Atualizado em 01-04-2025

por Equipe Santander

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Acessibilidade

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 12
Aumentar espessura do texto A+
Aumento de espessura do texto Aa
Preto e amarelo - tema para daltônicos (WCAG 16:44:1)
Preto e branco - tema para daltônicos (WCAG 21:1)
c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Modo escuro

Artigos Salvos

Na imagem temos um texto ao centro com a frase 'Desmascare mentiras financeiras!'. Abaixo, uma ilustração que representa uma mulher lendo um documento, desconfiada.

Quem nunca ouviu que “dinheiro guardado debaixo do colchão é a melhor forma de garantir segurança” ou que “é preciso muito dinheiro para começar a investir”?

No Dia da Mentira, estamos prontos para cair nas pegadinhas, mas quando o assunto é finanças, algumas crenças populares podem te enganar e te fazer cair em armadilhas sem perceber.

Neste artigo, vamos desmascarar 5 mitos financeiros que você provavelmente ainda acredita e mostrar por que é hora de deixá-los para trás. Boa leitura!

1. “Investir é arriscado e só para especialistas”

Quem disse que investir é só para quem tem anos de experiência e disposição para arriscar tudo? O mundo dos investimentos está mais acessível do que nunca!

Com as opções certas, diversificação, cautela e seguindo seu perfil de risco, até mesmo quem está começando agora pode investir sem medo. Comece com o que puder, o importante é dar o primeiro passo! O segredo é se educar e ir ajustando conforme sua jornada financeira avança.

Dica: quer aprender mais sobre como investir com segurança? Explore as opções de investimento que se encaixam no seu perfil e comece pequeno, mas com consistência.

2. “Investir é só para quem tem muito dinheiro”

Este é um dos maiores mitos sobre finanças. A ideia de que investir é um “clube fechado” para quem tem grandes quantias está ultrapassada. Com as fintechs, corretoras digitais e os bancos, é possível começar a investir com valores baixos – até R$1, em alguns casos!

Ao invés de esperar para ter mais dinheiro, aproveite as plataformas que permitem investimentos acessíveis e seguros. O mais importante é começar a criar o hábito de investir, mesmo com valores pequenos.

Dica: se você está começando, procure alternativas como CDBs com liquidez diária ou fundos de baixo custo. Mesmo com pouco, a rentabilidade pode ser significativa no longo prazo.

Leia também - Saiba como investir e conheça os diferentes tipos de investimento

3. “Alugar é jogar dinheiro fora”

É fácil cair na ideia de que pagar aluguel é um desperdício, mas, na realidade, isso depende de muitos fatores.

Comprar um imóvel envolve custos elevados e um grande compromisso financeiro, e nem sempre é a melhor opção, principalmente em momentos de incerteza ou se você planeja se mudar com frequência.

Dica: faça os cálculos! Se o valor do aluguel for inferior ao valor de uma parcela de financiamento, pode ser mais vantajoso alugar e investir a diferença.

Você pode gostar - Comprar x alugar um imóvel: faça a escolha certa para sua realidade

4. “Eu nunca vou conseguir controlar meus gastos

Outro mito muito comum é acreditar que simplesmente não conseguimos controlar os gastos, mas isso é apenas uma falta de planejamento.

Na verdade, com um orçamento simples, acompanhamento das despesas e alguns ajustes de hábitos, qualquer pessoa pode ter controle sobre suas finanças.

Ao entender para onde seu dinheiro está indo, fica muito mais fácil cortar excessos e redirecionar valores para economias e investimentos.

Dica: comece com um orçamento simples. Liste suas despesas mensais e veja onde pode cortar. Até pequenas mudanças no seu comportamento financeiro podem ter um grande impacto no longo prazo.

Vale a leitura - Como organizar seu orçamento mensal de forma simples e objetiva?

5. “Preciso ganhar mais para começar a economizar”

Muita gente acredita que, quando finalmente receber um aumento ou um bônus, poderá começar a economizar. No entanto, a verdade é que, se você não consegue economizar com o que ganha agora, será difícil fazer isso quando ganhar mais.

O segredo está em começar a economizar desde já – mesmo que seja com pequenas quantias. A chave é a consistência, e isso é mais importante do que o valor.

Dica: tente separar pelo menos 10% da sua renda para poupança ou investimentos. Mesmo que pareça pouco, a longo prazo, a disciplina vai fazer uma grande diferença.

Hora de desmascarar as mentiras financeiras!

E falando em mentira, outro grande perigo são os golpes financeiros. Por isso, aproveite este dia para redobrar a sua segurança e se prevenir contra essas armadilhas com o conteúdo Dia da Mentira: redobre a sua segurança em relação aos golpes!

No Dia da Mentira, é o momento perfeito para se livrar dessas falácias que atrapalham sua saúde financeira. Ao identificar e desmascarar esses mitos, você pode dar um grande passo em direção a um futuro financeiro mais seguro e promissor.

E para começar a sua jornada com o pé direito, que tal abrir sua conta no Santander e contar com todas as ferramentas financeiras para organizar suas finanças e controlar seus gastos?

Abra sua conta e já comece a aproveitar todas as facilidades que o Santander oferece!

Abra sua conta

Avalie esse artigo