Atualizado em 19-11-2024

por Equipe Santander

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Acessibilidade

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 12
Aumentar espessura do texto A+
Aumento de espessura do texto Aa
Preto e amarelo - tema para daltônicos (WCAG 16:44:1)
Preto e branco - tema para daltônicos (WCAG 21:1)
c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Modo escuro

Artigos Salvos

Na imagem temos um texto à direita com a frase 'O que é o cartão cidadão?'. Já à esquerda, temos uma ilustração que representa um homem de camiseta vermelha segurando um tablet e um cartão Santander.

Se você pretende utilizar ou já utilizou algum benefício trabalhista/social, como aqueles que disponibilizam saque, exemplo o FGTS, Abono Salarial e Seguro-desemprego, com certeza já ouviu falar do Cartão Cidadão.

Apesar de ele ajudar na hora de solicitar esses benefícios, diminuindo a burocracia de alguns processos, muita gente tem dúvidas sobre como ele funciona, quem tem direito ou até mesmo como e onde solicitar.

Por isso, preparamos um conteúdo cheio de dicas e passo a passo, para você usar o Cartão Cidadão como aliado na hora de resgatar os seus benefícios sociais.

Aproveite!

O que é o Cartão Cidadão?

O Cartão Cidadão foi criado pela Caixa Econômica Federal e o Governo Federal, com o intuito de facilitar o acesso aos benefícios sociais e trabalhistas da população brasileira.

Através desse cartão, o usuário pode sacar esses benefícios nos canais de pagamento que são autorizados pela Caixa em todo o território nacional.

Além disso, para poder usar o seu Cartão Cidadão, você precisa cadastrar uma senha, conhecida como “Senha Cidadão”. É a partir dela que você poderá realizar os saques nos caixas eletrônicos, casas lotéricas ou agências da Caixa. Mas, para utilizar o cartão não é necessário ter uma conta aberta na Caixa.

E para que ele serve?

Como falamos, a principal função do Cartão Cidadão é disponibilizar de maneira prática o acesso aos benefícios como, Seguro-desemprego, FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de serviço) ou o Auxílio Brasil.

Além disso, com este cartão você poderá consultar os saldos e puxar extratos do seu FGTS, verificar se possui direito ao abono salarial, consultar informações sobre o Seguro-desemprego, como por exemplo, as parcelas futuras e já pagas e, as cotas e rendimentos do PIS (Programa de Integração Social).

Mas, vale ressaltar que, após realizar o cadastro, não será obrigatório o uso do cartão para realizar essas consultas. Para isso, basta acessar o site da Caixa e confirmar as informações que esteja buscando.

Quem tem direito ao Cartão Cidadão?

O cartão Cidadão é destinado às pessoas que possuem algum benefício trabalhista ou social que estejam disponíveis para saque, citados anteriormente e que não possuem uma conta na Caixa.

“Então se eu tenho alguma conta na Caixa não tenho direito ao benefício?”.

Na verdade, não é bem assim. Se você possui uma conta no banco, não há a necessidade da emissão do Cartão Cidadão, afinal, o benefício poderá ser creditado direto na sua conta.

E como posso emitir o meu Cartão Cidadão?

Primeiramente, vamos frisar que, no momento, não é possível solicitar o seu cartão de forma online.

Para a contratação, é necessário entrar em contato com a Central de Atendimento da Caixa ao Cidadão no telefone 0800 726 0207 ou em uma agência mais próxima de você.

No momento da solicitação, você deverá estar com os seguintes documentos em mãos:

 - NIS, ou número de inscrição do trabalhador (NIT) ou PIS/PASEP;

 - RG ou CNH;

 - Comprovante de residência.

Após a emissão do cartão, será preciso criar uma “Senha do Cidadão”, que possibilita os saques dos benefícios. Para isso, vá até uma agência e leve um documento oficial, como RG ou CNH.

Ou, se preferir, em uma lotérica. Nesse caso, basta ligar para a Central de Atendimento da Caixa ao Cidadão, no telefone 0800 726 0207 e ir até a unidade da lotérica mais próxima com o seu Cartão Cidadão e um documento.

Agora que você já sabe como emitir o seu Cartão Cidadão, faça sua solicitação e aproveite os benefícios disponíveis.

E para você que precisa colocar as contas em dia, mas não tem nenhum dos benefícios citados acima disponíveis, conheça a antecipação do saque-aniversário FGTS. Com ela, você pode ter dinheiro na conta ainda hoje, sem comprometer seu orçamento.

Antecipe o seu FGTS

Avalie esse artigo