Atualizado em Tue Mar 18 18:16:36 GMT-03:00 2025

por Equipe Santander

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Acessibilidade

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 12
Aumentar espessura do texto A+
Aumento de espessura do texto Aa
Preto e amarelo - tema para daltônicos (WCAG 16:44:1)
Preto e branco - tema para daltônicos (WCAG 21:1)
c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Modo escuro

Artigos Salvos

Quem já se interessou pelo mercado financeiro ou está pensando em investir já deve ter lido ou escutado falar sobre “Perfil do Investidor” – uma análise feita pelas instituições financeiras para saber melhor sobre seus objetivos financeiros e nível de tolerância ao risco antes de começar a investir.

Com ele, você entende melhor o seu momento de vida, suas prioridades e a forma como você lida com as suas finanças. Mas, você sabe qual é o seu perfil e como ele pode te ajudar a alcançar os objetivos que deseja?

No conteúdo que preparamos abaixo, vamos te explicar esse e outros pontos para você fazer escolhas inteligentes na hora de investir e poder melhorar a rentabilidade do seu dinheiro.

O que é o Perfil de Investidor?

O Perfil de Investidor é uma classificação que indica o grau de tolerância ao risco e os tipos de investimentos mais adequados para cada pessoa.

No Brasil, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) exige que todas as instituições financeiras apliquem um questionário para definir esse perfil. Esse levantamento também é conhecido como questionário de suitability.

Isso garante que os produtos oferecidos sejam compatíveis com os objetivos e a experiência de cada investidor e com o nível correto de exposição ao risco, ajudando a tomar decisões mais seguras e alinhadas às suas expectativas.

Como funciona a definição do Perfil de Investidor?

Para descobrir o seu perfil, você precisa responder um questionário. Mas, não se preocupe! As perguntas são fáceis e fazem parte de uma análise para entender qual o seu momento de vida, o que você pretende obter com o valor investido, qual seu apetite para risco, como você lida com as oscilações do mercado, entre outros aspectos.

A partir dos resultados obtidos no questionário, você será direcionado a uma lista de produtos adequados aos seus interesses e que combinem com o seu perfil de investidor.

Lembrando que esse perfil pode mudar com o tempo e objetivos de vida. Por isso, o ideal é que você refaça essa avaliação de tempos em tempos. Assim, você receberá sugestões mais adequadas aos seus interesses atuais.

Aqui no Santander, você consegue descobrir o seu perfil de maneira rápida e fácil pelo App Santander, mas para isso, você precisa ser nosso cliente.

Se você ainda não tem um conta com a gente e quer se tornar cliente, basta clicar no botão e abrir sua conta agora mesmo! O processo é rápido e 100% digital.

Abrir conta

Como é o questionário de suitability?

Como vimos, o questionário de suitability, também referenciado como API (Análise de Perfil do Investidor), é um teste obrigatório aplicado por instituições financeiras para entender o seu perfil de investidor.

Ele avalia fatores como:

- Conhecimento e experiência: você já investiu antes? Conhece diferentes tipos de produtos financeiros?

- Objetivos: quer segurança, rentabilidade ou está disposto a correr riscos para buscar ganhos maiores?

- Tolerância ao risco: como você reagiria a perdas? Prefere estabilidade ou aceita oscilações no valor do investimento?

- Prazo de investimento: precisa do dinheiro em curto prazo ou pode deixar investido por mais tempo?

A partir daí, as sugestões de investimentos serão mais adequadas ao seu caso. Isso ajuda a evitar escolhas incompatíveis com sua realidade financeira.

Quais são os tipos de Perfil de Investidor?

No mercado financeiro, as instituições costumam seguir os perfis que foram definidos pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), entre eles, os tradicionais conservador, moderado ou arrojado. Além disso, podem haver nuances nesses perfis, como o balanceado e o agressivo.

1. Perfil Conservador

O investidor conservador prioriza menor risco e estabilidade. Ele tem baixa tolerância ao risco e prefere aplicações com pouca oscilação e maior previsibilidade.

