Muita gente passou o ano aguardando o pagamento da restituição do Imposto de Renda, mas nem todos viram o dinheiro cair na conta e, com isso, a primeira pergunta que nos vem à cabeça é: será que eu caí na malha fina?
Antes de se desesperar, o ideal é conferir a sua situação para saber se a restituição foi depositada ou não. Além disso, é importante reforçar que erros de digitação são um dos principais motivos do depósito ter sido barrado.
Para te ajudar nessa investigação, vamos mostrar o passo a passo do que fazer se o dinheiro não foi depositado.
Não recebi a restituição do IR, o que fazer?
Se você não viu o dinheiro cair na conta que foi indicada para receber o depósito, o primeiro passo é olhar a página de consulta à restituição. Nela, você pode conferir a situação atual do valor a ser depositado.
Você pode realizar a consulta nas plataformas:
- Site da Receita Federal
- Aplicativo da Receita (tanto para Android, quando IOS)
Como receber a restituição?
A restituição pode ser recebida em um conta corrente (de pagamento ou de poupança) indicada por você ou via Pix. Quem optar pela segunda opção, só precisa informar sua chave Pix CPF para receber o valor na conta vinculada ao documento.
Importante: não é possível receber o valor da restituição em conta de terceiros, nem em conta-salário. Para casos de conta conjunta, ambos os contribuintes podem indicar a conta para o recebimento da restituição.
Utilizando os canais citados acima, você poderá agendar o crédito. Caso seja necessário alterar a conta bancária, você tem três opções:
- Realizar uma retificação na declaração;
- Acessar o portal e-CAC;
- Após a liberação da restituição, indicar uma nova conta na Central de Atendimento ou no Portal do Banco do Brasil.
Fique de olho: o valor da restituição fica disponível para recebimento durante um ano. Se você não fizer o resgate nesse prazo, terá que fazer um pedido de pagamento por um formulário eletrônico na Receita.
Leia também: 04 dicas de como usar a restituição do Imposto de Renda
Motivos que podem bloquear a sua restituição:
1. Erros de digitação
Se ao realizar a consulta você identificar que o motivo é: “enviado ao banco para crédito”, pode ser que tenha ocorrido um erro de digitação na hora de indicar a conta para o depósito.
Neste caso, você pode solicitar o agendamento do crédito pelo Portal do Banco do Brasil. Ou, se preferir, entrar em contato com a Central de Atendimento.
2. Malha fina
Quando não recebemos a restituição, é normal pensarmos que caímos na famosa “malha fina”. Afinal, existem diferentes motivos que podem levar a essa consequência. O mais comum deles é a divergência de informações, mas também pode ser:
- Não inclusão dos rendimentos de dependentes (de titulares e dependentes declarados);
- Deduzir integralmente despesas médicas que já foram reembolsadas;
- Não informar todos os rendimentos recebidos;
- Lançar os mesmos dependentes em várias declarações;
- Não preencher a ficha de ganhos de renda variável se o contribuinte operou em Bolsa de valores.
Esses e outros motivos podem fazer você cair nas garras do leão. Para saber se você está na malha fina, consulte o "extrato" do Imposto de Renda no site da Receita Federal, no chamado e-CAC (Centro Virtual de Atendimento).
Agora que você já sabe como consultar o status da sua restituição e agendar o depósito disponível da sua restituição, que tal indicar sua conta Santander para o recebimento?
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Fonte: Receita Federal