Fazer um financiamento imobiliário é a realidade de muitos que sonham em conquistar sua casa própria. Essa modalidade facilita as formas de pagamento, com parcelas de acordo com a sua situação financeira.
De acordo com a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), o ano de 2023 teve um aumento de 4% em relação a 2022 de financiamentos imobiliários, sendo puxado pelos financiamentos com o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).
Isso quer dizer que muitos brasileiros estão optando pelo crédito imobiliário. Mas você sabe o que pode influenciar no valor do financiamento? Confira abaixo 4 situações que podem impactar o quanto será pago nessa conquista dos sonhos:
1. Valor de entrada e prazos de pagamentos
O valor da entrada é uma parte da quantia que deve ser paga à vista antes do contrato ser assinado. Ela pode variar de acordo com a sua realidade, por isso, um planejamento financeiro pode ajudar nesse quesito. Quanto maior for o valor de entrada, menor será o valor financiado.
É importante se planejar financeiramente, pois o prazo do pagamento influencia diretamente no seu bolso. Prazos mais curtos geralmente resultam em pagamentos mais elevados, porém, custos totais menores.
2. Localização e Infraestrutura
A localização é um fator decisivo no preço de um imóvel, pois ela impacta diretamente no valor final. Por conta da grande procura por determinados lugares, o imóvel valoriza e consequentemente, o seu valor aumenta.
Considerando a qualidade de vida que o ambiente proporciona, esse fator considera a presença de ruas pavimentadas, distribuição de água, recolhimento e separação de lixo e saneamento básico.
Além disso, quanto mais perto do centro da cidade, e de uma estrutura com supermercados, shoppings e até mesmo transporte público, mais alto é o preço do imóvel.
3. Proteção e Segurança
Quando estiver procurando por um imóvel, é importante considerar a segurança da vizinhança. Morar em um local seguro pode trazer tranquilidade e qualidade de vida para você e sua família. Por ser um ponto criterioso no momento de escolha, lugares considerados mais seguros tendem a ter uma procura maior, impactando diretamente no valor do imóvel e, consequentemente, do seu financiamento.
Nesse caso, é preciso ponderar o que é mais importante ou encontrar um equilíbrio entre o orçamento e a sensação de segurança do local.
#DicaSantander: Seja qual for o local escolhido para sua nova casa, é importante viver nela com tranquilidade. Por isso, não deixe de contratar um seguro para o seu lar. Saiba como escolher o seguro ideal para o seu imóvel e veja como contratar o seu de um jeito prático pelo Santander:
4. Taxas de Juros
As taxas de juros funcionam como um aluguel do dinheiro por um período, cobrada pelas instituições financeiras. Essa taxa pode ser definida de diversas maneiras, dependendo do tipo de financiamento ou da situação específica.
O mercado imobiliário possui diversos tipos de taxas. As principais são:
- Taxa Nominal/Efetiva: taxa em que os juros são estabelecidos, sem levar em conta os ajustes da inflação.
- Custo Total Efetiva: mostra o custo total da operação ao longo do tempo.
- Taxa Referencial: indicador de correção monetária, usado no Brasil, calculado pelo Banco Central.
Para saber quais vão impactar o seu financiamento, você pode consultar cada uma delas no seu contrato.
Veja também: Como financiar a compra de um imóvel?
E a Taxa Selic? Ela influencia no financiamento imobiliário?
A taxa Selic representa os juros básico da economia brasileira e é usada como referência para as taxas de juros praticadas em todo o país. Portanto, quando a Selic cai, os juros dos financiamentos imobiliários tendem a cair também.
Com a redução dos juros, as parcelas do financiamento imobiliário ficam menores e tornam o crédito mais acessível, dando a opção por prazos menores ou por imóveis de maior valor.
Agora que você já sabe todos os fatores que podem impactar o seu financiamento imobiliário, é hora de se organizar financeiramente e investir no seu sonho de conquistar a casa própria. Simule o seu crédito aqui no Santander e comece a se planejar agora mesmo: