Todo ano acontece a mesma apreensão em torno da declaração de Imposto de Renda, apesar de ser uma prática anual. São muitas as orientações sobre esse protocolo da Receita Federal: quem precisa declarar, quem está isento, qual o prazo... Você pode confirmar essas informações no guia que preparamos com todas as regras e novidades referentes ao IR desse ano.
Quando o assunto é prazo, sempre vai ter gente que deixa a declaração para o último minuto e, muitas vezes, acaba perdendo a data limite. Neste caso, não tem conversa com o Leão: algumas multas terão que ser pagas.
Vamos te contar o que fazer nessa situação. Confira!
Qual o prazo para a entrega do Imposto de Renda?
Em 2025, o prazo final para declarar o IR é no dia 31 de maio. Se você concluir o processo corretamente, poderá estar nos grupos de restituição, que terão início também no dia 31 de maio, divididos em cinco grupos mensais até 20 de setembro.
| Veja também: O que fazer com a restituição do Imposto de Renda
Perdi o prazo do Imposto de Renda, o que devo fazer?
Se você perdeu o prazo por algum motivo, fique calmo, pois ainda é possível o envio da declaração. A diferença é que, os contribuintes que perdem o prazo estão sujeitos a algumas penalidades.
Para isso, você deverá acessar o aplicativo ou o portal da Receita Federal e seguir os mesmos passos para a entrega da declaração. Se você não souber, confira nosso guia completo da Declaração do Imposto de Renda.
Após a entrega da declaração, você receberá uma notificação “Notificação de lançamento de multa”, com todas as informações e prazos dos débitos a serem pagos, evitando problemas futuros com a Receita Federal.
Qual a multa do Imposto de Renda atrasado?
A Receita Federal do Brasil sempre recomenda que o contribuinte envie a declaração dentro do prazo, mesmo com informações e dados incompletos. Por que? Porque quem envia a declaração incompleta paga uma multa menor em comparação a quem envia com atraso. Ah, o valor mínimo da penalidade é de R$ 165,74.
Se estiverem faltando dados na sua declaração, é possível ainda cair na malha fina, mas você será capaz de fazer ajustes, incluir novas informações e corrigir os dados enviados.
Qual a conclusão? Junte seus informes de rendimentos e demais documentação para enviar a declaração dentro do prazo. Vale lembrar que o seu banco é obrigado por lei a enviar o informe antes do início do período de declaração. Se você não é correntista Santander, faça agora a sua conta.
Quais são as consequências se não declarar o IR?
Caso você deixe de declarar o IR, o seu CPF poderá ficar em situação irregular. Com isso, você fica impedido de contratar serviços, pedir crédito e até mesmo participar de concursos públicos.
Se passarem 20 meses da data final e você seguir sem declarar o IR, a Receita Federal poderá entrar com um processo contra você, resultando em uma investigação por crime de sonegação fiscal. Se condenado, a reclusão pode chegar a 5 anos. Além da pena criminal, o contribuinte também pode receber mais uma multa.
Agora que já sabe o que fazer caso perca o prazo do Imposto de Renda e todas as consequências, não perca mais tempo e faça a sua entrega agora mesmo e evite mais dores de cabeça.
Fonte: Receita Federal