Atualizado em Fri Jul 05 13:20:57 GMT-03:00 2024

por Equipe Santander

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Acessibilidade

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 12
Aumentar espessura do texto A+
Aumento de espessura do texto Aa
Preto e amarelo - tema para daltônicos (WCAG 16:44:1)
Preto e branco - tema para daltônicos (WCAG 21:1)
c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Modo escuro

Na imagem temos um texto à esquerda com a frase 'Otimize os investimentos da sua empresa'. Já à direita, temos uma ilustração que duas mãos segurando um celular com gráficos na tela.

O sistema financeiro aberto, ou Open Finance, está em constante evolução para apresentar novas funcionalidades voltadas para as pessoas e empresas. E agora começa mais uma etapa para te oferecer soluções ainda mais adequadas: a possibilidade de compartilhar dados de investimentos!

O compartilhamento de dados entre a sua organização e as instituições financeiras participantes do ecossistema é a autorização necessária para conhecer melhor o seu perfil e ofertar vantagens para a sua empresa.

Com a entrada da 4ª fase do Open Finance, você pode aproveitar as vantagens do Open Investment em sua empresa. A nova fase amplia o escopo de dados e a partir deste lançamento você também pode compartilhar dados de investimentos.

É mais uma maneira de alcançar as melhores ofertas no mercado financeiro para a sua empresa. Saiba mais sobre esse recurso abaixo!

O que é o Open Investment?

Com foco em investimentos, o Open Investment via Open Finance é uma novidade no mercado financeiro que permite, de forma totalmente segura, o compartilhamento de informações de investimentos.

Com a entrada desta nova fase, além dos dados cadastrais, de contas, cartões e operações de crédito, os dados de investimentos também podem ser compartilhados com as instituições participantes do ecossistema Open Finance.

Da mesma maneira como são realizados os compartilhamentos dos dados já habilitados, os dados de investimentos serão compartilhados pelo tempo que você desejar. Além disso, todas as informações são tratadas com segurança e protegidas por criptografia.

Assim, a sua empresa passa a acessar ofertas mais interessantes de produtos nos quais investir o seu capital.

Quais são os benefícios do Open Investment?

O Open Investment permite que você, investidor, tenha liberdade para compartilhar seus dados de investimentos com as instituições que desejar. Aqui no Santander, os investidores que autorizam o compartilhamento podem acessar condições especiais e taxas diferenciadas, o que possibilita um atendimento personalizado, com um amplo leque de ofertas interessantes para a sua empresa.

Quando você e sua empresa realizam investimentos, o que se busca são condições especiais e taxas diferenciadas. Conhecendo o seu perfil de investidor em outras instituições, o Santander, que já conta com uma assessoria de investimentos personalizada, poderá te conhecer ainda mais e, com isso, ofertar produtos personalizados e com melhores condições.

Com uma compreensão aprofundada do perfil de investimento da sua empresa, conseguimos sugerir investimentos personalizados, assertivos e adequados para os seus objetivos financeiros.

Veja quais dados você pode compartilhar no Open Investment

Até o momento, os produtos que estão presentes nesta etapa do Open Finance, dedicada aos investimentos, são os seguintes:

● Ações;

● Debêntures;

● CDBs (Certificados de Depósitos Bancários);

● RDBs (Recibos de Depósito Bancário);

LCIs e LCAs (Letras de Crédito Imobiliário e do Agronegócio);

● CRIs e CRAs (Certificados de Recebíveis Imobiliários e do Agronegócio);

● Títulos Públicos do Tesouro Direto;

● Fundos de Investimentos;

● Fundos de Índices Listados em Bolsas de Valores.

Entenda como funciona o Open Investment

Todo o processo do Open Finance, incluindo o Open Investment, é regulado pelo Banco Central do Brasil. Isso significa que existe a proteção necessária para os dados que são compartilhados entre você, a sua empresa e as instituições. As instituições transmissoras dos dados são responsáveis pela segurança, sigilo e integridade dos dados e serviços que você está compartilhando.

Assim como é feito com os dados já habilitados para o compartilhamento, a troca de dados de investimentos ocorrerá entre as instituições por meio de APIs (interface de programação de aplicativos), viabilizando a transmissão dos dados de forma segura e padronizada, seguindo as regras e parâmetros estabelecidos pelo órgão regulador.

Para você saber: APIs são recursos tecnológicos que podem ser aplicados em diversos cenários, que vão além do Open Finance. Uma API é uma espécie de ponte que conecta diferentes plataformas a uma mesma base. Utilizada em larga escala, permite a comunicação entre softwares, criando uma “ligação" entre sistemas com segurança.

Desta forma, as instituições que recebem o consentimento para o compartilhamento de dados podem acessar as informações autorizadas, como exemplo, saldos bancários em tempo real, movimentações e, agora, informações de investimentos. Sempre pelo prazo que você e a sua empresa determinam, com a possibilidade de revogar o consentimento a qualquer momento.

Confira como ativar o Open Investment em sua empresa

Começar a compartilhar os seus dados de investimentos com segurança é muito rápido e fácil. Antes de descobrir quais ofertas e produtos estão disponíveis especialmente para a sua empresa no Open Investment, é necessário seguir o passo a passo abaixo para ativar o consentimento.

Se você ainda não tem consentimento ativo com o Santander

Passo 1 – Faça login em sua conta corrente empresarial do Santander e entre no ambiente de Open Finance;

Passo 2 – Em seguida, clique em “Adicionar instituição” e escolha qual é a sua instituição de origem para compartilhar os seus dados;

Passo 3 – Agora, defina quais dados da sua empresa você quer compartilhar e por quanto tempo. Também irão aparecer os Termos e Condições de Uso do Open Finance*;

Passo 4 – Depois de aceitar as condições, você será redirecionado para o ambiente da instituição detentora das suas informações e irá confirmar a autorização do compartilhamento;

Passo 5 – Para concluir, você será levado de volta ao ambiente do Santander e a etapa será concluída com a confirmação de que os seus dados serão compartilhados com a gente.

Se você já tem consentimento ativo, mas não de investimentos

Se você estava participando do Open Finance previamente, deverá ativar um novo consentimento com foco nos dados de investimentos. É simples:

Passo 1 – Faça login em sua conta corrente empresarial do Santander e entre no ambiente de Open Finance;

Passo 2 – Em seguida, clique em “Adicionar instituição” e escolha qual é a sua instituição de origem para compartilhar os seus dados;

Passo 3 – Agora, defina quais dados de investimento da sua empresa você quer compartilhar e por quanto tempo. Também irão aparecer os Termos e Condições de Uso do Open Finance*;

Passo 4 – Depois de aceitar as condições, você será redirecionado para o ambiente da instituição detentora das suas informações e irá confirmar a autorização do compartilhamento;

Passo 5 – Para concluir, você será levado de volta ao ambiente do Santander e a etapa será concluída com a confirmação de que os seus dados serão compartilhados com a gente.

*Para conferir os Termos e Condições de Uso do Open Finance na íntegra, clique aqui.

Em poucos minutos você já começa a aproveitar os benefícios do Open Investment, basta acessar o Internet Banking Empresarial. Mas, se ainda não é cliente Santander, abra sua conta agora mesmo.

Abra sua conta

Você também pode baixar o aplicativo e contar com essas, e muitas outras, funcionalidades na palma da sua mão, sempre que precisar e de onde estiver.

Baixe o App Empresarial

Avalie esse artigo