Atualizado em 04-12-2024

por Equipe Santander

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Acessibilidade

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 12
Aumentar espessura do texto A+
Aumento de espessura do texto Aa
Preto e amarelo - tema para daltônicos (WCAG 16:44:1)
Preto e branco - tema para daltônicos (WCAG 21:1)
c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Modo escuro

No aniversário de 200 anos da independência do Brasil, a cidade de São Paulo ganha um presente e tanto: a reabertura do Museu do Ipiranga.

O museu, que esteve fechado por quase uma década, volta a abrir suas portas ao público com espaço reformado e modernizado.

A obra, que contou com o patrocínio do Santander, levou 3 anos para ser concluída e promete oferecer ao Brasil um dos mais completos e modernos museus da América Latina.

Se você já estava com saudade do museu, confira abaixo tudo sobre a sua nova fase e como participar dessa comemoração!
 

O Museu do Ipiranga

Fundado em 7 de setembro de 1895, o Museu do Ipiranga é um dos principais guardiões da história do nosso País.

O palácio foi construído como um monumento em homenagem à independência do Brasil, próximo à região onde, segundo historiadores, Dom Pedro I teria proclamado a independência em 1822.

Seu acervo hoje conta com mais de 450 mil itens, objetos, peças de roupa, mobiliário, documentos, pinturas, esculturas e artigos únicos provenientes de diversas épocas da história do Brasil. Um de seus itens mais simbólicos é a famosa pintura “Independência ou Morte” pintada por Pedro Américo, uma grandiosa tela com 7 metros de largura que representa o momento da Proclamação da Independência.
 

A obra de restauração

Dividida em 8 etapas, a restauração do museu começou em 2019, com a avaliação das necessidades de reforma das estruturas, afinal, o Museu do Ipiranga já é um “senhor” com mais de 120 anos.

A partir dessa avaliação, foi realizada uma delicada obra de restauração, tanto da estrutura, quanto de sua fachada e jardins, que foram modernizados e estão prontos para receber exposições multissensoriais acessíveis para todo o público.

Além da reforma do edifício e área externa, no período em que esteve fechado o museu realizou também a restauração de objetos e obras artísticas, que voltam a estar em exposição.

Durante a obra, alguns itens foram armazenados, enquanto outros foram emprestados para demais museus e centros culturais para mostras temporárias.

Além do prédio principal, sede do museu, o complexo foi ampliado em 6 mil metros quadrados e ganhou novas salas de exposição, café, auditório e loja.
 

Programação especial de reabertura

A reabertura do museu contará com atividades e ações artísticas previstas em toda a capital para comemorar o bicentenário da independência do Brasil.

No museu, as celebrações começam a partir da primeira semana de setembro. De 04/09 a 11/09 serão exibidas projeções mapeadas, retratando momentos da história e da cultura no Brasil.

Na mesma semana, shows com artistas, DJs e participação de orquestras do Estado de São Paulo, vão agitar as noites no Parque da Independência, em frente ao museu.

No dia 07/09 será realizada uma inauguração simbólica, somente para estudantes da rede pública e trabalhadores que participaram da obra. Nesse dia, um espetáculo com 200 drones sobrevoará o museu exibindo um show de luzes!

Já no dia 08/09 começa a visitação aberta ao público, que será gratuita durante os meses de setembro e outubro. Os ingressos estarão disponíveis em breve no site do museu.

Agora que você já sabe tudo o que vai acontecer na reabertura do Museu do Ipiranga, que tal se programar e curtir esse feriado de um jeito diferente?

E se você, assim como nós do Santander, acredita na preservação da nossa história e no incentivo à cultura, dá só uma olhada em todos os projetos e atividades que apoiamos clicando aqui.

Lembrando que cliente Santander tem desconto em ingressos no Farol Santander, Museu do Amanhã e Teatro Santander, além de fila exclusiva.

Ainda não tem conta? Abra a sua agora mesmo. É rápido, fácil e 100% online.

 

 

Fonte: Museu Paulista da Universidade de São Paulo

 

Avalie esse artigo