacidade;

- Mantenha o sistema operacional atualizado: As correções e ajustes realizados nas atualizações do sistema operacional do aparelho também são fortes aliadas na proteção de dados e contra possíveis acessos indevidos ao celular;

- Cuidado com conexões públicas: Redes de Wi-Fi de locais públicos e não confiáveis podem ser usadas para interceptar dados do seu celular. Evite ao máximo usá-las e, se possível, conecte-se via VPN para maior segurança.

Você vai querer ler: Golpe em Redes Sociais: confira quais são as dicas de proteção

2. Proteja-se contra roubo e perda do celular

- Evite usar o celular enquanto caminha: Infelizmente, precisamos estar sempre alertas quando estamos na rua, principalmente nas grandes cidades. Por isso, uma grande dica é evitar ao máximo ficar usar o celular enquanto se movimenta, já que ele causa distração e é um padrão identificado pelos criminosos para fazer novas vítimas;

- Ative o recurso "Encontrar meu dispositivo": Em casos de perda ou roubo do aparelho, essa função possibilita que você faça o rastreio do celular, bloqueie e ainda apague os dados remotamente. Para fazer esse processo, acesse as páginas que a Apple (iOS do iPhone) e Google (Android) criaram para localizar aparelhos perdidos e siga o passo a passo:

- Android: digite “android.com/find” na barra de endereços e, depois, coloque o seu login e senha. Agora, é só clicar em “Limpar Dispositivo”;

- iOS: digite “icloud.com” e, em seguida, informe o seu login e senha. Selecione o dispositivo e siga o passo a passo indicado.

#FiqueLigado! Não comunique a operadora antes de fazer esse passo, pois o cancelamento da linha vai interromper o acesso à internet e o comando para limpar o dispositivo não chegará ao aparelho.

Desconecte a conta dos apps bancários: para contas do Santander você pode bloquear os aplicativos através do Bloqueio Imediato, um canal digital e seguro para utilizar em casos de perda ou roubo.

Para acessar basta fazer o login com o CPF e senha do aplicativo, passar pela camada de segurança e seguir as orientações para o bloqueio imediato do cartão e/ou aplicativos do banco.

Além disso, o governo possui o recurso Celular Seguro, que possibilita a solicitação de bloqueio dos apps bancários e linhas telefônicas de uma única vez. Após a solicitação, os apps serão desconectados do celular roubado, impossibilitando qualquer acesso indevido.

Para clientes Santander, após a solicitação do bloqueio via Celular Seguro ou Bloqueio Imediato, é necessário entrar em contato com os especialistas da Central de Atendimento para obter as orientações necessárias dos próximos passos. Os números são:

- 4004-3535 (regiões metropolitanas)

- 0800 702 3535 (demais localidades)

- 0800 723 5007 (para pessoas com deficiência auditiva e de fala)

- IMEI: Mantenha o IMEI, que é o número de identificação único indicado na embalagem original do aparelho, anotado em um lugar seguro para bloqueio do celular em caso de roubo e perda. Para encontrar o número, acesse as configurações do aparelho e busque pelas "informações do dispositivo", ou ainda, digite *#06# no teclado do telefone.

- Faça backups periódicos dos dados: Para não se preocupar com seus arquivos, contatos e fotos, o ideal é fazer cópias de segurança. É possível ativar a opção de backup nas contas Google, Apple, WhatsApp e outras, além do backup pelo computador via cabo;

- Use aplicativos de segurança: Antivírus, bloqueadores de pop-up e o próprio Celular Seguro, aplicativo do Governo Federal, são ótimos protetores do aparelho e seus dados.

- Cheque se seus dados não foram usados indevidamente: Em caso de roubo, verifique se seus dados não foram usados para abertura de contas ou pedidos de empréstimos utilizando a ferramenta Registrato do Banco Central;

- Tenha um seguro para seu celular: Considere manter seu aparelho assegurado, considerando uma cobertura para o valor de custo do celular e ainda dar suporte nos casos de furto e roubo.

Leia também: Foi furtado ou roubado? Entenda o que fazer em seguida

3. Mantenha uma navegação segura na internet

- Cuidado com links suspeitos: Muitos golpes são aplicados por meio de links recebidos por e-mail, SMS ou redes sociais, levando a vítima para sites maliciosos que instalam vírus ou roubam os dados;

- Baixe aplicativos somente em lojas oficiais: Nunca faça o download de qualquer aplicativo em fontes não confiáveis. Prefira sempre a loja oficial do Android (Google Play Store) e do iOS (App Store);

- Mantenha seu navegador sempre atualizado: As atualizações do aparelho e do navegador usado no celular corrigem falhas de segurança e dificultam o trabalho de hackers;

4. Fique atento à sua privacidade e segurança de dados

- Permissões dos aplicativos: Revise sempre cada permissão de acesso solicitada pelos aplicativos instalados – nem sempre elas são necessárias;

- Desative a localização: Aplicativos de jogos e até redes sociais não precisam do acesso à sua localização o tempo todo. Proteja sua privacidade desativando esse recurso;

- Tenha senhas diferentes: Garanta que cada conta que você tem online tenham senhas únicas, evitando que uma chave dê acesso a todas as contas.

Essas são apenas algumas estratégias e recomendações para manter não apenas seu aparelho, mas seus dados e acessos às suas contas mais seguros. Conheça o manual de segurança do Santander para manter protegidas todas as suas informações bancárias e como agir caso se torne uma vítima:

Leia sobre segurança

Avalie esse artigo