Essa busca por segurança faz com que o investidor conservador esteja disposto a abrir mão da possibilidade de ganhos mais expressivos, optando por investimentos que ofereçam retornos mais modestos, porém com um nível de risco significativamente menor.

Entre as opções de investimento que costumam atrair o investidor conservador, destacam-se os títulos de renda fixa, como Tesouro Direto, CDBs e os fundos de investimento de baixo risco, que investem majoritariamente em ativos de renda fixa.

2. Perfil Moderado

O investidor moderado busca equilíbrio entre menor risco e rentabilidade. Ele aceita correr algum risco para obter ganhos maiores, mas sem abrir mão da proteção do patrimônio.

Geralmente, combina investimentos menos arriscados com alternativas um pouco mais arriscadas, buscando um crescimento sustentável.

Entre os ativos, busca a exposição do seu patrimônio a produtos como Fundos DI, renda fixa pré e pós-fixada, investimentos atrelados à inflação, fundos multimercado e, em menor escala, aplicações em renda variável, ativos internacionais e produtos alternativos.

O perfil moderado é adequado para investidores que têm um horizonte de investimento de médio a longo prazo. Contudo, é importante que esteja sempre atento às condições do mercado e às suas próprias necessidades financeiras, para ajustar sua carteira de investimentos sempre que necessário.

Perfil balanceado

O perfil balanceado é aquele que busca investir parte do dinheiro em investimentos de maior risco e aceita eventuais perdas em busca de retornos mais elevados.

Ele é semelhante ao perfil moderado, porém, adota uma exposição um pouco maior em ativos de maior risco, como os produtos da Bolsa de Valores, ativos internacionais e aplicações alternativas.

Além disso, faz uma maior e mais equilibrada diversificação na renda fixa, ou seja, Fundos DI, títulos pré e pós-fixados, atrelados ao IPCA e multimercados.

4. Perfil arrojado

O investidor arrojado é aquele que busca a maximização dos seus lucros e, para isso, está disposto a correr riscos maiores

Normalmente, esse tipo de investidor já possui experiência no mercado financeiro e compreende as flutuações que podem ocorrer nos investimentos.

A carteira de investimentos de um investidor arrojado é diversificada e pode incluir ativos de renda fixa, que são considerados mais conservadores, mas também ativos de renda variável, como ações, que podem oferecer um potencial de retorno mais alto, mas também apresentam um risco maior.

Além disso, o investidor arrojado costuma estar sempre atento às novidades do mercado financeiro e busca oportunidades para investir em novos produtos e setores. Ele também acompanha de perto o desempenho da sua carteira e faz ajustes quando necessário.

5. Perfil agressivo

Por fim, o perfil agressivo é para quem entende as oscilações do mercado, aceita uma alta exposição em investimentos de maior risco e foca em rentabilidades expressivas no longo prazo.

Logo, ele busca investimentos com maior potencial de retorno, mesmo que isso implique em maior volatilidade e possibilidade de perdas. Desse modo, prioriza o crescimento do patrimônio ao longo do tempo e não se abalam com oscilações de curto prazo.

Ou seja, investidores com este perfil demonstram uma altíssima tolerância ao risco e estão confortáveis com a possibilidade de flutuações significativas no valor dos seus investimentos.

Contudo, mesmo buscando retornos elevados, entendem a importância da diversificação para mitigar riscos e proteger o patrimônio e buscam alocar seus recursos em diferentes classes de ativos.

Caso os investimentos ofertados não sejam adequados ao seu perfil, fale com a gente e podemos encontrar, juntos, as melhores opções para você. Para isso, deixe o seu Perfil de Investidor (API) sempre atualizado e leia todas as condições de cada produto antes de investir.

Agora que você já sabe o que é e para o que serve o Perfil de Investidor, não esqueça de descobrir o seu. Em seguida, que tal investir com o Santander?

Investir com o Santander

Importante: os instrumentos financeiros discutidos neste material podem não ser adequados para todos os investidores. Este material não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas de qualquer investidor. Qualquer informação contemplada neste material deve ser confirmada quanto às suas condições, antes da conclusão de qualquer negócio. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. O Banco Santander (Brasil) S. A. (“Banco Santander”) não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo.

Avalie esse artigo