A portabilidade de crédito imobiliário é um procedimento que permite ao cliente transferir o financiamento de um imóvel de uma instituição financeira para outra. Essa modalidade foi regulamentada no Brasil pela resolução 4.292/2013 do Banco Central.
O que é portabilidade do financiamento imobiliário?
A principal finalidade da portabilidade de crédito imobiliário é possibilitar ao cliente a oportunidade de conseguir melhores condições de financiamento, como taxas de juros mais baixas ou outros benefícios oferecidos por diferentes instituições financeiras.
Assim, o cliente pode optar por transferir o saldo devedor do seu financiamento para outra instituição desde que o prazo da operação não seja superior ao saldo devedor e, ao prazo restante do financiamento imobiliário objeto da portabilidade na data da transferência.
Para realizar a portabilidade de crédito imobiliário, o cliente deve iniciar o processo junto ao banco que possui o financiamento, solicitando o demonstrativo de portabilidade. O banco irá analisar a solicitação e, se aprovada irá providenciar a transferência do saldo devedor junto à instituição original.
Então, depois dessa análise será firmado um novo contrato de financiamento com o novo banco.
Quem pode realizar a portabilidade de financiamento imobiliário?
Em geral, qualquer instituição financeira de crédito que seja ligada ao sistema financeiro nacional é autorizada a receber o financiamento ou fazer a portabilidade.
Também, quanto aos clientes que tenham uma operação ativa em uma instituição financeira e interesse em realizar a migração para o Banco, podem fazer a portabilidade, desde que respeite o prazo da operação na nova instituição financeira
Como fazer a portabilidade do financiamento imobiliário para o Santander?
Primeiramente, é necessário fazer a organização e cálculo de todas as taxas, valores e prestações ainda em aberto.
O momento certo para fazer a portabilidade é quando o cliente, após analisar os principais pontos do novo contrato incluindo os benefícios de tempo de pagamento do empréstimo. No Santander você tem até 35 anos para pagar além disso, o seu crédito é aprovado na hora, são esses fatores que podem fazer parte da estratégia de portabilidade.
Enfatizamos que apesar da portabilidade não gerar cobranças pela troca de uma instituição financeira por outra o processo envolve algumas taxas, como:
- Análise documental por parte do banco;
- Valor do registro em cartório;
- Custo efetivo total (encargos, impostos e outras tarifas que estão embutidos nas mensalidades do financiamento).
Agora que você já sabe como é feita a portabilidade de financiamento imobiliário do Santander, que tal aproveitar para fazer a sua?