Atualizado em Mon Dec 02 19:00:07 GMT-03:00 2024

por Equipe Santander

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Acessibilidade

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 12
Aumentar espessura do texto A+
Aumento de espessura do texto Aa
Preto e amarelo - tema para daltônicos (WCAG 16:44:1)
Preto e branco - tema para daltônicos (WCAG 21:1)
c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Modo escuro

Artigos Salvos

A imagem mostra a ilustração de uma mão segurando um celular com o símbolo do Pix. Ao lado, temos a frase 'Conheça o débito automático via Pix'.

Lançado em 2020 pelo Banco Central, o Pix já se tornou uma escolha popular entre os brasileiros como meio de pagamento. Devido ao seu crescimento, o serviço segue ganhando novas funcionalidades para facilitar ainda mais o nosso dia a dia.

Prevista para ser lançada em junho de 2025, uma dessas novidades é o Pix Automático, que deve transformar o modo de fazer pagamentos recorrentes. Mas a boa notícia é que clientes Santander já podem usar a solução: com o Débito Automático via Pix, você pode escolher a função como meio de pagamento e empresas podem contar com o recurso para receber dos clientes.

Quer entender melhor essa nova modalidade do Pix e como usá-la por aqui? Então, confira o conteúdo a seguir. Boa leitura!

O que é Débito Automático via Pix?

Se você conhece e usa a função débito automático na sua conta corrente, vai se familiarizar bem com o Débito Automático via Pix. Com o mesmo conceito, esta nova modalidade vai atender às necessidades de clientes que têm pagamentos recorrentes de produtos ou serviços.

O pagamento por essa nova modalidade vai viabilizar os pagamentos recorrentes de forma rápida e fácil, evitando o esquecimento.

Exemplos de contas que o Débito Automático via Pix vai ajudar:

Você pode pagar contas de água, luz, internet, TV, mensalidades escolares, academia e outras contas recorrentes.

Débito Automático via Pix: como funciona a modalidade de Pix Automático do Santander

Como mencionamos acima, nossos clientes já podem usar o Pix Automático como Débito Automático via Pix – solução exclusiva do Santander. Com ele, você já vai poder agendar e editar pagamentos recorrentes automaticamente, suspender um pagamento já agendado no dia anterior ao pagamento ou até mesmo cancelar quando quiser, sendo notificado sobre cada pagamento, inclusive quando não der certo.

Assim como a modalidade do Pix Automático prevista pelo Banco Central, o uso do Débito Automático via Pix para pagamentos será gratuito para quem vai pagar. E, para garantir sua segurança, a transferência só será efetuada mediante autorização do usuário que optar pela modalidade.

Além disso, para ativar o Débito Automático via Pix no Santander, a empresa responsável pelo serviço que você deseja pagar precisa oferecer essa opção e você também ter uma conta no Santander. Então, basta verificar com a empresa se ela já possui essa opção e cadastrar o pagamento recorrente.

Quais são os benefícios do Débito Automático via Pix?

A nova modalidade do Pix vai facilitar e muito a vida das pessoas na hora de realizar pagamentos. Olha só os seus benefícios:

- Praticidade: você autoriza uma única vez e os agendamentos e pagamentos são feitos de forma automática e recorrente;

- Você no controle: cancele quando quiser, defina valores máximos para pagamento e acompanhe tudo em um espaço exclusivo de gestão;

- Notificações em tempo real: você é notificado de tudo sobre seus pagamentos, inclusive quando ao não der certo;

- Pague sem surpresas ou atrasos: o pagamento é feito por Pix na data e horário programados e de forma automática;

- Sem custos, sem preocupações: não há cobrança de taxas e, caso não tenha saldo na conta ou limite disponível, nós te avisaremos antes;

- Segurança: tudo é feito pelo sistema Pix, amplamente utilizado e seguro.

Leia também: Pix Parcelado: como funciona, diferenças e vantagens em relação ao Pix Tradicional

Como agendar pagamentos com o Débito Automático via Pix?

Vamos a um exemplo prático: digamos que você vai contratar um serviço de pagamento mensal em uma academia ou escola. Ao assinar um contrato com o prestador de serviço e optar pelo Débito Automático via Pix, você deverá seguir esses três passos:

1. Você deverá sinalizar que deseja realizar o pagamento por Débito Automático via Pix e, se necessário, informar seus dados da conta do Santander;

2. Depois disso, o prestador de serviço irá emitir a cobrança recorrente por Débito Automático via Pix e enviar a solicitação;

3. Por fim, você receberá uma notificação para autorizar que os pagamentos recorrentes sejam realizados em sua conta.

Pronto! Simples assim. Agora, os recebimentos futuros dessa cobrança acontecerão automaticamente na data programada, sem a necessidade de autenticar cada transação e pagar por ela.

Você poderá ainda gerir os pagamentos recorrentes como, por exemplo, estabelecer um limite máximo do valor da parcela a ser debitada, podendo cancelar a qualquer momento a autorização.

Qual a diferença do Débito Automático via Pix Santander para o Débito Automático?

Por terem funcionalidades bastante semelhantes, é comum que as opções se confundam. Por isso, vamos explicar:

A principal diferença entre o Débito Automático tradicional e o Débito Automático via Pix está na flexibilidade e controle. Enquanto o Débito Automático tradicional exige o cadastro prévio de contas e é processado em dias bancários, o Débito Automático via Pix permite a realização de pagamentos recorrentes instantaneamente, sem depender de dias úteis ou horários bancários.

Além disso, com Débito Automático via Pix o cliente tem mais autonomia para gerenciar, ajustar ou cancelar seus pagamentos a qualquer momento diretamente pelo aplicativo.

Leia também: Crédito ou débito: entenda qual é o melhor jeito de pagar

E para quem já usa o Débito Automático?

Para quem já conta com o Débito Automático, é possível que as próximas cobranças passem a ser realizadas automaticamente via Débito Automático via Pix, dependendo da adesão das empresas. Mas fique tranquilo: o processo será fluido, garantindo a melhor experiência para você.

Você passará a acompanhar seus pagamentos em um espaço único e exclusivo, onde terá controle total de todas as suas contas.

Portanto, quem é cliente Santander já pode adotar esse meio de pagamento recorrente em contas de serviços que ofereçam o Débito Automático via Pix.

Lembrando que, para você usufruir de todos os benefícios do Pix como cliente, é necessário ter conta corrente. Se você ainda não tem uma, então, aproveite e abra a sua no Santander: você escolhe os serviços que mais combinam com as suas necessidades e pode fazer isso de onde estiver.

Abra sua conta

Para usar o Débito Automático via Pix Santander não é necessário ter uma chave Pix, mas por aqui, você tem a flexibilidade de 10 dias sem juros por mês no limite da conta ao manter seu CPF ou celular como chave Pix na conta Santander para pessoa física. Quer aproveitar e já cadastrar a sua?

Cadastrar chave Pix

Importante: Até seu lançamento oficial, as condições do Pix Automático previstas pelo Banco Central mencionadas podem ser alteradas.

Avalie esse artigo