Atualizado em 22-08-2024

por Equipe Santander

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Acessibilidade

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 12
Aumentar espessura do texto A+
Aumento de espessura do texto Aa
Preto e amarelo - tema para daltônicos (WCAG 16:44:1)
Preto e branco - tema para daltônicos (WCAG 21:1)
c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Modo escuro

A imagem mostra à direita o texto 'O que é Bacen?' e à esquerda a ilustração de um prédio com um homem à frente, em posição de dúvida. Ao seu lado, há um saco de dinheiro.

Com o objetivo de organizar o sistema financeiro do país e ser responsável por movimentar e trazer estabilidade à moeda, em 1964 foi criado o Banco Central do Brasil. Hoje, a entidade é uma das instituições mais importantes do país, com responsabilidades que afetam praticamente todos os setores da sociedade.

Autodenominado “guardião dos valores do Brasil”, o Banco Central atua em uma série de atividades que impactam nosso dia a dia, incluindo a solidez e eficiência da moeda – o que interfere diretamente no nosso poder de compra, ou seja, o equilíbrio entre o que se ganha e o que se gasta.

Em outras palavras, assim como um maestro de uma orquestra, o Banco Central é quem rege as movimentações da economia. Então, para entender sua importância, vamos explorar mais a fundo suas funções? Boa leitura!

O que significa Bacen e o que ele faz?

“Bacen” é um termo diminutivo de Banco Central, que também é chamado de BC. A instituição atua sob a supervisão do Ministério da Economia e executa a estratégia estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) – órgão que elabora as políticas de moeda e crédito no país. Dessa forma, sua movimentação visa manter a inflação sob controle.

O Banco Central é uma autarquia, ou seja, uma instituição que tem autonomia econômica e exerce poder sobre si mesma. Isso significa que ele tem liberdade para trabalhar pela estabilidade econômica do país, mantendo o sistema financeiro sólido e eficiente.

Então, com o papel de regular o Sistema Financeiro Nacional (SFN), o Banco Central recebe responsabilidades que incluem desde a estabilidade da moeda até a definição da taxa básica de juros – a Taxa Selic –, se tornando, assim, a entidade monetária mais importante do país.

Com esse papel, o Banco Central é também o “banco dos bancos”, pois também supervisiona e legisla sobre os demais bancos. Dessa forma, ele pode proteger os clientes de práticas abusivas e manter o mercado mais justo.

Entenda o que é SFN

O Sistema Financeiro Nacional é formado por um conjunto de entidades e instituições que promovem a intermediação financeira – o encontro entre credores e tomadores de recursos. Todas elas são reguladas pelo próprio Banco Central.

Em outras palavras, é por meio do SFN que as pessoas, empresas e o próprio governo fazem o dinheiro circular, pagam suas dívidas e fazem investimentos.

Para que possam atuar, os membros devem obrigatoriamente se registrar no BC e aderirem às suas regulações. O SFN é formado por:

- Bancos e caixas econômicas;

- Administradoras de consórcio;

- Bolsa de valores;

- Seguradoras;

- Corretoras de câmbio;

- Instituições de pagamento;

- Instituições não bancárias.

Leia também: Taxa de juros real: o que é e como investir?

Quais são as atribuições do Bacen?

O Banco Central tem uma série de funções para regular a economia do país. Segundo o próprio BC, sua missão inclui 'garantir a estabilidade do poder de compra da moeda e fomentar o bem-estar econômico da sociedade'.

Na prática, é o BC que faz a circulação da moeda no Brasil, definindo a quantidade necessária para a população e trazendo mais equilíbrio à economia.

O Banco Central não imprime as notas, mas segue sendo responsável pela emissão que acontece na Casa da Moeda do Brasil. Entre suas atividades, estão:

- Manter a inflação baixa e estável

Esse é um dos principais objetivos do BC. Ao manter a inflação sob controle, o valor do dinheiro se mantém estável e reflete no poder de compra. Para isso, a entidade utiliza a política monetária para afetar as taxas de juros e as condições de liquidez - a quantidade de dinheiro disponível na economia.

- Garantir um sistema financeiro seguro

O Banco Central precisa assegurar que o sistema financeiro tenha recursos suficientes para arcar com seus compromissos em todos os níveis da sociedade, de forma eficiente.

- Ser o banco do governo

Como detentor das contas mais importantes do governo, o Bacen é o depositório das reservas internacionais do país. Essas reservas servem como um colchão de segurança para a economia brasileira, já que podem ser usadas para financiar importações em caso de necessidade.

Outra responsabilidade do Banco Central é a operação de câmbio. Como cada país tem sua moeda, ao fazer uma compra internacional ou enviar dinheiro para o exterior, é preciso fazer essa operação.

- Monitorar os bancos

O "banco dos bancos" regulam as instituições financeiras para que as transações aconteçam com fluidez, e suas próprias contas não fechem o dia com o saldo negativo.

- Emitir o dinheiro

Ao gerenciar a circulação da moeda, o Banco Central garante o fornecimento ideal de dinheiro em espécie para a população.

Atualmente, o BC também oferece serviços diretos à população, como:

- Consulta de Valores a Receber

- Calculadora do Cidadão

- Fornece um panorama econômico sobre a inflação e Taxa Selic

- Conversor de Moedas

- Consultas Públicas

Qual a importância do Banco Central?

Em resumo, o BACEN é uma instituição base para a economia brasileira, atuando na estabilidade do sistema financeiro, na proteção dos consumidores e no próprio desenvolvimento do país.

Inclusive, você sabia que a análise desse desempenho é feita pelo cálculo do PIB? Clique no botão abaixo e entenda o que significa esse indicador e como ele é usado:

O que é PIB

Entender mais sobre as instituições financeiras do país, indicadores e sistemas da economia é um passo fundamental para a tomada de decisões financeiras. E para continuar se informando e aprendendo mais sobre esses temas, acompanhe os conteúdos sobre educação financeira do Blog Santander:

Educação financeira

Fonte: Banco Central do Brasil

Avalie esse artigo