Às vezes acontecem imprevistos e quando percebemos as contas viraram uma bola de neve. Se você está com o nome sujo, provavelmente sente que não tem uma saída, mas tem!
Em março de 2024, 78,1% das famílias que responderam à Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) disseram estar endividadas ou com dívidas a vencer.
Podemos concordar que é bastante, né?
Nome “sujo”: você sabe o que isso significa?
Quando você compra um produto ou serviço e o pagamento não é a realizado, a empresa pode indicar seu nome para ser incluso na lista de órgãos de proteção ao crédito.
Se isso acontecer com você, é normal que a empresa entre em contato por telefone, carta ou e-mail para avisar sobre a negativação de seu nome. Mas, não se preocupe, você pode consultar o seu CPF sempre que quiser no SCP ou no Serasa.
Agora, veja abaixo o que você pode fazer para reverter o jogo e limpar seu nome:
Tenha uma organização financeira
Para começar, é muito importante ter uma organização. Crie uma planilha ou uma lista com todas as suas contas. Pode ser de forma simples, mas é necessário ter o nome da empresa que você deve, o valor, a quantidade de parcelas (caso tenha), o valor total e as datas de vencimento.
No final, some todos os valores para conseguir entender a gravidade do problema e quanto você precisa para solucioná-lo.
Defina prioridades para pagar suas dívidas
Com sua planilha feita, identifique quais dívidas devem ter prioridade. Dê preferências para as dívidas que estejam atreladas aos seus bens próprios como casa ou carro para evitar perdê-los. Caso não possua, comece pelas dívidas que possuem a taxa e juros mais altos.
Faça escolhas mais conscientes e estabeleça metas
Veja se existe a possibilidade de trocar suas dívidas por empréstimo pessoal ou crédito consignado, isso fará que você troque várias dívidas por apenas uma. Mas tenha consciência dos valores e parcelas e policie-se para cumprir os pagamentos nas datas programadas para não atrasar.
E para que você não perca o foco, é interessante criar metas com o objetivo de pagar suas dívidas. Elas vão te ajudar a manter a organização das finanças, direcionando melhor o controle dos gastos, além de mostrar as economias que você poderá realizar ao longo dos próximos meses.
Aproveite as oportunidades
Existem feirões para limpar nome ou propostas de negociação que podem facilitar seu pagamento e te ajudar a ter bons descontos. Também é possível que você receba uma ótima proposta para pagar suas dívidas através de parcelas únicas. Se esse for o caso, aproveite! Muitas vezes esses descontos são concedidos em caso de exceção pelas empresas. Vale a pena aceitar.
Além dessas dicas, é importante se conscientizar dos seus ganhos em relação as suas contas. Corte gastos supérfluos ou desnecessários pelo menos por um tempo e crie metas por períodos. Aos poucos você conseguira limpar seu nome e colocar sua vida financeira nos eixos.
Qual a importância de manter seu nome regularizado?
Na hora de conseguir um empréstimo, ter um cartão com limite bom ou até mesmo fazer qualquer tipo de financiamento, seu CPF será verificado para saber se você possui dívidas em seu nome. Quando se está com as contas em dia, não é necessário se preocupar com as consequências da inadimplência, como por exemplo, a dificuldade em conseguir crédito para investir nos seus sonhos e alcançar seus objetivos
Coloque nossas dicas em prática. Aproveite as propostas de crédito que o Santander tem para você e renegocie sua dívida em aberto.