Perder o cartão é uma situação muito apreensiva, principalmente quando falamos de cartões com a função crédito ativada. Afinal, o cartão é uma das principais formas de pagamento utilizado.
E o que você deve fazer caso perca o seu cartão? Preparamos 3 passos básicos a serem seguidos para evitar maiores problemas no futuro. Boa leitura!
1. Bloqueie o seu cartão
O primeiro passo que você precisa fazer é cancelar ou bloquear o cartão perdido. Isso é extremamente importante, pois caso outra pessoa tenha encontrado o cartão e queira tentar utilizá-lo em compras online, a transação pode ser aceita como se o dono do cartão tivesse realizado a compra.
Por isso, assim que perceber que o seu cartão foi perdido, entre em contato imediatamente com a operadora e faça o cancelamento. No Santander, você tem total autonomia para realizar bloqueio do cartão de débito e crédito, físico e online, de forma digital, rápida e segura através do Bloqueio Imediato. Basta acessar o site com o CPF e senha do aplicativo Santander, passar pela camada de segurança que confirma o dono da conta e selecionar o cartão que deseja bloquear.
Após o bloqueio do cartão perdido ou roubado, por razões de segurança a via será cancelada, e você poderá solicitar um novo cartão Santander. Basta escolher a melhor opção para você:
Na hora e em qualquer agência próxima de onde estiver
Bastar comparecer a uma agência e retirar o cartão expresso, se você for correntista.
De forma digital pelos nossos aplicativos
App Santander > Cartões > Bloqueio ou reemissão de cartão > 2° via de cartão;
App Way > Menu > 2° via do cartão.
Importante: confira se o endereço cadastrado para recebimento do cartão está correto. Caso precise adicionar um novo acesse Menu > Configurações > Alterar dados cadastrais.
Com um de nossos especialistas da Central de Atendimento
4004-3535 (para regiões metropolitanas); 0800 702 3535 (demais localidades); 0800 723 5007 (atendimento a clientes deficientes auditivos e de fala).
Veja como contestar uma compra não reconhecida
App Way
- Acesse o app;
- Selecione o cartão;
- Na home do app clique na compra;
- Vá até a opção “Não reconheço essa compra” e siga o passo a passo.
Para acompanhar o status da contestação, acesse:
- Acesse menu;
- Compras não reconhecidas.
App Santander
- Acesse o app;
- Menu;
- Cartões;
- Fatura;
- Clique na compra;
- Selecione a opção “Não reconheço essa compra” e siga o passo a passo.
Para acompanhar o status da contestação, acesse:
- Menu;
- Cartões;
- Compras não reconhecidas.
2. Verifique seu extrato ou fatura
É importante observar as últimas transações realizadas na sua conta, tanto no extrato, para visualizar operações na função de débito ou na fatura, para transações no cartão de crédito.
Em ambos os casos, veja as informações de local ou estabelecimento, data, horário e valor da transação. Anote cada uma das compras suspeitas e os dados citados anteriormente, pois será utilizado no próximo passo.
3. Entre em contato com a operadora
Caso tenha percebido alguma transação suspeita e que não tenha realizado, entre em contato com a operadora do seu cartão e informe os dados que foram anotados no passo anterior. A sua solicitação será analisada pela operadora para o cancelamento e estorno da compra.
IMPORTANTE: A decisão final sobre acatar ou não o cancelamento da compra cabe ao estabelecimento em que a compra foi realizada. O Santander sempre atua como intermediador da sua solicitação, não podendo garantir o cancelamento da compra.
Vale ressaltar que, caso o seu cartão tenha sido roubado ou furtado, o passo a passo é o mesmo, porém, procure imediatamente a delegacia mais próxima para receber orientações das autoridades sobre as ações necessárias nesses casos.
Quer conhecer mais sobre como o Santander atua para manter a segurança dos seus clientes? Veja abaixo.