Uma despesa que todos os anos está presente no mês de janeiro é o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Por ser um dos pagamentos de categoria obrigatória, é importante ficar por dentro de quais são os prazos e os valores desta despesa.
Como os calendários de pagamento foram divulgados pelas prefeituras das cidades, você já pode conferir o valor atualizado deste tributo e se programar para começar a pagar. Continue a leitura e saiba mais sobre as informações sobre o IPTU a seguir.
À vista ou parcelado: conheça as modalidades de pagamento
As prefeituras oferecem duas modalidades de pagamento: à vista ou parcelado. É comum que apliquem algum desconto para os proprietários que optem por pagar o valor do IPTU em conta única. Já dividido em parcelas, pode ser em até dez vezes na maioria das cidades.
Em São Paulo o desconto para a quitação do débito à vista é de 3%, enquanto no Rio de Janeiro é de 7%, sendo ambos válidos para pagamentos até a data do vencimento em fevereiro. Nos demais municípios também pode ter desconto, porém a porcentagem costuma ser diferente e é importante consultar essa informação diretamente no site da prefeitura.
O pagamento à vista com desconto pode ser vantajoso. No entanto, não se esqueça que essa quantia pode conflitar com as outras grandes despesas de janeiro, como o IPVA. Considere qual modalidade é melhor para o seu orçamento de forma a não se atrapalhar financeiramente.
Lembre-se: se você é locatário, é preciso confirmar como funciona o pagamento do IPTU de acordo com o seu contrato. Há casos em que essa despesa está inclusa no valor cobrado de aluguel e em outros em que deve ser pago a parte.
Quais são as datas de vencimento do IPTU 2025?
O prazo para pagar a cota única ou cada uma das parcelas mensais seguirá as datas informadas no calendário disponibilizado por cada prefeitura.
Por exemplo, em São Paulo, o vencimento da primeira parcela ou do pagamento à vista é no dia 1º de fevereiro. E, seguindo como foi 2024, neste ano também será possível pagar via Pix para quem é contribuinte no estado paulista.
De qualquer forma e para todos os estados, esse documento ficará disponível nos sites dos municípios, assim como os boletos para pagamento. Basta acessar os portais oficiais e informar o número do imóvel. Não deixe de se atentar ao período de vencimento para fazer o pagamento sem multas por atraso.
Você sabe como o valor do IPTU é calculado?
O IPTU é cobrado anualmente para todos os proprietários de imóveis que estão em região considerada como urbana, ou seja, é válido para apartamentos, casas ou salas comerciais.
Muitas pessoas costumam ter dúvidas sobre como é feito o cálculo dessa cobrança. Saiba que é bem simples: cada município cobra uma determinada quantia de acordo com o local em que está o imóvel, e esse é um ponto comum de se ter dúvidas.
Em seguida, o imposto é calculado tendo o valor venal do imóvel como base, o qual é o preço da propriedade definido pelo Poder Público. Por fim, os munícipios aplicam acréscimos, descontos ou alíquotas.
Apesar de ter um limite para aumentos, todos os anos o valor do IPTU é reajustado, seja por causa da valorização da localidade ou por outro motivo estipulado pela legislação municipal.
Como funciona a isenção do IPTU?
Você já ouviu falar sobre a isenção do IPTU? Há regras específicas para quando o proprietário do imóvel não precisa pagar esse tributo, as quais seguem as leis municipais ou nacionais.
Não são todos os munícipios que oferecem essa possibilidade, enquanto para os que disponibilizam a isenção, alguns exemplos de quem tem direito são: aposentados pelo INSS, pensionista, pessoas com deficiência ou de baixa renda, entre outros.
Para saber se você se encaixa em um desses critérios, procure a sua prefeitura.
Saiba como pagar o seu IPTU pelo Santander
Para pagar o seu IPTU, você pode ir em terminais de autoatendimento, em caixas eletrônicos, em lotéricas ou fazer tudo pela internet. Este último jeito facilita e agiliza o pagamento, já que você nem precisa sair de onde estiver para concluir a transação.
No Santander você pode pagar o boleto do IPTU pelo Internet Banking ou pelo aplicativo:
Pelo Aplicativo Santander
Passo 1 – Acesse a sua conta;
Passo 2 – Vá em “Pagar” e clique em “Código de barras”;
Passo 3 – Em seguida, digite o código de barras do boleto do IPTU ou use o leitor;
Passo 4 – Confirme as informações, escolha quando pagar e pronto!
Pelo Internet Banking (somente para São Paulo)
Passo 1 – Acesse a sua conta;
Passo 2 – Vá em “Pagamentos”;
Passo 3 – Clique em “IPTU”, dentro de “Pagamento de Impostos”;
Passo 4 – Cadastre as informações e pronto!
Se você ainda não é cliente Santander, abra sua conta agora mesmo para aproveitar todas essas facilidades e muito mais.