Se você é MEI, já deve ter decorado o passo a passo para emissões de Nota Fiscal através do site da prefeitura onde o seu CNPJ foi registrado. Porém, foi anunciado que, a partir de 1° de setembro, um novo formato será implementado.
No post a seguir, falaremos um pouco mais sobre essas mudanças que estão prestes a entrar em vigor e como será o processo para emissões de NFe através do sistema do Governo Federal.
Boa leitura!
O que é o novo sistema de NFe?
Pensado em trabalhar de forma padronizada, o CGSN (Comitê Gestor do Simples Nacional) desenvolveu uma forma de facilitar a emissão das NFS-e para os MEI’s.
Com o novo sistema, desenvolvido pela Receita Federal em parceria com o Sebrae, o novo sistema promete entregar uma forma de emissão das notas fiscais de forma unificada.
Diferente do formato atual, onde cada cidade ou estado possui um ambiente integrado próprio para as emissões, de acordo com a localização da empresa, o novo formato irá cessar essa segregação.
Nesse primeiro momento, os MEI’s que emitem suas notas fiscais através dos sistemas municipais podem utilizar o app. Porém, a partir do dia 1° de setembro, todos os microempreendedores serão obrigados a emitir esse novo documento através do app.
Veja também: Como regularizar o seu MEI
As mudanças na emissão para MEI
Conforme explicado anteriormente, a Receita Federal possuía um padrão de emissão de NFS-e com os municípios, onde cada órgão poderia definir o padrão utilizado para o documento.
Nesse novo formato, o Fisco será responsável por propor um sistema em que todos os MEI’s, independente do município, possam emitir suas notas, sem a necessidade de impor ou aprovar um modelo para cada.
Ou seja, houve uma facilitação por parte da Receita Federal para a emissão das NFs, além da fiscalização. Outro fator importante é que, segunda a Receita, isso dará mais transparências nas operações comerciais, reduzindo a informalidade dos MEI’s.
Como emitir a Nota Fiscal no novo formato?
Antes de mais nada, é importante que você tenha um cadastro no site do Gov.br. Para isso, acesse a página e clique em “Fazer primeiro acesso”. Após isso, siga o passo a passo indicado pelo portal.
Com o cadastro realizado e a senha de acesso em mãos, é o momento de emitir a sua nova no novo formato. Para isso, basta seguir os seguintes passos:
1. No novo portal, clique em “Emitir NFs”;
2. Insira o seu CPF ou CNPJ;
3. Preencha qual o tipo de serviço você presta;
4. Preencha o tipo de serviço prestado;
5. Insira o valor da nota fiscal (verifique o valor para evitar problemas na Receita);
6. Pronto, sua nota fiscal foi emitida.
O processo é muito prático e você consegue realizar de forma rápida, assim como nos formatos antigos.
Lembrando que, a partir do dia 1° de setembro, todos os MEI’s serão obrigados a emitir sua nota fiscal nesse novo modelo.
E se você é MEI, não deixe de conferir nossa trilha de conteúdos dedicados ao tema. Aqui você encontra passo a passo para abrir o MEI, soluções de pagamento, mudanças no MEI e muito mais.
Ainda não possui uma conta MEI no Santander? Faça a abertura agora mesmo e aproveite os benefícios que sua empresa precisa para crescer ainda mais.