O empreendedorismo desde sempre foi uma das forças impulsionadoras da economia global, desde os pequenos negócios, a barraca da esquina da sua casa, até as multinacionais. O ato de empreender, por si só, é uma alternativa para quem deseja ter sua própria empresa, para quem deseja largar seu emprego ‘convencional’.
Porém, empreender não é tão simples quanto acordar um dia e decidir que tipo de negócio se vai abrir. O mercado de produtos e serviços está sempre evoluindo, é preciso estar por dentro das tendências e seguir as melhores práticas para aumentar a chance de sucesso da sua empresa.
Neste artigo, vamos comentar algumas das tendências mais recentes, para que sirvam como inspiração, que funcionem como referência para a criação ou desenvolvimento do seu sonho empresarial, além de fornecer dicas valiosas para quem faz parte desse universo.
O que é empreendedorismo?
O conceito de empreendedorismo envolve a criação, desenvolvimento e gestão de um negócio, em qualquer área que seja, com o intuito de transformar uma ideia em realidade. O ato de empreender também está muito conectado com inovações, com empresas que apresentam algo novo para a sociedade, além de demonstrar habilidade de identificar oportunidades e criar valor para os clientes através daquele determinado empreendimento.
Um empreendedor é quem empreende e busca soluções criativas para os problemas existentes. E ele pode ser de diversos tamanhos, desde um negócio local, como um cabelereiro, até o criador de uma startup de tecnologia.
Sem dúvidas, o empreendedorismo é fundamental para o desenvolvimento econômico de qualquer sociedade, na geração de emprego, de tecnologia e de inovação.
Por qual caminho o empreendedorismo está seguindo?
Antes de começar a empreender, é preciso identificar um nicho de mercado promissor, estude o mercado e procure por novidades ou área próspera. Não tente atender todos os públicos, concentre-se na sua escolha para que você possa se destacar.
Realize pesquisas de mercado para entender as demandas e necessidades do seu público-alvo e encontre maneiras inovadoras de atender a essas demandas.
Se você já tem uma empresa, já deve ter percebido que cada negócio está sempre inacabado, está sempre precisando melhorar, corrigir erros e até mudar de rumo, dependendo da situação.
Por isso, vamos falar sobre algumas das tendências do empreendedorismo atualmente, realidades já existentes que você pode se aproveitar para iniciar ou melhorar o seu projeto empresarial.
1.Tecnologia e transformação digital: a tecnologia está moldando o mundo dos negócios de maneira significativa. Todos os setores estão sendo afetados. A transformação digital tornou-se essencial não só para o crescimento, mas para a sobrevivência de qualquer empresa. Se você pretende abrir um negócio, talvez seja uma boa estratégia considerar como a tecnologia pode estar diretamente incorporada aos seus processos, em busca de alcançar mais clientes ou de se destacar dos concorrentes.
O mínimo que deve ser feito é estar atualizado com as últimas tendências tecnológicas, como inteligência artificial e análise de dados, por exemplo. Mais adiante no texto, falaremos exclusivamente das inteligências artificiais.
2. E-commerce: o sucesso do comércio eletrônico não precisa ser repetido, afinal, quase todas as pessoas fazem buscas pela internet atualmente. Você já deve ter feito, certo? Apesar de já ter alguns anos, a área segue em crescimento e merece sua atenção. Pretende abrir uma loja de roupas? É essencial ter uma presença online forte por meio de um site de e-commerce ou a participação em marketplaces pode aumentar significativamente a visibilidade e as vendas do seu negócio.
Se possível, invista em uma plataforma de e-commerce de qualidade, garanta uma experiência de compra segura, simples e rápida, que seja conveniente para o cliente. Isso vai ditar o que os consumidores acham da sua empresa.
Além disso, não esqueça de ser forte nas redes sociais para alcançar seu público-alvo, tenha criatividade para se destacar dos demais. As empresas que estão produzindo conteúdo diferente nas redes sociais estão conseguindo alcançar um espaço importante entre os clientes.
3. Sustentabilidade e Responsabilidade Social: a maioria dos consumidores atualmente fazem mais do que comprar em uma loja/empresa, eles estão cada vez mais interessados que que aquela instituição faz pela comunidade ao redor dela, com impactos ambientais e sociais.
O resultado disso é o tamanho que ganhou o empreendedorismo sustentação nos últimos anos. Considere como seu negócio pode contribuir para a sustentabilidade, como a redução do consumo de recursos, a utilização de materiais recicláveis ou a adoção de práticas éticas. Além disso, envolver-se em iniciativas sociais pode gerar uma imagem positiva e conquistar a lealdade dos clientes.
Mas lembre-se: responsabilidade social só pelo marketing, normalmente não dá certo. Só faça isso se for uma missão real da empresa, se estiver presente nos valores daqueles que compõem o negócio.
Leia também: Aprenda como calcular o faturamento e o lucro da sua empresa
Como as inteligências artificiais podem impactar o universo empreendedor?
Aqui estão algumas maneiras pelas quais as IAs podem ajudá-lo a empreender:
• Análise de dados e insights: as IAs podem processar grandes quantidades de dados de forma rápida e eficiente. Com isso, será trabalho seu ler os dados e criar ideias diante das tendências de consumo, pensar em estratégias de marketing para expandir ainda mais o seu crescimento.
• Atendimento ao cliente automatizado: você já ouviu falar nos chatbots? É um software capaz de manter uma conversa com um usuário humano e que podem oferecer suporte ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana. Eles podem responder a perguntas comuns, fornecer informações sobre produtos ou serviços, ajudar na resolução de problemas e até mesmo realizar transações básicas.
Já pensou na quantidade de tempo e recursos que podem ser salvos com esse tipo de tecnologia? Sem falar na experiência do cliente que vai melhorar bastante, podendo ser atendido a qualquer momento do dia.
• Automação de tarefas: as inteligências artificiais, se programadas para isso, podem automatizar tarefas repetitivas e demoradas, liberando tempo para que você se concentre em atividades estratégicas. Desde a geração de relatórios até a criação de legendas para as suas postagens nas redes sociais. Dá para ter ideia da quantidade de possibilidades, hein? Com a automação, você pode aumentar a eficiência operacional, reduzir erros e direcionar seus esforços para áreas que exigem criatividade e tomada de decisão.
Os desafios de gerir um negócio
Começar uma empresa não é fácil, os desafios são intensos e diários. A maioria dos negócios, na verdade, fecham antes de completar 5 anos. E existem muitos fatores para isso: a falta de planejamento, o descuido com o capital de giro, a dificuldade de relacionamento entre os funcionários/sócios da empresa, a falta de capacidade comercial, entre muitos outros.
Ter ajuda nessas horas é primordial, faz a diferença. Se você está começando um pequeno/médio negócio, vale a pena conhecer o CoPiloto Santander. Com ele, é possível acompanhar de perto cada movimentação do negócio. É uma plataforma de fácil acesso agrupa todas as informações do dia a dia da sua empresa. Ficou curioso?
Dinheiro para empreender
Mas é claro que para abrir as portas de um empreendimento, é preciso algum investimento, para as compras de insumo, para marketing, para aluguel de um espaço, entre outros.
Se você tem o desejo para começar a empreender, tem dificuldades com as finanças e está precisando desse empurrãozinho, talvez a contratação de crédito seja a solução necessária. O primeiro passo é: conhecer todas as opções de crédito disponíveis para você.