Atualizado em Thu Dec 12 19:42:33 GMT-03:00 2024

por Equipe Santander

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Acessibilidade

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 12
Aumentar espessura do texto A+
Aumento de espessura do texto Aa
Preto e amarelo - tema para daltônicos (WCAG 16:44:1)
Preto e branco - tema para daltônicos (WCAG 21:1)
c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Modo escuro

Artigos Salvos

Na imagem temos um texto à direita com a frase ‘Ofertas sob medida para você’. Já à esquerda, temos uma ilustração que representa um homem guardando uma nota de dinheiro dentro de um cofrinho em formato de porco.

Lançado em 2021, o Open Finance é um dos assuntos mais comentados no universo bancário desde então. Você já deve ter se deparado com esta palavra nos últimos tempos pela internet e pode se perguntar sobre o que realmente se trata.

Este procedimento já é utilizado em diversos países e adiciona benefícios diferenciados para você ou para sua empresa ao permitir, com muita segurança, que o seu histórico bancário seja consultado por instituições financeiras do seu interesse. Para saber mais sobre o Open Finance, acompanhe o artigo a seguir.

O que é Open Finance?

A sigla em inglês pode ser traduzida como “sistema financeiro aberto”, um termo que representa boa parte sobre o que é Open Finance, do Banco Central do Brasil.

Com isso, o Open Finance se refere a um movimento do mercado financeiro que busca viabilizar o compartilhamento de suas informações, como o seu histórico bancário, com as instituições financeiras que fazem parte deste sistema.

Isto é, por meio de autorizações e de consentimentos, você encontrará ofertas personalizadas de produtos e serviços relacionados às finanças. Tais condições especiais feitas sob medida são válidas para você como pessoa física e para a sua empresa, caso você tenha um negócio próprio.

A implementação do Open Finance foi feita por etapas desde 2021. Por exemplo, começou com as instituições disponibilizando ao público informações sobre seus canais de atendimento, além das características de seus produtos e serviços, mas sem ser compartilhado nenhum dado de cliente.

Em seguida, os clientes passaram a ter como compartilhar seus dados cadastrais, informações sobre transações de suas contas, cartão de crédito e produtos de crédito contratados. Também surgiu a possibilidade de compartilhamento dos serviços de transações de pagamento.

Atualmente, está em uma das suas fases mais completas, já que um amplo conjunto de dados e informações podem ser compartilhados, como você verá abaixo.

Saiba quais dados podem ser compartilhados

Pessoas físicas e pessoas jurídicas que são clientes do Santander poderão compartilhar suas informações de: dados cadastrais, créditos e empréstimos, operações de câmbio, investimentos, seguros e previdência privada.

Quais são as vantagens do Open Finance?

O Open Finance proporciona uma experiência financeira repleta de vantagens para você e para a sua empresa, como possibilidades de oferecer o produto que mais combina com o seu perfil e com a fase que você está vivendo, sendo compatível com os seus objetivos.

Por exemplo, você como pessoa física encontra ofertas sob medida, como ter mais chances de aumentar o limite do seu cartão, contratar financiamento e outros créditos com taxas diferenciadas, assim como valores especiais, aplicar o seu dinheiro em investimentos que tenham ainda mais relação com o que você está buscando.

Já para as empresas, há como usar a funcionalidade de iniciação de pagamentos para otimizar o processo de pagar contas e fornecedores, contar com uma gestão financeira integrada, suporte para investir em produtos que aumentem ainda mais os rendimentos de acordo com o que é esperado, além de muito mais.

Open Finance e Open Banking: será que tem diferença?

É provável que você já tenha reparado que também existe o termo Open Banking, o qual foi utilizado com frequência no começo desse movimento de sistema financeiro aberto.

Com a expansão deste movimento e universo, a nomenclatura deixou de ser apenas algo relacionado ao sistema bancário para ser finanças em geral, como incluindo seguros e investimentos. Assim, não há exatamente uma diferença, mas um complemento do que era oferecido para você, cliente, no início.

E a segurança no Open Finance, como funciona?

Em tudo o que envolve Open Finance, a segurança é um ponto importante. Afinal, os seus dados precisam estar protegidos, não é mesmo?

Aqui no Santander, você pode ficar tranquilo porque utilizamos níveis e protocolos de segurança rigorosos para assegurar a confidencialidade das suas informações, seguindo as determinações dos órgãos competentes e da Política de Privacidade.

Além disso, é você quem autoriza o compartilhamento dos dados e das informações que preferir, e pelo tempo que você determinar. Isto porque você pode querer apenas um dos produtos ou serviços de outro banco diferente do seu que estão mais atrativos no momento.

Você tem total autonomia sobre seus dados e por isto mesmo o Open Finance respeita a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Seja Open Finance

E se você é desenvolvedor, conheça o Santander Developers e tenha acesso às API Open Finance.

Avalie esse artigo