Sabemos que cultura e educação são fundamentais para a formação saudável de crianças, adolescentes e jovens. Segundo especialistas, o contato com entretenimento auxilia no desenvolvimento social e na criação de pensamento crítico. Entretanto, no Brasil, esse tipo de contato com arte, música e esporte nem sempre é acessível para todos.
Pensando nisso, foi criada a ID Jovem: um benefício que possibilita ao jovem de baixa renda acessar programações artístico-culturais com meia-entrada – além de outras vantagens que incluem até mesmo deslocamentos para outros estados pela metade do preço.
Quer entender mais sobre a ID Jovem e como aproveitar seus benefícios da melhor forma? Continue a leitura e encontre tudo o que você precisa saber!
O que é ID Jovem?
A ID Jovem é um documento gratuito voltado a jovens de baixa renda, que oferece o benefício de 50% de desconto em cinemas, teatros, shows e outros eventos culturais e esportivos – conforme previsto no Decreto nº 8.537, de 5 de outubro de 2015 que regulamenta esse direito.
E olha só: quem ama viajar também é beneficiado! Com a ID Jovem, é possível ter duas vagas gratuitas em transportes interestaduais, seja por veículo, embarcação ou comboio ferroviário. Caso as vagas extras estejam ocupadas, o beneficiário ainda pode comprar duas passagens pela metade do valor.
Outro benefício da ID Jovem é a isenção do pagamento de taxa para emissão da Carteira de Identidade Estudantil, que também oferece outras vantagens para os estudantes.
Quem pode ter a ID Jovem?
O programa foi criado para dar oportunidade àqueles que precisam de apoio no acesso às oportunidades culturais e estudantis, logo, garante que alguns requisitos sejam seguidos para ser liberado.
Para poder emitir o documento, o solicitante precisa atender os seguintes critérios:
- Ter entre 15 e 29 anos;
- Ter renda familiar mensal de até dois salários-mínimos;
- Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e com o cadastro atualizado nos últimos dois anos.
Leia também: Entenda como declarar o FIES no Imposto de Renda
Como fazer a ID Jovem?
Como mencionado anteriormente, a ID Jovem é gratuita e pode ser solicitada pela internet. Para pedir o documento, basta ter o Número de Identificação Social (NIS), que consta no Cartão Cidadão, na carteira de trabalho ou no extrato do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).
Se não tiver um NIS e cumprir os requisitos, basta se inscrever no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
A seguir, confira o passo a passo para emitir a ID Jovem:
1 - Acesse o site da ID Jovem ou baixe o aplicativo no celular;
2 - Insira seus dados pessoais - nome completo, data de nascimento, número do NIS e nome da mãe. É importante que eles sejam preenchidos exatamente como foram cadastrados no CadÚnico;
3 - Depois, preencha informações adicionais solicitadas e se certifique de que todas as informações estão corretas;
4 - Finalize o cadastro e aguarde a emissão da ID Jovem.
Assim que você receber o código do documento, basta validar no mesmo site e pronto! Você já pode usar sua ID e garantir os benefícios. Mas fique atento: o documento de meia-entrada é válido por 180 dias. Após esse período, é necessário fazer um novo cadastro.
Como usar a ID Jovem?
Assim que você receber o número do documento, sua ID Jovem já vai estar pronta para usar! Importante lembrar que o se trata de um documento digital – portanto, vai ficar disponível pelo aplicativo para ser apresentado pelo celular. Se preferir, você pode gerar uma versão para impressão pelo site.
Para usufruir da meia entrada e descontos previstos pelo benefício, o usuário deve sempre ter um documento oficial com foto para comprovar sua identidade. Vale destacar também que o uso da ID Jovem é pessoal e intransferível, não podendo ser compartilhado ou usado por terceiros.
Para viajar, você deve comprar as passagens com, pelo menos, 3 horas de antecedência da partida, apresentando a ID Jovem no guichê físico. A passagem também deve ser reservada em apenas um horário para o mesmo dia e destino, lembrando de apresentar a ID e um documento oficial na hora da compra e embarque.
#FiqueAtento! O benefício só é válido para viagens interestaduais. A ID Jovem não vale em deslocamentos dentro da cidade ou entre municípios.
E para aproveitar a meia-entrada em shows e demais apresentações culturais, basta apresentar a ID Jovem na bilheteria para garantir o benefício!
Agora que você já conhece a ID Jovem e como economizar em programações culturais e até em viagens, que tal aproveitar os benefícios de um cartão de crédito totalmente FREE? Com a conta+cartão Free, você tem saques ilimitados e acesso à pré-venda dos principais shows internacionais no Brasil e o melhor: você está livre de anuidade para sempre.
Além disso, é uma maneira inteligente de organizar suas finanças. Quer saber como?