Atualizado em 11-10-2024

por Equipe Santander

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No lado esquerdo da imagem, ilustração mostrando diferentes ações bancárias, como pagamentos e maquininha de cartão de crédito. No lado direito, a frase: o que fazer em caso de roubo no exterior?

Nos tempos atuais, há um fato que não podemos contestar: quanto mais a tecnologia avança, mais questões de segurança precisam ser revistas para que as camadas de proteção sejam redobradas. Isso porque, assim como os recursos tecnológicos se expandem e ficam mais presentes no dia a dia, eles também podem ser aproveitados por pessoas mal-intencionadas. 

Quem nunca sonhou com uma viagem inesquecível, explorando novas culturas e paisagens deslumbrantes? Mas, infelizmente, nem sempre a realidade é como nos filmes.

Aquele momento de descontração e aventura pode se transformar em uma complicação se você for vítima de furto, do famoso pickpocket, ou até de roubo durante sua estadia no exterior.

A sensação de violação e perda é algo que abala qualquer viajante. Imagine ter seus pertences mais valiosos, como documentos, dinheiro e eletrônicos, levados. Além do prejuízo material, a sensação de insegurança e a burocracia para resolver a situação podem comprometer todo o planejamento da sua viagem.

Mas calma! Não se desespere. Com as informações e dicas corretas, você estará preparado para lidar com essa situação de forma mais eficiente e minimizar os danos.

O que é pickpocket?

Pickpocket é um termo em inglês que significa, em português, batedor de carteira. É uma pessoa especializada em roubar os pertences das pessoas sem que elas percebam, geralmente em locais com muita gente, como transportes públicos, mercados, ou em meio a multidões.

E, curiosamente, uma das principais vítimas dos pickpockets são os viajantes. Por isso, locais com muitos turistas, como museus e praças, são alvos frequentes, pois os visitantes costumar carregar mais dinheiro em espécie e objetos de valor.

O que fazer em caso de furto ou roubo no exterior?

Se acontecer com você, ser vítima de pickpocket, existem algumas medidas que podem ser feitas. Apesar da primeira reação de pânico, é fundamental manter a calma para tomar decisões racionais. Em seguida, siga o passo a passo:

1. Registre um Boletim de Ocorrência (B.O.): dirija-se à delegacia de polícia mais próxima e registre um B.O. detalhado, com data, hora, local do ocorrido e descrição dos itens roubados. Guarde uma cópia do B.O., pois ele será essencial para dar entrada em um possível processo de seguro;

2. Bloqueie seu celular e cartões: ligue imediatamente para sua operadora e bloqueie seu chip para evitar que utilizem seus dados de forma indevida. Em seguida, entre em contato com os bancos e bloqueie seus cartões de crédito e débito para evitar gastos não autorizados;

3. Comunique a sua embaixada ou consulado: procure a representação diplomática do seu país no exterior. Eles podem fornecer orientações sobre como proceder, auxiliar na emissão de novos documentos (como passaporte) e até mesmo intermediar a comunicação com as autoridades locais;

4. Avise sua família e amigos: mantenha seus entes queridos informados sobre o ocorrido. Eles poderão te dar apoio emocional e prático, como ajudar a entrar em contato com as empresas de seguro e auxiliar nas burocracias.

Ter um seguro viagem pode fazer a diferença

Imagine a seguinte situação: você está de férias e percebe que alguém levou sua carteira com todos os documentos e uma boa quantidade de dinheiro. É uma situação estressante e que pode atrapalhar todo o seu planejamento de viagem.

Com um seguro viagem completo, a situação pode ser resolvida de diversas formas:

- Reembolso de bens: muitas seguradoras oferecem cobertura para roubo e furto de pertences pessoais. Porém, será necessário o boletim de ocorrência no país onde aconteceu o furto;

- Auxílio na emissão de documentos: se o passaporte, por exemplo, for furtado, o seguro pode auxiliar com as despesas para a emissão de novos documentos.

Ou seja, um seguro viagem completo é essencial para garantir a sua tranquilidade durante a viagem. Para a entrada em alguns países, inclusive, ele é obrigatório.

E as coberturas não param por aí. Ainda é possível estar protegido com:

- Assistência médica: em caso de emergência, o seguro garante atendimento médico e hospitalar;

- Repatriamento: se precisar retornar ao seu país de origem por motivos médicos, o seguro arcará com os custos da viagem;

- Perda de bagagem: se sua bagagem for extraviada ou danificada pela companhia aérea, o seguro cobrirá os prejuízos.

#FiqueLigado: cada banco, instituição financeira ou seguradora apresentam diferenças em seus seguros, alterando coberturas, assistências, valores. É importante entender o que cada uma oferece antes de fazer a contratação.

Como escolher um bom seguro viagem?

Ao escolher um seguro viagem, leve em consideração os seguintes fatores:

- Coberturas: verifique se o seguro cobre os riscos que você considera mais importantes, como assistência médica, roubo, perda de bagagem e cancelamento de viagem;

- Valor da franquia: a franquia é a parte do prejuízo que você terá que arcar. Quanto menor a franquia, mais caro será o seguro;

- Assistência 24 horas: verifique se o seguro oferece assistência 24 horas por telefone, para que você possa entrar em contato em caso de emergência;

- Rede de atendimento: verifique se a seguradora possui uma ampla rede de atendimento médico no seu destino.

O Santander Seguro Viagem, por exemplo, tem cobertura no mundo inteiro e atendimento 24 horas. Ficou interessado?

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6 Dicas para evitar furtos e roubos

1. Seja discreto: evite ostentar objetos de valor, como joias, relógios e grandes quantias em dinheiro;

2. Utilize cofres: se o seu hotel oferecer cofre, guarde seus documentos e objetos de valor nele;

3. Fotocopie seus documentos: leve cópias digitalizadas dos seus documentos importantes, como passaporte e carteira de motorista, em um dispositivo eletrônico separado do seu celular ou até em folha de papel;

4. Esteja atento ao seu entorno: evite lugares isolados e com pouca iluminação, principalmente à noite;

5. Não carregue tudo junto: divida seu dinheiro e documentos em diferentes locais, como bolsos internos da mochila ou carteira;

6. Informe-se sobre a região: pesquise sobre os locais que você pretende visitar e quais são as áreas mais seguras.

Ser vítima de furto ou roubo durante uma viagem é uma experiência desagradável, mas com as informações e dicas corretas, você estará mais preparado para lidar com essa situação. Lembre-se de manter a calma, registrar o ocorrido, entrar em contato com as autoridades locais e com a sua seguradora.

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